José Couceiro: «Cristiano Ronaldo? Dificilmente aparece outro jogador assim...»

Diretor técnico da FPF assumiu que o craque ainda é a figura de proa da seleção, mas salientou que há mais exemplos

• Foto: Pedro Catarino

José Couceiro, diretor técnico da Federação Portuguesa de Futebol, está no Congresso desportivo promovido pelo Sp. Braga, o Future Stage, nesta quarta-feira. Ao lado de Hugo Vieira, vice-presidente dos minhotos, o treinador participou num painel sobre a formação de jovens atletas, salientando Cristiano Ronaldo como uma "referência" de determinação e trabalho desde tenra idade.

"É evidente que o Cristiano continua a ser uma grande referência. É evidente que é fundamental e ainda ontem [diante da Irlanda] provou isso e marcou dois golos. Dificilmente aparece outro jogador assim, mas não vivemos com essa obsessão. O que nos dá gozo é, por exemplo, no grupo de 26 jogadores que vão para a Alemanha, existirem jogadores que fizeram história pelos sub-21 em 2015 ou que impressionaram ao serviço da seleção de sub-19 em 2021. Há vários jogadores, como o Gonçalo Ramos ou o Vitinha, que ganharam troféus a nível da formação. Isso é que é importante e que motiva os clubes a ter essa cadeia de valor", referiu, sem esquecer que existem "outras nacionalidades" a surgir nas camadas jovens dos emblemas portugueses. 

Nesta sequência, José Couceiro ainda considerou positiva a caminhada da seleção sub-17 de Portugal até à final do Europeu, que veio a perder diante da Itália [3-0]. "Para potenciar a nossa equipa, temos de ter adversários que nos coloquem dificuldades. É por isso que eu fico contente com esta equipa de sub-17 e o percurso que fizemos. Perdemos na final com a Itália, mas fomos impressionantes frente à Espanha e com a Inglaterra. É fundamental continuarmos a este nível", concluiu.

Por João Albuquerque
Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Premium ver exemplo
Ultimas de Seleções Notícias
Notícias Mais Vistas