Diana Gomes, jogadora da seleção portuguesa feminina, apontou este domingo como objetivo vencer Bósnia-Herzegovina e Malta, para terminar só com vitórias o Grupo B3 de qualificação para o Campeonato da Europa de 2025.
"Falta um ponto para o primeiro lugar e garantir a subida para a Liga A, mas o foco é conquistar três pontos agora e outros três contra Malta. Queremos fazer algo inédito com seis vitorias consecutivas", disse a defesa central que atua no Sevilha, em Espanha.
À beira das 50 internacionalizações, a jogadora portuguesa reconhece a boa campanha portuguesa na Liga B, mas adverte que a missão não está terminada.
"A Bósnia é uma equipa com esperança na fase de grupos, mas desde que começamos o estágio temos a perceção de que a equipa está a crescer e preparada para o que aí vem. Queremos mais três pontos", garantiu a defesa de 25 anos, em declarações aos jornalistas, na Cidade do Futebol, em Oeiras.
Com quatro jogos e quatro vitórias nesta fase de apuramento, Portugal tem pela frente encontros com Bósnia-Herzegovina, na sexta-feira, às 18 horas (horas em Lisboa), e, quatro dias depois, recebe Malta, em Leiria, às 18H.
A jogadora diz que o grupo está capacitado para atuar de diversas formas e que tem aprendido com o erros cometidos no passado e que ditaram a descida à Liga B.
"Quando as coisas não correm bem conseguimos extrair daí coisas positivas, é uma aprendizagem para todas nós, é parte do crescimento. Por isso, estamos preparadas para qualquer esquema tático, todas conseguem dar o que o treinador quer. Estamos focadas no mesmo objetivo", sublinhou Diana Gomes.
Em pleno 'mercado' de verão, o grupo não ficou indiferente à mudança de Kika Nazareth para o Barcelona, atual bicampeão europeu, e Diana Gomes fala com "orgulho" dessa conquista da antiga jogadora do Benfica.
"É um orgulho ver as jogadoras portuguesas a cresceram e no mais alto nível. A Kika vai para a melhor equipa do mundo e é uma valorização da jogadora portuguesa. É sinal de que nos começam a ver de outra forma. Estamos orgulhosas e temos a certeza que vai fazer coisas bonitas", antecipou a defesa portuguesa.
Quanto ao grupo, a Federação Portuguesa de Futebol confirmou que Ana Dias e Stephanie Ribeiro já estão com o grupo de jogadoras presentes na Cidade do Futebol às ordens do selecionador Francisco Neto, e que Ana Seiça se juntará à equipa já na Bósnia.
A equipa das quinas lidera o Grupo B3, com 12 pontos, com a Bósnia-Herzegovina em segundo, com seis, a Irlanda do Norte em terceiro, com quatro, e Malta em último, só com um.
O Europeu de 2025 vai realizar-se na Suíça, entre 2 e 27 de julho de 2025.
Por LusaTriunfo por 2-1 em jogo particular
Selecionador deseja "toda a sorte do Mundo" à guarda-redes de 17 anos que optou por defender o Brasil
Dolores Silva avalia também a evolução da seleção portuguesa desde o último embate entre seleções
Apesar da grande diferença de historial e poderio, selecionador nacional não abdica da ideia de tentar ganhar
Josko Gvardiol era pouco utilizado nos escalões de formação do Dínamo Zagreb e ponderou outras opções
Subdiretor de Record avalia últimas declarações do treinador do Benfica sobre o plantel
Entrevista ao candidato a vice-presidente das modalidades na lista de Rui Costa
Entrevista ao candidato a vice-presidente das modalidades na lista de Rui Costa
Vai ficar no clube norte-americano até aos 41 anos