Francisco Neto: «Somos a equipa mais cotada do grupo e temos de assumir o favoritismo»

Selecionador português assume que o apuramento para o Euro'2025 é o "grande objetivo" da equipa das quinas

• Foto: Vítor Chi

O selecionador português feminino de futebol assumiu esta segunda-feira o favoritismo à vitória no Grupo 3 da Liga das Nações B, mas sem perder de vista que "o grande objetivo é o apuramento para o Europeu" de 2025.

Francisco Neto não escondeu a "responsabilidade extra" que Portugal carrega pelo facto de ser a equipa mais cotada do agrupamento - que integrará a fase de qualificação para o Campeonato da Europa -, do qual fazem parte também Bósnia-Herzegovina, Malta e Irlanda do Norte.

O treinador manifestou-se satisfeito com o lote de 25 jogadoras convocadas para os dois primeiros jogos na competição, com as bósnias, em 5 de abril, e as maltesas, em 9 de abril, do qual faz parte o 'núcleo duro' dos últimos anos, de considerável sucesso.

"O grande objetivo é o apuramento para o Europeu. O segundo objetivo é ficar em primeiro lugar e voltar a um espaço onde nós temos competência para estar, que é a Liga A. Tudo iremos fazer para que isso aconteça", disse Francisco Neto, em conferência de imprensa realizada na Cidade do Futebol, em Oeiras.

Portugal ocupa o 21.º lugar na hierarquia da FIFA, muito à frente de Irlanda do Norte (46.ª classificada), Bósnia-Herzegovina (63.ª) e Malta (87.ª), e o selecionador sabe que apenas o primeiro colocado é promovido diretamente à 'primeira divisão' do futebol europeu.

"O nosso ranking e aquilo que temos vindo a fazer nos últimos anos demonstra isso: somos a equipa mais cotada deste grupo e, por isso, temos de assumir esse favoritismo, mas sempre com o máximo respeito e humildade, porque sabemos que em 2017 também éramos a equipa do pote 4 [destinado às seleções com o ranking mais baixo] e não foi isso que nos impediu de atingir pela primeira vez o Campeonato da Europa", advertiu.

A Liga das Nações de 2024/25 passou a integrar a fase de apuramento para o Europeu de 2025 e Francisco Neto está consciente que, mesmo que Portugal efetue um percurso exemplar na 'poule' 3, terá pela frente adversários muito difíceis de ultrapassar no play-off.

"Ainda não estamos entre as oito melhores equipas do ranking e isso vai-nos obrigar sempre a defrontar equipas acima de nós no ranking para atingirmos a fase final. É isso que temos vindo a fazer. O nível competitivo entre Portugal e as equipas de topo faz-nos acreditar que temos competência para estar ao mais alto nível contra essas equipas", assinalou.

O técnico advertiu que "não adianta pensar no play-off de outubro e novembro" se a equipa das 'quinas' não for "suficientemente competente até julho". "Esta nossa caminhada para o Campeonato da Europa vai ter muitos jogos e temos de encarar cada jogo como uma final e a primeira final vai ser já no dia 05 de abril", reforçou.

Francisco Neto completou em fevereiro 10 anos como selecionador feminino e justificou o crescimento da modalidade com a "aposta no triângulo federação, clubes e associações", antevendo que "os próximos 10 anos serão altamente desafiantes".

Portugal recebe a Bósnia-Herzegovina em 5 de abril, no estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria, no jogo de estreia no Grupo 3 da Liga das Nações B, com início às 20h45, deslocando-se a Malta para disputar o encontro da segunda jornada quatro dias mais tarde, em 9 de abril.

Recorde a lista de 25 convocadas:

- Guarda-redes: Inês Pereira (Servette, Sui), Patrícia Morais (Sp. Braga), Sierra Cota-yarde (Universidade de Arkansas, EUA).

- Defesas: Ana Borges (Sporting), Ana Seiça (Benfica), Carole Costa (Benfica), Catarina Amado (Benfica), Diana Gomes (Sevilha, Esp), Joana Marchão (Servette, Sui), Lúcia Alves (Benfica), Nelly Rodrigues (Nantes, Fra).

- Médias: Ana Rute (Sp. Braga), Andreia Norton (Benfica), Andreia Jacinto (Real Sociedad, Esp), Andreia Faria (Benfica), Dolores Silva (Sp. Braga), Kika Nazareth (Benfica), Joana Martins (Sporting), Tatiana Pinto (Brighton, Ing).

- Avançadas: Ana Capeta (Sporting), Carolina Mendes (Sp. Braga), Diana Silva (Sporting), Jéssica Silva (Benfica), Nádia Gomes (Chicago Red Stars, EUA), Telma Encarnação (Marítimo).

Por Lusa
Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Geral ver exemplo
Ultimas de Seleção Feminina
Notícias
Notícias Mais Vistas