Roberto Martínez e o Mundial'2026: «Todas as seleções que já venceram um Mundial têm vantagem psicológica»

À margem do Portugal Football Summit, o selecionador nacional sublinhou que o foco de Portugal está para já no apuramento

Roberto Martínez discursa no Portugal Football Globes
Roberto Martínez discursa no Portugal Football Globes • Foto: FPF

O selecionador nacional Roberto Martínez também marcou presença no primeiro dia do Portugal Football Summit, tal como todos os jogadores que foram convocados para o duplo compromisso de Portugal na fase de qualificação para o Campeonato do Mundo de 2026.

Em declarações à Sport TV, o selecionador vincou que o foco da equipa nacional está no jogo de sábado contra a Irlanda, não escondendo a ambição de conquistar o Mundial do próximo ano.

A ambição de vencer o Mundial'2026

"Na Seleção o foco é tentar apurar para o Mundial'2026. Continuamos passo a passo. O estágio de setembro foi muito bom, mas agora não podemos perder o que fizemos em setembro. O nosso foco é tentar estar ao melhor nível com a Irlanda."

Portugal Football Summit importante para melhorar o futebol português

"É muito importante a autocrítica a todos os níves. Portugal tem feito um trabalho incrível na formação de jogadores. Temos um número de minutos na Champions por jogador português que é o maior da Europa em relação com o número de população por país, mas importante é evoluir, partilhar e ter estímulo para melhorar. Precisamos de dar um passo em frente para ajudar o talento que temos. Acho que na Liga temos muito mais talento para podermos utilizar e o Summit pode ajudar muito nesse aspeto."

Candidatos a vencer o Mundial'2026

"O trajeto que tivemos nos últimos 2 anos e meio é um espaço onde o ambiente de jogar e vestir a camisola da Seleção é muito positivo, com atitude e comportamento incrível dos jogadores. Agora temos muitos jogadores que trazem algo de diferente à Seleção. Eu falo sempre do jeito competitivo do futebolista português, que gosta da informação tática, mas que é também muito competitivo. Faz parte do que o jogador português é. Tivemos a conquista da Liga das Nações que ajudou muito. É um aspeto psicológico muito importante jogar olhos nos olhos contra seleções como Alemanha ou Espanha e sermos nós mesmos. Depois, há muitas seleções candidatas a ganhar o Mundial porque já o fizeram no passado. Todas as que já venceram um Mundial têm vantagem psicológica e é isso que temos de trabalhar para, passo a passo, chegarmos ao mesmo nível de confiança. Seleções como a França, Alemanha, Espanha, Inglaterra, Brasil, Itália ou Argentina são muito fortes nos torneios. Para nós, não é nada novo, mas voltamos ao foco que é a Irlanda. Portugal somos nós e precisamos de humildade e trabalho para darmos o melhor de nós", terminou.

Por André Gonçalves
Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Premium ver exemplo
Ultimas de Portugal Football Summit
Notícias
Notícias Mais Vistas