Prova vai decorrer de 21 de novembro a 7 de dezembro, nas Filipinas
A portuguesa Filipa Prata integra a lista de 26 árbitras nomeadas para a primeira edição do Mundial feminino de futsal, a decorrer de 21 de novembro a 7 de dezembro, nas Filipinas, anunciou esta terça-feira a FIFA.
Um total de 26 árbitras e uma árbitra de apoio estarão presentes no torneio, que contará com Portugal entre as 16 seleções presentes a competir pelo primeiro título mundial feminino de futsal. Filipa Prata, de 33 anos, está entre as nomeadas oriundas de quatro confederações continentais: oito da Europa (UEFA), nove da Ásia (AFC), três da América do Norte, Central e Caraíbas (CONCACAF) e sete da América do Sul (CONMEBOL).
A distinção da juíza portuguesa mereceu vários elogios por parte de Pedro Proença, presidente da FPF. "Ter uma árbitra portuguesa na primeira edição de um Campeonato do Mundo é algo que nos enche de orgulho. Trata-se de um prémio individual, mas igualmente de mais um enorme feito para a arbitragem portuguesa. Não posso deixar de felicitar a Filipa Prata por esta nomeação, certo de que representará da melhor forma a arbitragem portuguesa nesta grande competição internacional."
Também Luciano Gonçalves, presidente do Conselho de Arbitragem da FPF, deixou uma nota a Filipa Prata. "É mais um motivo de orgulho para o Conselho de Arbitragem e para a arbitragem portuguesa. Portugal é um país com enormes pergaminhos no futsal e a nossa arbitragem tem acompanhado a evolução que temos vindo a assistir. Deixo os meus parabéns à Filipa, mas igualmente uma palavra de incentivo para todos os nossos árbitros, para que sonhem alto e ambicionem atingir os mais altos patamares da arbitragem internacional", apontou.
O Mundial feminino será o primeiro torneio organizado pela FIFA nas Filipinas, sendo que as 16 seleções presentes vão disputar o troféu em Pasig City, na região metropolitana de Manila. A realização deste torneio pioneiro, de acordo com a FIFA, "promete ser um ponto de viragem para o desporto feminino".
Portugal integra o Grupo C, juntamente com Tanzânia, Nova Zelândia e Japão. sendo que os dois primeiros classificados de cada um dos quatro grupos avançam para os quartos de final.
Pauleta, Bruno Pinto e Tomás Paçó bisaram para os leões
Águias com vitória folgada no duelo da 13.ª jornada da 1.ª fase do campeonato de futsal
Em entrevista a Record, o selecionador mostrou-se ambicioso e colocou Portugal num nível superior à rival Espanha
Em entrevista a Record, a guarda-redes acredita que Portugal encurtou distãncias para a campeã mundial de futsal
Davy Klaassen inaugurou o marcador no clássico com o Feyenoord com um grande remate de fora de área
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Formação brasileira venceu por 2-0, com golos de Léo Pereira e Danilo