Décima edição do torneio irá decorrer entre 14 de setembro e 6 de outubro
O Usbequistão vai acolher a 10.ª edição do Mundial de futsal, que irá decorrer entre 14 de setembro e 6 de outubro de 2024, anunciou esta sexta-feira a FIFA, durante a reunião do conselho do organismo.
Aquele país, que participou pela primeira vez num Mundial da modalidade em 2016, foi o primeiro a qualificar-se para o torneio de 24 seleções, que será composto por outras quatro equipas asiáticas, três africanas, quatro da América do Norte, Central e Caribe, quatro sul-americanas, uma da Oceania e sete europeias.
"Este é um momento muito especial para a FIFA, pois será o primeiro Mundial da FIFA no Usbequistão, expandindo o número de países que já sediaram um torneio da FIFA e apoiando a missão da FIFA de se tornar verdadeiramente global", salientou o diretor de torneios do organismo, Jaime Yarza.
O dirigente acrescentou que o Usbequistão "é um país do futsal e que comunidade da modalidade merece esta nomeação como país anfitrião da próxima edição do Mundial", conquistado por Portugal em 2021.
"Também estamos muito satisfeitos com o regresso do torneio à AFC [Confederação Asiática de futebol] para a sua 10ª edição. Será a quarta vez na Ásia, com a última edição na Tailândia em 2012. Estamos ansiosos para trabalhar com a Federação de Futebol do Uzbequistão para oferecer um incrível primeiro torneio da FIFA no país", concluiu.
O Brasil é o país com mais títulos na competição, fruto das conquistas em 1989, 1992, 1996, 2008 e 2012, seguido da Espanha, campeã em 2000 e 2004, com a Argentina a erguer o troféu pela primeira vez em 2016, antes de Portugal, atual campeão em título.
Além do Campeonato do Mundo, a seleção portuguesa venceu os dois últimos campeonatos da Europa, em 2018 e 2022.
Federação congratulou-se ainda pela organização do Euro'2028 feminino de sub-19
Jogos do grupo serão disputados em solo nacional
Fixo português estreou-se a marcar pelos caxineiros no regresso às vitórias da equipa na Liga Placard
Formação das quinas só entra em ação na Ronda Principal da competição
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Belgas e holandeses também perderam