Internacional português faz balanço positivo do estágio
O português Erick Mendonça salientou esta terça-feira que a seleção portuguesa de futsal está na "melhor fase a todos os níveis" e que tem já "um nível pré-competitivo muito interessante", a sensivelmente duas semanas do início do Mundial.
"Estamos na nossa melhor fase a todos os níveis. Toda a bagagem que já temos dá-nos muita competitividade. Acho que nos encontramos num nível pré-competitivo muito interessante", frisou o universal, citado em comunicado da Federação Portuguesa de Futebol, durante o estágio de preparação que decorre em Rio Maior.
Campeão mundial em 2021, na Lituânia, Portugal vai defender o título no Campeonato do Mundo que vai decorrer no Uzbequistão, entre 14 de setembro e 6 de outubro, estando inserido no Grupo E.
Chegar na plenitude das capacidades à competição é, por isso, o principal objetivo elencado pelo jogador do Barcelona.
"O resultado conta muito pouco nesta fase, o nosso foco é o processo. Obviamente que queremos ganhar sempre, mas há sempre ilações positivas a tirar, qualquer que seja o resultado", sublinhou, referindo-se aos resultados obtidos nos seis jogos de preparação e acrescentando que "o que interessa é chegar bem ao Mundial" e "no máximo das capacidades".
O jogador acrescentou que Portugal tem "enfrentado seleções de todos os estilos, com várias formas de jogar", e que vai concluir o estágio defrontando "equipas muito fortes", como a Ucrânia e Paraguai, "duas equipas que estarão, sem dúvida, nas decisões do Mundial".
Panamá, em 16 de setembro, Tajiquistão, no dia 19, e Marrocos, no dia 22, são os adversários da equipa das quinas na fase de grupos, sendo que, para a fase a eliminar, vão apurar-se os dois primeiros classificados de cada grupo, assim como os quatro melhores terceiros.
No dia 5, o selecionador Jorge Braz vai anunciar a convocatória final para a competição, numa lista inicial de 16 jogadores, que ficou reduzida a 15 devido à dispensa de Pauleta, que sofreu uma lesão muscular num treino e que terá uma paragem prolongada.
Sobre a forma como o grupo viveu a situação, Erick Mendonça destacou o sentimento de "família".
"Infelizmente tivemos a perda do Pauleta, mas este grupo já provou que nada o derruba. O facto de sermos uma equipa tão unida faz com que nos custe perder alguém que nos é tão querido", disse, asseverando ainda que o grupo tem de "ir sempre ao limite a cada dia" e que no Mundial "não será o cansaço" que "vai parar" a seleção portuguesa.
Portugal terá na quarta-feira (18:00) o último jogo de preparação antes do Mundial, num duelo novamente diante da congénere do Paraguai, a ser disputado em Rio Maior, seleções que já se defrontaram na segunda-feira, dia 2, tendo empatado 2-2.
Leões preparam arranque da prova com três jogos na Croácia
Ala internacional português de 23 anos continua nos encarnados
Selecionador nacional acredita na capacidade das portuguesas no 1.º Mundial feminino de futsal
Selecionador Luís Conceição deu a conhecer as jogadoras que vai levar às Filipinas
Lucas Pereira estava a almoçar com a sua equipa de arbitragem em Peniche
Defesa da Salernitana foi condenado por violência doméstica em 2021
Após mais de uma década de Alcochete, o treinador, de 36 anos, junta-se a Hugo Viana nos citizens
'Correctiv' explica que Kasia Lenhardt foi pressionada para não revelar pormenores da relação com o central alemão