Para poder usar esta funcionalidade deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site do Record, efectue o seu registo gratuito.
Federação considera urgente avaliar medidas de combate e prevenção à violência no desporto
A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) solicitou este sábado, em comunicado, uma reunião com o Ministro da Administração Interna, na sequência dos graves confrontos entre ultras do Sporting e Benfica, na quinta-feira. O organismo considera urgente discutir a revisão da Lei do Combate à Violência no Desporto.
No comunicado, a FPF refere que a reunião deve ser agendada logo que seja definido o novo titular do cargo, que entretanto ficou conhecido. Luís Neves foi anunciado pelo Governo como sucessor de Maria Lúcia Amaral na pasta da Administração Interna.
Relacionadas
Leia o comunicado da FPF na íntegra:
Reunida na tarde de sexta-feira em Leiria, e na sequência dos factos ocorridos antes do jogo entre Sporting CP e SL Benfica, a contar para a Liga Placard, a Direção da Federação Portuguesa de Futebol decidiu solicitar ao Governo uma reunião com o Ministro da Administração Interna, assim que o novo titular da pasta for definido, para avaliar medidas de combate e prevenção à violência e intolerância no Desporto.
Manifestando a sua preocupação com o crescendo de episódios de violência nos recintos desportivos e nas suas imediações - como foi o caso nos acontecimentos da última quarta-feira -, e mesmo ciente de que este tipo de incidentes extravasam a vertente meramente desportiva, a Direção da FPF entende ser altura de debater com o Executivo um conjunto de medidas concretas que possam contribuir para o aumento da segurança, do FairPlay e do respeito, princípios que a Federação Portuguesa de Futebol continuará a defender e a promover de forma intransigente.
A Direção da FPF considera urgente discutir com o Governo temas como a Revisão da Lei do Combate à Violência no Desporto e as propostas de alterações regulamentares quanto ao agravamento das sanções em episódios no violência, desde o futebol distrital ao futebol profissional, como forma de prevenir o propagar de episódios que em nada dignificam o Futebol Português e o País.
Num ano verdadeiramente histórico, com resultados desportivos inéditos que elevam o nome de Portugal em todo o Mundo, o combate à violência no Desporto é uma bandeira da qual a FPF não abdicará e uma prioridade que deve ser partilhada por todos os que têm a obrigação de defender a imagem do Futebol Português, nos relvados e fora deles.
Federação considera urgente avaliar medidas de combate e prevenção à violência no desporto
Coordenador do Observatório da Violência associada ao Desporto diz que movimento radicalizou jovens
Polícia promete reforço do dispositivo para evitar repetição dos confrontos que antecederam o Sporting-Benfica
Antigo internacional português não quis apontar culpados, embora afirme saber quem são
Treinador português deixa Teerão com o clube no 3.º lugar a um ponto do líder
Derrota do AZ Alkmaar, único representante da Holanda, no playoff da Liga Conferência, facilita vida ao nosso país
Guarda-redes costa-riquenho lembra, em entrevista ao 'AS', quando "o dinheiro não chegava" no início da carreira
Campeão europeu por Portugal chega a custo zero e assina contrato até junho de 2027