A equipa do país vizinho fez valer, desde cedo, o seu favoritismo, impondo um ascendente, mas que só foi corporizado no primeiro golo às custas de uma infelicidade do conjunto luso, com Nelly Rodrigues, logo aos cinco minutos, a desviar de cabeça para a própria baliza um pontapé de canto.
A seleção portuguesa sub-19 feminina falhou este sábado o apuramento para o Campeonato da Europa da categoria, depois ser goleada pela Espanha, por 6-0, no jogo da segunda jornada do grupo 6 da Ronda 2 de qualificação.
Numa partida em que espanholas mostraram total superioridade, o desaire luso começou a ser desenhado com um autogolo de Nelly Rodrigues, logo aos 5 minutos, sendo agudizado com um 'hat-trick' de Alvarez Sánchez (45, 63 e 66), e complementando com os tentos de Bartel (43) e Migueza (52).
Com este desaire, as portuguesas, que já não dependiam de si para chegar ao primeiro lugar da 'poule', o único que garante a qualificação para o Europeu, seguem no terceiro lugar, com zero pontos, num grupo que integra ainda Roménia e Países Baixos, e é liderado pelas espanholas, com seis.
A equipa do país vizinho fez valer, desde cedo, o seu favoritismo, impondo um ascendente, mas que só foi corporizado no primeiro golo às custas de uma infelicidade do conjunto luso, com Nelly Rodrigues, logo aos cinco minutos, a desviar de cabeça para a própria baliza um pontapé de canto.
O tento madrugador das adversárias terá pesado animicamente nas jogadoras portugueses, que demoraram a tranquilizar, expondo-se a várias investidas das espanholas, que dominando as operações no meio-campo, não sentiam dificuldades em criar lances de perigo.
Na primeira meia hora, foi valendo a atenção do bloco defensivo nacional e um par das ações decisivas da guarda-redes Deolinda Cota-Yarde para repelir um futebol mais intencional de Espanha.
A maior atenção que Portugal tinha de empregar nas missões defensivas retirava capacidade de construção no ataque, e apesar de algumas aproximações, em contra-ataque, a equipa das quinas não conseguiu, nesta primeira metade, esboçar um único remate à baliza contrária.
Do outro lado, as espanholas foram intensificando a pressão, e já perto de intervalo, e em menos de dois minutos, cavaram uma vantagem mais confortável, num belo remate de Bartel, aos 43, e numa jogada individual de Alvarez Sánchez, aos 45, que passou entre a defesa lusa para fixar o 3-0 no tempo de descanso.
No reatamento, a toada do jogo não se alterou, com a equipa do país vizinho a repetir uma entrada mais forte, e a demorar apenas sete minutos para ampliar o resultado, com Migueza, na sequência de um canto, apontar o quarto golo do jogo.
Portugal continuava sem conseguir responder às contrariedades, sentindo dificuldades para sacudir a pressão espanhola e armar os seus contra-ataques, e mostrando algumas debilidades defensivas, viu as adversárias desenharem a goleada, com mais dois golos de Alvarez Sanchez, que chegou ao 'hat-trick' em menos de três minutos.
Já na parte final, Portugal soltou algumas das amarras defensivas, e passou a pisar mais vezes a área contrária, chegando a ameaçar o golo de honra, aos 78 minutos, num belo remate de Beatriz Almeida, de fora da área, mas que embateu no poste, mantendo o 6-0 final.
A seleção portuguesa sub-19 completa a sua prestação no grupo na terça-feira, com o embate com a Roménia, agendado para as 16:00, na Cidade Desportiva de Braga.
Jogo no Complexo Desportivo de Fão, em Esposende.
Espanha-Portugal, 6-0.
Ao intervalo: 3-0.
Marcadores:
1-0, Nelly Rodrigues, 05 minutos (na própria baliza).
2-0, Bartel, 43.
3-0, Alvarez Sanchez, 45.
4-0, Mingueza, 52.
5-0, Alvarez Sanchez, 63.
6-0, Alvarez Sánchez, 66
Equipas:
- Espanha: Jana Gallego, Fernandez Vila (Tanarro, 46), Valle López, Mingueza, Bartel (Paralluelo, 61) Caño (Fiama, 61), Zubieta, Vignola (Úria, 80), Laborde (Elexpurur, 80) Baradad e Alvarez Sanche.
(Suplentes: Font Oliveras, Medina, Tanarro, Lloris, Fiama, Paralluelo, Pinedo, Elexpurur e Uria).
Treinador: Pedro López.
- Portugal: Deolinda Cota-Yarde, Nelly Rodrigues (Ana Assucena, 80) Joana Prazeres, Maria Miller, Matilde Silva, Joana Caiado (Beatriz Nogueira, 69), Filipa Bandeira (Leonor Alves, 59), Beatriz Almeida, Maria Leonor, Helena Theriez Margarida Caniço, 69) e Maria Negrão (Filipa Nogueira, 80).
(Suplentes: Catarina Porta, Joana Porta, Leonor Alves, Maria Alagoa, Margarida Caniço, Ana Cruz, Ana Açucena, Beatriz Nogueira e Filipa Nogueira).
Treinador: José Paisana
Árbitro: Abigail Byrne (Inglaterra).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Maria Leonor (63) e Leonor Alves (70)
Assistência: 208 espetadores.
Navegadoras tiveram sorte madrasta no primeiro jogo da sua história frente ao Brasil
Seleção feminina perdeu por 5-0 em Aveiro
Duelo de preparação terminou em 5-0
Selecionador das Navegadoras acredita no "talento e na coragem" das jogadoras portuguesas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Glen De Boeck tinha 54 anos
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado do Toluca brilha no México