Triunfo robusto da equipa de Nuno Dias por 8-1
O Sporting garantiu esta quinta-feira o apuramento para a ronda de elite da Liga dos Campeões de futsal, depois de golear 8-1 o Atyrau, do Cazaquistão, na segunda jornada do grupo 2 da fase principal da competição. Os leões, que com este resultado também assumiram a liderança da poule, com seis pontos, tiveram um domínio avassalador sobre o adversário, fazendo quatro golos em cada uma das partes, e dispondo de várias oportunidades para tornar o resultado ainda mais categórico.
O Sporting, que é o atual campeão em título da prova, segue assim o mesmo caminho do Benfica, que, horas antes, também tinha conseguido a apuramento para a ronda de elite da Champions de futsal, após derrotar os russos do Sinara Yekaterinburg, por 5-1.
Neste desafio, o conjunto leonino teve uma entrada demolidora e, em menos de cinco minutos, cavou uma vantagem de dois golos, em jogadas em tudo semelhantes, que tiveram Alex Merlim como denominador comum.
O italiano fez duas assistências letais para que Cavinato, aos três minutos, e Zicky, aos quatro, só tivessem de desviar para o golo ao segundo poste, dando uma confortável vantagem à equipa.
Do outro lado, o Atyrau foi em busca da reação e, aos sete minutos, por Erick Silva, teve duas boas chances, com o brasileiro a atirar uma bola poste e uma outra por cima, quando seguia isolado.
Mas, apesar da tentativa de resposta dos cazaques, o Sporting manteve-se por cima do jogo e com maior volume ofensivo, e já depois de Pauleta também ter atirado aos ferros da baliza adversária, o 3-0 surgiu sem surpresa, num remate de primeira João Matos, após canto cobrando por Alex Merlim.
A superioridade dos leões foi vincada ainda antes do intervalo, com um golo especial, marcado pelo jovem Tiago Macedo, de apenas 17 anos, que se estreou a marcar na competição para fazer o 4-0.
Com a vantagem confortável, o Sporting regressou de descanso com um pouco menos de fulgor, dando oportunidade para que o adversário esboçasse uma reação e, num lance individual de Fukin, aos 24 minutos, reduziu o marcador.
No entanto, logo no minuto seguinte, o conjunto português repôs o volume da dianteira, desta feita por Caio Ruiz, que, desmarcado desde o meio-campo, superou dois adversários e desferiu um forte remate para o 5-1.
Aos 34', Cavinato assinou o bis, ao marcar o golo meio dúzia dos leões, perante um desconcertado conjunto cazaque, que, na tentativa minimizar os 'danos', passou a jogar com um guarda-redes adiantado, e acabou por dar espaço para que Waltinho e até o guarda-redes Bernardo Paçó aproveitassem o desequilibro para marcar de longe e fixar o 8-1 final
O Sporting ainda terá mais um duelo neste grupo 2, defrontado no sábado, os eslovenos do Dubovec, numa partida agendada para as 19:00.
Jogo realizado no Sport Hall Podcetrtek, na Eslovénia.
Atyrau - Sporting, 0-4.
Ao intervalo: 1-8.
Marcadores:
0-1, Cavinato, 3 minutos.
0-2, Zicky, 4'.
0-3, João Matos, 10'.
0-4, Tiago Macedo, 18'.
1-4, Fukin, 24'.
1-5, Caio Ruiz, 25'.
1-6, Cavinato, 30'.
1-7, Waltinho, 32'.
1-8, Bernardo Paço, 34'.
Equipas:
- Atyrau: Dalton, Ewerton, Déo, Erick Danilo e Sinésio. Jogaram ainda, Sarbassov, Amandossov, Fukin, Yesseniyazov, Madiyev, Tokayev e Zhumakmet.
Treinador: Zhaxylyk Baisariyev.
- Sporting: Guitta, Erick Mendonça, João Matos, Alex Merlim e Pauleta. Jogaram ainda, Bernardo Paçó, Tiago Macedo, Tomás Paçó, Zicky, Waltinho, Caio Ruiz, Cavinato e Miguel Ângelo.
Treinador: Nuno Dias.
Árbitros: Besar Beqiri (Kosovo) e Juan Boelen (Bélgica).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Sinésio (28').
Em entrevista a Record, o selecionador mostrou-se ambicioso e colocou Portugal num nível superior à rival Espanha
Em entrevista a Record, a guarda-redes acredita que Portugal encurtou distãncias para a campeã mundial de futsal
Caxinas travou formação de Oeiras
Selecionador e guarda-redes portuguesa entrevistados por Record depois da medalha de prata no Mundial feminino de futsal
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Belgas e holandeses também perderam