Seleção vai jogar de negro ante a Arménia. Equipamento só será usado nesta partida
O duelo de domingo diante da Arménia não será apenas simbólico por poder dar a Portugal o apuramento para o Mundial'2026. Será também um duelo histórico por aquilo que a Seleção Nacional levará vestido.
Uma camisola única, em homenagem a Eusébio, com o negro como tom dominante (em alusão ao Pantera Negra) e traços de dourado, que apenas será usada neste duelo - e que conta apenas com 1.965 unidades à venda na sua 'autêntica'. Uma edição especial que serve não só para lembrar o legado do Pantera Negra, mas principalmente para assinalar o 60.º aniversário da conquista da Bola de Ouro.
Será o primeiro de vários projetos de colaboração entre a Puma e a FPF, conforme nos explicou Nicolai Cacao, responsável pelo desenvolvimento das camisolas oficiais da marca, durante um evento de apresentação da nova camisola realizado este sábado em Lisboa.
Como surgiu a ideia de fazer uma camisola de homenagem a Eusébio?
NICOLAI CACAO - A ideia surgiu em conversa com alguns colegas internamente e também com a própria Federação. Sabíamos que era o 60.º aniversário da conquista da Bola de Ouro por parte do Eusébio. Entendemos que era o momento perfeito para assinalar essa data. E, por outro lado, foi mesmo o timing perfeito, porque começámos a trabalhar com Portugal no início do ano. Era a oportunidade perfeita para lançar uma camisola especial no final do ano, em antecipação da do Mundial. Desenvolvemos a ideia internamente com Portugal e começámos a criar ideias e conceitos.
Quando tens uma história tão forte como a do Eusébio, algo tão rico e com um sentimento tão forte na comunidade portuguesa e no mundo, torna-se fácil. Focámo-nos no aspeto do Pantera Negra. A camisola tinha de ser preta - até porque houve alturas em que Portugal jogou de negro, ainda que não de forma frequente. Sabíamos que a cor seria apreciada. O passo seguinte foi questionar: 'como podemos acrescentar detalhes relativos ao aniversário da Bola de Ouro?' Daí vieram os pormenores em dourado. Quando tens uma camisola negra com detalhes dourados, é uma combinação fácil que cria uma história impactante.
E como veio a ideia de ser uma edição limitada de 1.965 unidades?
NC - Decidimos que era uma edição limitada porque iria apenas ser utilizada num ou dois jogos. No final, vai mesmo ser só usada num. A partir daí, decidimos que íamos criar uma edição muito mais limitada, focando as unidades disponíveis no número do ano em que ele ganhou a Bola de Ouro. Quando apresentámos a ideia, houve tanto entusiasmo à volta da camisola, tanta paixão pela mesma, que nos pediram para criar uma réplica. Por isso, criámos também uma réplica para suportar a edição limitada. Mas aquela que está na caixa, com toda a peça histórica, é a edição limitada. Ainda assim, vamos dar a oportunidade aos adeptos de comprarem a camisola na sua versão réplica, que continua a contar a mesma história, mas com uma execução diferente.
O facto de ser uma edição limitada, com esta utilização única, dá mesmo aquela sensação de ser algo bem especial...
NC - Exatamente. Quando estamos a fazer camisolas, trabalhámos talvez com ano e meio de antecipação. Não sabemos os jogos que vão ser jogados, nem quando. Sabemos o período em que tem de ser lançada, mas não contra quem. O que sabíamos era que tinha de ser uma edição especial, um jogo, um momento de impacto, para que toda a gente sentisse a energia e lembrasse esta camisola por ser tão icónica, tal como o Eusébio foi.
Mesmo sem terem a chance de prever, amanhã Portugal pode garantir o apuramento para o Mundial. Será mesmo o jogo perfeito...
NC - Tudo acabou por bater certo e é mesmo essa a ideia. Quando tens tudo no lugar, a história perfeita, a camisola perfeita, a ideia perfeita, só esperas pelo resultado perfeito. Ficámos chateados pela expulsão do Ronaldo e com a derrota [contra a Irlanda]. Mas agora torna-se um jogo em que é obrigatório ganhar e esperemos que a camisola possa inspirar os jogadores a conseguir uma exibição muito boa para ir ao Mundial. Acredito que todos os jogadores e adeptos portugueses conhecem o legado que o Eusébio deixou. E acredito que quando usas uma camisola que o honra sentes a energia de imediato e rendes ao teu máximo. Estamos a torcer por Portugal e esperemos que consigam. Vamos estar a ver o jogo e vamos ficar muito orgulhosos por vê-los usar a camisola.
O Nicolai tem uma ligação a Moçambique, o que torna este projeto ainda mais especial do ponto de vista pessoal...
NC - É uma história engraçada. Eu cresci em Moçambique, mudei-me para lá com 5 anos [Nicolai tem 27 anos]. E conheci o Eusébio quando tinha uns 8 anos, no aeroporto. Não sabia quem ele era, mas o meu pai fez-me parar para tirar uma foto com ele. E lembrar-me de tudo isso quando a ideia surgiu, para mim foi também a história perfeita. Deu-me uma energia extra para dar 100% neste projeto, porque sabia que estava ligado a esta história, ligado às suas origens de Moçambique. Eu também cresci lá e senti que tínhamos de fazer justiça à sua história. Quando expliquei a toda a equipa de design e de marketing a ideia, foi fácil convencê-los a apoiar e dar tudo neste projeto, pois a história era tão incrível de ser contada. Só tínhamos de fazer-lhe justiça.
A Puma fez as King, umas chuteiras dedicadas a Eusébio, que já foram usadas por Pelé, Maradona ou Neymar. Isso diz bem do legado de Eusébio...
NC - Mostra o legado dele e da Puma. Temos as King, que já é uma saga enorme. E agora recuperámos ainda a coleção de roupa da mesma família. É fantástico podermos contar esta história.
Este é o primeiro ano da Puma com a Seleção Nacional. No segundo ano vem aí um Mundial...
NC - Todas as camisolas estão desenvolvidas para o Mundial. Estamos entusiasmados para ver o que os adeptos vão achar das camisolas e as suas reações depois nos Estados Unidos. Dedicámo-nos muito a elas. E acho que será uma boa plataforma para demonstrar o nosso trabalho. E queremos que Portugal brilhe no palco global. São a nossa seleção mais importante e estamos muito felizes por trabalhar com Portugal. E, por isso, queremos ter a certeza que estão a usar o melhor.
Há mais edições limitadas a caminho
A coleção dedicada a Eusébio já foi um sucesso de vendas, tanto na versão autêntica como nas réplicas, e a Puma promete não ficar por aqui. "Há muitas outras histórias para contar com a Federação Portuguesa de Futebol e com jogadores importantes. Já fizemos com o Eusébio desta vez, talvez possamos fazer mais alguma coisa sobre ele no futuro. Vamos continuar a olhar para essa história, mas também para outros jogadores. Por isso, sim, vamos continuar a lançar coisas com a Federação, porque há imensas histórias por contar".
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