Diretor técnico da FPF assumiu que o craque ainda é a figura de proa da seleção, mas salientou que há mais exemplos
José Couceiro, diretor técnico da Federação Portuguesa de Futebol, está no Congresso desportivo promovido pelo Sp. Braga, o Future Stage, nesta quarta-feira. Ao lado de Hugo Vieira, vice-presidente dos minhotos, o treinador participou num painel sobre a formação de jovens atletas, salientando Cristiano Ronaldo como uma "referência" de determinação e trabalho desde tenra idade.
"É evidente que o Cristiano continua a ser uma grande referência. É evidente que é fundamental e ainda ontem [diante da Irlanda] provou isso e marcou dois golos. Dificilmente aparece outro jogador assim, mas não vivemos com essa obsessão. O que nos dá gozo é, por exemplo, no grupo de 26 jogadores que vão para a Alemanha, existirem jogadores que fizeram história pelos sub-21 em 2015 ou que impressionaram ao serviço da seleção de sub-19 em 2021. Há vários jogadores, como o Gonçalo Ramos ou o Vitinha, que ganharam troféus a nível da formação. Isso é que é importante e que motiva os clubes a ter essa cadeia de valor", referiu, sem esquecer que existem "outras nacionalidades" a surgir nas camadas jovens dos emblemas portugueses.
Nesta sequência, José Couceiro ainda considerou positiva a caminhada da seleção sub-17 de Portugal até à final do Europeu, que veio a perder diante da Itália [3-0]. "Para potenciar a nossa equipa, temos de ter adversários que nos coloquem dificuldades. É por isso que eu fico contente com esta equipa de sub-17 e o percurso que fizemos. Perdemos na final com a Itália, mas fomos impressionantes frente à Espanha e com a Inglaterra. É fundamental continuarmos a este nível", concluiu.
Capitão é o melhor marcador em fases de qualificação para o Mundial
Seleção Nacional está a dois pontos de carimbar o passaporte
Os dados da GoalPoint
Cristiano Ronaldo bate recorde, mas Portugal ainda está na lista de espera para o Mundial...
Stake Solbakken perdeu a paciência depois do empate frente à Nova Zelândia e não deixou nada por dizer
Suazo, hondurenho do Sp. Braga, também destacado pela publicação inglesa
Otamendi foi titular mas saiu ao intervalo
Último compromisso antes de regressarem ao trabalho em Portugal