Médio do Al Hilal foi o primeiro jogador da Seleção Nacional a falar no estágio
Rúben Neves foi o primeiro jogador da Seleção Nacional a falar em conferência no estágio de preparação para a final four da Liga das Nações, onde Portugal vai defrontar a Alemanha na quarta-feira (dia 4). O médio do Al Hilal, questionado sobre o interesse do seu clube em Bruno Fernandes, disse "recomendar" qualquer jogador da equipa das quinas, deixou rasgados elogios ao estreante Rodrigo Mora e considerou que Vitinha e João Neves "são dois dos melhores médios do mundo".
- São 25 anos sem ganhar à Alemanha. Como contrariar?
”Sabemos que vamos defrontar uma excelente seleção, como todas nesta final four. Será difícil mas esperamos que seja diferente e vamos fazer tudo para que isso aconteça. A Alemanha é uma grande seleção, ainda mais a jogar em casa, mas temos as nossas forças para inverter o que tem sido.”
- Interesse do Al Hilal em Bruno Fernandes. Recomenda-o?
”Recomendo qualquer um que esteja na seleção, como é óbvio. Portugal tem lançado vários talentos, temos sorte, somos um país pequeno que tem lançado muitos. Ontem vimos quatro a levantar a Liga dos Campeões. É a força de Portugal e a força que damos a estas crianças para poderem sonhar e como é óbvio gostava de ter qualquer um na minha equipa”.
- Como se sente fisicamente? Imagina o Mundial de Clubes sem Ronaldo?
”A densidade tem vindo a crescer nos últimos anos. São competições importantes, neste caso é uma diferente, com novo formato. Em relação ao Cristiano não posso responder a isso, só ele saberá. Não me compete responder.”
- Jogadores estão mais expostos fisicamente?
"Quando chegamos a este tipo de competições, a este patamar, o cansaço fica para segundo plano. Temos como objetivo ganhar esta competição. O cansaço fica para trás e o nosso grande foco é vencer os dois jogos e conquistar a Liga das Nações. Temos todas as ferramentas disponíveis para estar no nosso melhor."
- Como Jorge Jesus e Ronaldo influenciaram o futebol saudita?
”São dois nomes muito importantes para o futebol saudita, mas o mais importante é Portugal. A liga saudita acabou e vamos focar ao máximo nesta competição. Queremos repetir 2019 e vencê-la”.
- Tem o mesmo espírito de 2019?
"Desde o primeiro dia que cheguei à Seleção Nacional, qualquer um de nós vem com esse espírito. É um orgulho. Somos uma excelente seleção. Tentamos ganhar sempre todas as competições em que entramos. Tentamos vencer todos os jogos".
- Garante que vai continuar no Al Hilal?
”Tenho contrato no Al Hilal. O meu foco é total no clube assim que termine a Liga das Nações. Agora estou focado na Seleção Nacional".
- Conselhos para Rodrigo Mora?
"Muito feliz. Portugal tem a sorte de lançar jovens talentos com muita facilidade. O Rodrigo Mora é mais um jogador fora de série, que apareceu numa idade muito jovem. Numa época atípica para o FC Porto, conseguiu sobressair-se. Vamos recebê-lo como qualquer jogador que recebemos pela primeira vez, como uma família".
- Como viu a conquista da Champions pelos 4 portugueses. Com a dupla Vitinha/João Neves Fica mais difícil jogar na Seleção?
"A nossa seleção tem muita qualidade, como ficou demonstrado ontem na final da Liga dos Campeões. Não só o Vitinha e o João Neves, mas também o Nuno Mendes e o Gonçalo Ramos fizeram uma excelente época. Foram a melhor equipa, com dois dos melhores jogadores do mundo. Aproveitando o Dia da Criança, o nosso foco é dar sempre o nosso melhor, sem colocar as expectativas muito altas. João Neves e Vitinha são dois dos melhores médios do mundo neste momento."
Na conferência de imprensa, a propósito do Dia da Criança que se celebra hoje, estiveram 3 'mini repórteres' presentes e, no final, cada um colocou uma pergunta a Rúben Neves.
Duarte (10 anos) - Que sonhos tinha aos 10 anos?
"Quando eu tinha 10 anos, queria divertir-me muito. Aproveitar com os meus amigos e a minha família cada momento. Sonhava ser jogador de futebol, mas não era o grande objetivo na altura".
Madalena (9 anos) - Os seus filhos pedem alguma coisa antes dos jogos?
"A única coisa que os meus filhos pedem é para festejar da maneira que eles querem, mas eu não marco muitos golos. Não são muito sortudos nessa parte. É sempre uma felicidade tê-los na bancada a apoiar-me. Essa é a maior felicidade deles também".
Guilherme (9 anos) - Vai levar algum objeto para a Alemanha para dar sorte?
”Tenho um colar que anda sempre comigo, que tem a foto dos meus filhos e da minha mulher. É o único objeto que levo sempre para todo o lado, para todas as competições. É o meu amuleto da sorte".
Os dados da GoalPoint
Selecionador ficou deliciado com entrada forte e com o nível ao longo dos 90 minutos
Avançado do Al Nassr em bom momento
Capitão da Seleção Nacional bisou diante da Arménia
Filho do extremo do Barcelona foi ignorado por mascote no parque de diversões parisiense
Revelação caricata de Allan Nyom sobre o dianteiro colombiano
Bobo Baldé, que esteve na final da Taça UEFA de 2003, entre Celtic e FC Porto, terá sido atropelado e esmurrado por pais antes de ser levado pela polícia
Internacional dinamarquês está à procura de clube depois de ter terminado contrato com o Manchester United