Para poder usar esta funcionalidade deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site do Record, efectue o seu registo gratuito.

Quatro jogos em 8 dias. Há países onde se brinca ao cansaço e ao desgaste emocional

As crónicas de José Mourinho na Revista Dez... 20 anos depois
04 de janeiro de 2026 às 09:10
As crónicas de José Mourinho na Revista Dez... 20 anos depois
04 janeiro 2026 - 09:10

Mourinho assinou, na primeira passagem pelo Chelsea, crónicas semanais na revista DEZ, algumas das quais recuperamos agora com um novo formato. Esta foi publicada a 7 de janeiro de 2006

Mourinho a orientar o Chelsea frente  ao West Ham e crónica na Revista Dez
Mourinho a orientar o Chelsea frente ao West Ham e crónica na Revista Dez

Quatro jogos em oito dias, obviamente demasiado, mas possível em equipas e profissionais de alto nível. Treino de qualidade, jogadores mentalmente fortes, trabalhos de recuperação cuidados, departamentos médicos de alto nível, nutrição adequada ao dispêndio energético tornam possível que mesmo no quarto e último jogo da série se jogue a intensidades altas. Tiro o chapéu aos meus jogadores e a todos os outros que neste país dão ao povo o futebol que amam em quadra festiva e jogaram com paixão e profissionalismo. Quando um dia estiver noutro país e um jogador me disser que está cansado porque jogou dois jogos numa semana, não sei como vou reagir...

O dérbi com o West Ham foi emotivo (triunfo por 3-1)  e, a rodeá-lo, a rivalidade maior entre South West e East London, apimentado com o ódio local pelo filho Lampard, jamais perdoado pela transferência para o Chelsea (...) Fui feliz, e assim fizemos o pleno de 12 pontos, podendo dar enfim uma dupla folga aos meus jogadores, aqueles que pouco Natal tiveram, aqueles que passaram o ano enclausurados e focalizados em trabalho. Um orgulho trabalhar com esta gente e creio que os outros 19 colegas da “Premiership” devem sentir o mesmo, ainda que com resultados menos bons.

Benfica com janeiro intenso e decisivo

O artigo de Mourinho, publicado na primeira revista de 2006, mencionava o ciclo intenso do Chelsea no final de dezembro e início de janeiro: Fulham (26), Manchester City (28), Birmingham (31) e West Ham (2). Quatro jogos nos tais oito dias, quatro vitórias e 12 pontos conquistados.

Vinte anos depois, novamente em Portugal, Mourinho vai viver um cenário semelhante. O Benfica defrontou ontem o Estoril e volta a entrar em campo na quarta-feira, dia 6, frente ao  Sp. Braga na Allianz Cup. Se vencer, joga a final no dia 10 de janeiro. Ou seja, poderão ser três jogos em oito dias.

Mourinho no banco do Benfica a tirar notas
Mourinho no banco do Benfica a tirar notas

O calendário do Benfica não fica mais calmo na segunda metade do mês. Há clássico com o FC Porto no dia 14, a contar para a Taça de Portugal; Rio Ave (17), Juventus (21), Estrela da Amadora (25) e Real Madrid (28).

Campeonato, Taça de Portugal, Allianz Cup e Liga dos Campeões. O mês de janeiro traz jogos em todas as provas para o Benfica e... decisões.

Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Premium ver exemplo
Ultimas de MOUseu Record
Notícias
Notícias Mais Vistas