Selecionador antevê último teste da Seleção Nacional antes de rumar ao Euro'2024
Qual é a maior dúvida e certeza?
"Não há dúvidas, porque não tenho de tomar decisões. As dúvidas aparecem quando temos de tomar decisões. As decisões são para dia 17. Agora estamos numa fase de ganhar certezas. Os treinos, a atitude dos jogadores, ouvir o Bruno a falar, tudo são certezas de que estão preparados e frescos, para dar tudo pela nossa luta"
O que dizem os resultados da preparação?
"Individualmente ter jogadores frescos, com paixão e orgulho para vestir a camisola. Um foco no trabalho durante o treino para fazer a equipa crescer. Uma ideia clara como marcar golos. Com a Croácia marcámos o melhor golo do meu período. E acho que a Seleção é melhor com o passar do tempo. O resultado final mostra quem ganha o jogo, mas há formas de analisar o jogo e os conceitos que estão a executar. Falamos muito de adversários, é um erro. Precisamos de falar de Portugal, como Portugal joga. Não há jogos fáceis. Há equipas preparadas. Mostrámos que tivemos jogos bem preparados. Mas também mostrámos que temos de melhorar. É um erro falar de adversários. É melhor o nível que podemos dar. Os jogadores são humanos, podem ter bons ou maus desempenhos. Faz parte do jogo. Estou a ver uma seleção a crescer e a preparar um Europeu. Depois de amanhã esperemos que a preparação seja vista como perfeita e que temos uma Seleção que os adeptos possam estar orgulhosos".
Laterais a jogar muito subidos podem ser prejudiciais no momento defensivo?
"Nós temos um equilíbrio ofensivo muito importante. Precisamos de ter cinco jogadores no último terço, para defender a transição rápida. Na Islândia, uma equipa com transições rápidas, fizemos um trabalho muito bom. Há jogos que são os laterais, há outros em que podem ser o 8, os de dentro. Em relação do adversário precisamos da melhor estrutura para defender. A Irlanda tem uma linha de 5-4-1. Defensivamente bem trabalhada. É rápida na transição, mas não será específico de quem precisa de defender. É uma situação que podemos adaptar e defender bem".
Estado físico de Cristiano Ronaldo e Pepe?
"Os jogadores estão prontos para amanhã. O Pepe tem muita experiência, o Cristiano também. Tiveram um período muito bom com a seleção. O processo é o jogo com a Irlanda. São importantes no balneário, quando estão no relvado e fora. São importantes pelo que significam. Esperamos que possam ter um bom trabalho amanhã e dar o passo em frente"
Já tem onze do Euro na cabeça?
"Não! Acho que é importante trabalhar de uma forma individual. É o primeiro passo. Dar ao jogador a melhor posição para ajudar a equipa, depois analisar momentos e ligações. É um processo que estamos a trabalhar. O onze inicial da Rep. Checa vai ser no dia 17. Gosto de trabalhar com o que vejo nos treinos, no balneário, a competitividade, a paixão de querer estar no onze. Os jogadores mostraram o porquê de estar aqui e nos próximos dias o onze vai sair".
Golos sofridos... problemas estão identificados?
"Estão. É muito fácil. Olhar para trás é muito fácil no futebol. O importante é ter uma intensidade defensiva, ter calma, para ter bons gestos técnicos. Agora é importante olhar para trás e ver os golos sofridos com a Finlândia, precisamos de melhorar. Demos dois remates e sofremos dois golos. Faz parte do processo. Todos os golos são diferentes. Não há uma relação de uma linha defensiva, posição ou jogadores, é um foco de estar com bola, de querer marcar golos. E precisamos de ter um foco defensivo também. Podemos demonstrar amanhã que estamos a melhorar isso.
Preparação não preocupa? Mais golos sofridos do que com a Bélgica?
"Os balneários são diferentes. Gosto de avaliar o nosso caminho. Estamos a trabalahr muito bem. Queremos ganhar sempre, mas numa fase de preparação, fiz períodos com dois e três jogos. Lembro-me que em 2016 Portugal teve 3 jogos de preparação. Todas as equipas são diferentes. Gostei muito do empenho de todos. Quando há iosso, há valores mutio fortes para crescer. Amanmhã é um jogo diferente. Esperamos um ambiente espectacular, uma vez mais. É muito importante para nós, na parte psicológica. Estádio cheio. É uma oportunidade para preparar mais a equipa. Estou muito contente do que o balneário está a fazer. Uma autocrítica, uma responsabilidade para melhorar, é importante. Estar no clube e chegar ao futebol internacional é isso. É um processo para sincronizar e ligar, mas os valores do nosso balneário são especiais"
Papel para Cristiano Ronaldo no Europeu?
"É importante para nós atacar e defender com onze. O Cristiano tem uma experiência brutal. Não há outro com esta experiência. É um jogador que sabe muito bem utilizar o espaço na área e é um finalizador especial. O foco e a atenção à perda a posições defensivas foram perfeitas nos jogos que jogámos. Para mim não há dúvidas. Amanhã temos o Rúben e o Pepe, é um jogo perfeito para dar minutos. Não sei se a titulares, mas vão ter minutos. Faz parte da preparação. Se está preparado para defender... O que acontece com torneios destes, precisamos de avaliar todos os dias. Todos os jogos são diferentes. O Cristiano teve 51 jogos na época. Não teve problemas, mas acho que os dados a nível de clube não são iguais aos das seleções. Mostrou que pode jogar a cada quatro dias, acho que não há problemas. Mas avaliaremos isso no torneio".
Havia excesso de confiança?
"Com certeza hoje somos uma seleção mais preparada do que antes da Croácia. É importante termo-nos apurado. Agora temos três jogos, precisamos de mostrar o que podemos fazer. Mas apra isso precisamos de nos apurarmos. O jogo da Croácia foi fantástico para exigir muito de nós, de uma forma tática e técnica. A Croácia joga como um clube, não há muitas seleções assim. Jogadores com muita experiência, com melhor sincronização do que nos clubes. Não é um caso normal no futebol internacional. É um adversário com o qual pdoemos melhorar. O jogo foi perfeito desde o ponto de vista de preparação."
Por que é que temos três jogos de preparação, ao contrário dos adversários, que jogam dois?
"Acho que para nós era importante estar no Grupo F para ter o período de tempo para jogar três jogos. Temos um grupo de jogadores, como disse, precisamos de dar um período para desligar e agora temos 3 jogadores que podem entrar amanhã. O foco é preparar individualmente e depois preparar a equipa. Para isso, com jogadores como estes, era importante ter os 3 jogos. Depois ter adversários diferentes, com conceitos diferentes. Mas para nós é importante, porque durante o Europeu vamos ter adversários com valências como a Irlanda"
Derrota com a Croácia: "Falamos de uma seleção muito experientes, tem estado nas fases finais, finalista do Mundial'2018... É uma seleção com jogadores de grande nome que causa dificuldades, tem muita mobilidade e qualidade. Acabámos por sofrer de penálti e outro de lançamento em que nos faltou ler o perigo, mas sabíamos que havia aspetos a melhorar. Ninguém pense que pensavámos que já estava. Gosto deste negativismo de que a Seleção não é tão boa... As pessoas esperam muito de nós e temos qualidade para fazer mais e melhor, temos oportunidade amanhã para o fazer e mostar que estamos muito bem preparados para o Euro". Leia tudo aqui
"Para nós é um grande jogo, de preparação. A Irlanda tem um novo treinador, com novas ideias. Os jogadores estão a executá-las bem, muito bem trabalhados defensivamente. Tem sido uma Irlanda diferente, tem capacidade de ser uma equipa britânica. É boa na bola parada. Isso é bom para preparar nesse aspeto."
Peso por ser o último teste
"O jogo é mais um de preparação. Temos uma preparação individual. Os jogadores precisam de jogar, ter ligações, mas depois também de trabalhar em conceitos coletivos. A Irlanda tem uma capacidade coletiva muito boa. É uma equipa que a estrutura tática é importante para nós, porque Geórgia joga assim. A capacidade tática da Irlanda é boa para este jogo."
Cristiano Ronaldo, Pepe e Rúben Neves
"Vão jogar amanhã. O plano é terem minutos, não sei quantos, precisamos do treino para saber. Até depois do treino não sei se vão ser titulares. Mas Pepe, Cristiano e Ruben vão ter minutos"
Roberto Martínez e Bruno Fernandes fazem esta segunda-feira a antevisão ao jogo de Portugal frente à Irlanda (amanhã, às 19H45, no Municipal de Aveiro), último encontro de preparação da Seleção Nacional antes de rumar à Alemanha onde irá disputar o Euro'24.
Antigo internacional português confiante para a prestação portuguesa no certame de 2026
Internacional português "sempre disponível" para vestir as cores de Portugal
Último jogo da fase de qualificação para o Mundial de 2016
Marco Rossi diz que a Seleção Nacional está no top'5 mundial
Fayza Lamari revela curiosas histórias sobre o craque francês e os seus ídolos
No processo que acabou por redundar no empréstimo de Kolo Muani ao Tottenham
Interrogatório do Hungria-Portugal
Evento decorre de 8 a 11 de outubro