Jogo emotivo e decidido no último minuto
O Quinta dos Lombos garantiu esta sexta-feira o apuramento para a final da Taça da Liga de futsal, depois de vencer o Caxinas, por 3-2, num emotivo jogo, decidido no último minuto.
O conjuntos de Carcavelos chegou a ter uma vantagem de dois golos, apontados por David Costa e Willian Carioca, na etapa inicial, mas os vila-condenses reagiram no segundo tempo, empatando por Rodrigo Simão e Juan Pablo Cuello, embora não evitando, que no último minutos, Vitão fizesse o golo decisivo que valeu o triunfo ao Quinta Lombos.
Relacionada
A equipa da região de Lisboa vai enfrentar na final, este domingo, o vencedor do jogo entre Sporting e Benfica, que acontece ainda hoje, no Pavilhão de Desportos de Vila do Conde.
Nesta primeira meia-final, os dois conjuntos até entraram com muitas cautelas, protagonizando um jogo com parcas oportunidades nos instantes iniciais, com ligeiro ascendente para o Quinta dos Lombos e com o Caxinas a responder em contra-ataque.
Nesta toada, o primeiro momento de eficácia acabou por pertencer ao conjunto de Carcavelos, que, aos oito minutos, inaugurou o marcador, por David Costa, que aproveitou um bom trabalho realizado por Willian Carioca.
O lance fez quebrar animicamente o Caxinas, que se desorganizou defensivamente, passando a abrir mais brechas defensivas, aproveitadas pelo Quinta dos Lombos aos 11 minutos por Willian Carioca.
O brasileiro aproveitou um lançamento longo de Gonçalo Sobral, para finalizar, de cabeça, o 2-0, que premiava o maior embalo ofensivo da equipa.
Só com a pronunciada desvantagem, a equipa vila-condense, a jogar na sua terra natal, despertou, verdadeiramente, para o desafio, e começou a alvejar, com maior propriedade, a baliza contrária.
Thales Alves, num par de ocasiões, e Martín Dorda colocaram à prova os reflexos do guarda-redes rival Gonçalo Sobral, pouco depois, foi Juan Pablo Cuello, a falhar o alvo por pouco, fazendo o 2-0 arrastar-se até ao intervalo.
No regresso do descanso, os caxineiros mantiveram a postura reativa, e motivados com o apoio do seu público, conseguiram reduzir a diferença, num belo remate de primeira de Rodrigo Simão.
O Quinta dos Lombos sentia, nesta fase, dificuldades para reagir ao despertar do Caxinas, e mesmo quando teve uma soberana chance para se voltar a adiantar, após a expulsão de Sévio Marcelo, no Caxinas, acabou por sofrer o empate.
Numa altura em que estavam reduzidos a quatro elementos, os locais aproveitaram um passe falhado por Fábio Lima, para desenhar um contra-ataque letal, finalizado por Juan Pablo Cuello, que repôs o empate (2-2).
Galvanizada, a formação nortenha ainda esteve perto da reviravolta, num desvio mal executado de Martín Dorda, mas eficácia voltou a estar no lado do Quinta dos Lombos, que a pouco mais de um minuto do final, quando os penáltis estavam no horizonte, desatou o nó, num contra-ataque letal finalizado por Vitão, que ditou o derradeiro 3-2.
Com este triunfo, o Quinta dos Lombos consegue a sua segunda presença na final da Taça da Liga de futsal, repetindo o feito de 2023, em que perdeu com o Benfica, por 3-0.
Ficha de jogo
Jogo realizado no Pavilhão de Desportos de Vila do Conde.
Quinta dos Lombos-Caxinas, 3-2.
Ao intervalo: 2-0.
Marcadores:
1-0, David Costa, 8 minutos.
2-0, Willian Carioca, 11'.
2-1, Rodrigo Simão, 26'.
2-2, Juan Pablo Cuello, 31'.
3-2, Vitão, 39'.
Equipas:
- Quinta dos Lombos: Bruno Filipe, Fábio Lima, Costelinha, Gonçalo Sobral e Vitão. Jogaram ainda Guilherme Cintra, Pedro Seiça, Ricardo Nascimento, Willian Carioca, David Fontoura, João Brum, Tomás Silva, David Costa e Gonçalo Paixão.
Treinador: Jorge Monteiro.
- Caxinas: Rui Cardoso, Sévio Marcelo, Juan Pablo Cuello, Ricardo Marques, Martín Dorda. Jogaram ainda Edson Moreira, Rodrigo Simão, Thales Alves, Tomás Colaço, Miguel Ramos, Manuel Campos, Tiago Sacramento, Diogo Sousa e Vítor Hugo.
Treinador: Nuno Silva.
Árbitros: João Sinval e Dany Garcez
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Costelinha (5), Gonçalo Paixão (16) e Guilherme Cintra (16). Cartão vermelho direto para Sévio Marcelo (29).
Assistência: Cerca de 500 espectadores.
Seleção Nacional de futsal já trabalha em Riga
Ala do Sp. Braga espera, ainda assim, uma boa resposta da Seleção Nacional no estágio em Riga
Portugal faz esta tarde o último treino antes de deixar a FPF Arena Portugal rumo a Riga
Portugal mede forças com a turma letã no domingo e a 22 de outubro
Antigos colegas no Crystal Palace em rota de colisão
Jonjo Shelvey já não se sente seguro em Inglaterra
Sentiu cãimbra, foi auxiliado e substituído. Pouco depois viria a perder a vida
Médio que conquistou a Youth League pelo Benfica assinou contrato de dois anos com campeões luxemburgueses