Adaptação ao fuso horário das Filipinas é o primeiro desafio
A seleção nacional feminina de futsal realizou este sábado, em Manila (Filipinas), o primeiro treino com vista ao primeiro Mundial da categoria, que arranca no dia 21 de novembro. A adaptação ao fuso horário (mais 8 horas que Portugal) é a primeira prioridade da formação lusa. A médica Helena Fernandes, da equipa de Saúde e Performance da Federação Portuguesa de Futebol, explicou a importância de informar as atletas e prepará-las para a resposta do organismo a uma nova rotina. Um trabalho que começou com uma formação na Cidade do Futebol sobre os efeitos do jetlag.
"Normalmente, por cada hora de diferença, o nosso corpo necessita de cerca de um dia de adaptação. Há sempre algumas alterações. Na primeira viagem de avião, as atletas foram aconselhadas a dormir. Na segunda, e para tentar acertar o ritmo, foram aconselhadas a tentar não dormir, para, quando chegássemos ao hotel, podermos acertar mais ou menos com o ritmo do local onde estamos", assinalou. As jogadoras foram ainda aconselhadas a acertar o relógio pelo fuso horário filipino. "Trata-se de um detalhe que ajuda o cérebro a reprogramar as rotinas. Há que ter algum cuidado, nesta fase de transição, e tudo se resolve naturalmente. Mas claro que cada atleta tem o seu ritmo." Começar com treinos leves, de ativação do corpo, e depois ir progredindo na intensidade completa a receita para diluir o jetlag.
O primeiro treino realizou-se no pavilhão Ninoy Aquino, onde se cruzou com a seleção do Japão, adversária do grupo C, onde estão ainda Tanzânia e Nova Zelândia. A tarde ficou reservada ao ginásio.
Adaptação ao fuso horário das Filipinas é o primeiro desafio
Águia enfrenta duas expulsões, desperdiça um penálti mas derrota minhotos com 2.ª parte a bom nível
Estreia é a 23 de novembro com a Tanzânia
Sub-capitão do Rio Ave experimentou futebol na infância, mas logo percebeu o que preferia
Nikki Seey revela que tentou confrontar Nicolas Ngamaleu antes de o ter apanhado em flagrante com outra mulher
O episódio aconteceu há 40 anos
FIFA anunciou esta quinta-feira a lista
Alex Kroes não gostou nada do despedimento de John Heitinga