Carole Costa orgulhosa do apoio massivo no Dragão: «Vamos levar esta energia para a República Checa»

Defesa da Seleção Nacional acredita que o objetivo do apuramento para o Euro'2025 será concretizado

• Foto: André Sanano/FPF

A Seleção Nacional feminina voltou aos trabalhos na manhã deste sábado, no dia seguinte ao empate (1-1) diante da República Checa, num Estádio do Dragão que bateu o recorde de assistência de futebol feminino em Portugal (40.189 espectadores).

As jogadoras titulares diante das checas fizeram trabalho de recuperação, no relvado do Estádio do Mar, em Matosinhos, sendo que as restantes internacionais trabalharam com normalidade às ordens do selecionador Francisco Neto. Apenas Nelly Rodrigues esteve indisponível este sábado, mas irá integrar a comitiva que este domingo à tarde viaja de avião até Dresden, no leste da Alemanha, seguindo-se mais cerca de 70 km de autocarro até Teplice, cidade do noroeste da República Checa que irá acolher o jogo da 2.ª mão, na próxima terça-feira.

Antes do treino matinal, a defesa Carole Costa falou aos jornalistas e deu conta do estado de espírito do grupo de trabalho. Admitiu que as Navegadoras podiam ter feito melhor na finalização, mas sublinhou a "energia" transmitida pelo público, esperando transportar isso para a decisão deste último playoff de acesso ao Euro'2025. Essa foi a palavra-chave no discurso da internacional portuguesa, de 34 anos, proferida por 6 vezes ao longo do seu discurso.

Empate no jogo da 1.ª mão: "Foi um jogo muito bem conseguido da nossa parte. Poderíamos ter ganho, criámos muitas situações. Podíamos ter ocupado melhor as zonas de finalização, mas é um balanço positivo, num estádio cheio. Foi incrível. Eu lembro-me de, há muito pouco tempo, termos 200 pessoas na bancada e muitas delas eram os nossos familiares e amigos. E ver aquele ambiente para nós é muito gratificante. Mas vamos levar esta energia para a República Checa e certamente que vamos sair vitoriosas."

Aspectos a melhorar na 2.ª mão: "É continuarmos a criar, a ocupar melhor as zonas de finalização, como eu disse, dentro da área. A República Checa é uma equipa que joga na transição, pelo menos neste jogo que jogou assim. E termos alguma consistência defensiva também é importante. Mas diria que será afinarmos aquele último terço. Estivemos sempre por cima do jogo. Criámos muito. Eu acho que estamos parabéns pelo jogo que fizemos. Realmente temos de traduzir isso em golos. E é isso que importa no final das contas. Vamos levar esta energia e certamente que as coisas vão correr pelo melhor."

Jogo fora de casa em num recinto desconhecido: "Eu diria que vamos levar esta energia de ontem, dos portugueses, connosco. Certamente vamos ter lá portugueses e faço um apelo aos portugueses que lá estão, para irem ao jogo. Mas é isto, é a nossa união, é o nosso trabalho. Esta equipa é especial. Esta equipa merece e certamente com esta energia positiva que levámos daqui, certamente as coisas vão correr bem. É especial porque trabalhamos muito, porque mecemos, porque já estivemos em dois europeus, já estivemos no Mundial. Esta equipa trabalha, esta equipa está habituada a estar em grandes palcos e certamente que estaremos mais uma vez no Europeu. Estou confiante. Esta equipa está confiante e certamente que as coisas vão correr para o melhor."

Pressão para a decisão na República Checa: "É assim, nós temos sempre pressão. É normal. Nestes patamares há sempre pressão. Certamente vai ser um jogo difícil, não digo que não, mas não estamos habituadas a estes palcos. Por isso, acho que vamos levar esta energia, como disse, e as coisas vão correr para o melhor."

Possível ponto de viragem na adesão do público português aos jogos da Seleção feminina: "Sem dúvida. Os portugueses estão cada vez a aderir mais ao nosso futebol e é, sem dúvida, para nós um enorme orgulho tê-los connosco. Foi por isso que trabalhámos todos estes anos e ver isto refletido agora nas bancadas, para nós é incrível. Estamos muito orgulhosas e queremos continuar com eles juntos nas bancadas e sempre connosco. E agora vão juntos connosco para a República Checa. E esta energia, tudo isto vai dar para nós. E certamente que vamos estar mais uma vez no Europeu porque nós merecemos. Para nós foi incrível ver aquelas bancadas cheias. É porque nós trabalhámos e certamente que isso nos vai ajudar sempre e neste momento especial que é que nos apuremos para o Europeu."

Por André Gonçalves
Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Geral ver exemplo
Ultimas de Seleção Feminina
Notícias
Notícias Mais Vistas