Pedro Proença e a ambição para o Mundial'2026: «Onde Portugal entra, entra para ganhar»

Presidente da FPF confiante na prestação de Portugal

Seguir Autor:

Pedro Proença em Viseu
Pedro Proença em Viseu • Foto: Direitos Reservados

O presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Pedro Proença, afirmou esta quinta-feira, em Viseu, que Portugal será candidato a vencer o Campeonato do Mundo 2026, assumindo de forma clara a ambição da Seleção Nacional.

“Com este conjunto de jogadores, com esta estrutura profissional que hoje a Federação Portuguesa de Futebol tem, com o trabalho feito pelos clubes e por toda a comunidade do futebol, temos de assumir: queremos ganhar o Campeonato do Mundo”, declarou Pedro Proença, sublinhando uma mudança de mentalidade no futebol português. “Onde Portugal entra, entra para ganhar”, reforçou.

As declarações foram proferidas durante a visita a Viseu, onde foi assinado um protocolo entre a Câmara Municipal de Viseu, a Associação de Futebol de Viseu e a FPF para a instalação de uma fan zone no concelho durante o Mundial'2026, permitindo a dinamização de um conjunto de iniciativas ao longo do período da competição.

A visita marcou também o arranque oficial do projeto de descentralização da FPF, que, segundo Pedro Proença, visa “levar a Cidade do Futebol aos quatro cantos de Portugal”, reforçando a proximidade ao movimento associativo, às autarquias e às comunidades locais. “Este é o início de um processo estruturado, baseado na união entre o futebol profissional, o movimento associativo e o poder local”, afirmou.

Este momento assinalou ainda o início das comemorações do centenário da Associação de Futebol de Viseu, assinalado com a inauguração da exposição itinerante dos troféus da Federação Portuguesa de Futebol.

Pedro Proença destacou o momento positivo vivido pelo futebol português, recordando que 2025 ficou marcado por conquistas históricas em várias vertentes, do futsal ao futebol de praia, masculino e feminino. “Hoje existe uma simbiose entre todos os agentes do futebol. Há divergências, naturalmente, mas há união no essencial: a construção de um futebol português mais forte e mais positivo”, concluiu.

Elogios à Taça da Liga

Pedro Proença deixou ainda palavras de elogio à Taça da Liga, considerando que a competição “ganhou um corpo próprio” e ocupa hoje “um espaço de mérito no calendário desportivo”. O presidente da FPF destacou o trabalho desenvolvido pela Liga Portugal e sublinhou que a final representa também um sinal da política de descentralização do futebol português, desejando que o encontro decisivo seja “mais um momento positivo de união de toda a comunidade do futebol”.

Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Premium ver exemplo
Ultimas de Seleções Notícias
Notícias Mais Vistas