Portugal bate República Checa e apura-se para o Euro'2025
Foi com emoção até final que a seleção feminina portuguesa garantiu esta terça-feira o apuramento para o Campeonato da Europa do próximo ano que se realiza na Suíça. Depois do empate no Dragão (1-1), Portugal tinha obrigatoriamente de vencer na República Checa para estar na fase final da competição pela terceira vez consecutiva na história.
Portugal começou muito bem o encontro e chegou à vantagem aos 13 minutos por intermédio de Diana Silva, que respondeu da melhor forma ao cruzamento pela esquerda de Joana Marchão e atirou de cabeça para o fundo das redes - a bola ainda desviou numa defesa da República Checa, mas o golo foi atribuído pela UEFA à avançada do Sporting. No entanto, apesar do excelente início, a seleção da casa cresceu no encontro a partir dos 25 minutos, conseguindo aproximações perigosas à baliza de Patrícia Morais. Aos 35', a árbitra da partida analisou as imagens do VAR e assinalou penálti para a República Checa por considerar que a bola foi aos braços de Ana Capeta - da marca dos 11 metros Svitková restabeleceu o empate.
Depois, a equipa orientada por Francisco Neto entrou muito mal no segundo tempo, permitindo aproximações perigosas da República Checa. Andreia Norton entrou aos 58 minutos e mudou o rumo do jogo. A Seleção Nacional foi somando ocasiões de perigo, principalmente por parte de Diana Silva e Ana Capeta, e conseguiu mesmo chegar ao golo da vantagem aos 72' - na sequência de um livre batido por Joana Marchão, Diana Silva apareceu na cara da guarda-redes da República Checa para atirar para o fundo das redes.
No final, a sorte acabou por sorrir para Portugal já que as checas remataram à trave depois de uma ocasião flagrante para Jéssica Silva fazer o 3-1.