Pedro Proença: «Somos os campeões da Liga das Nações, por isso assumimos a responsabilidade»

Presidente da FPF esteve em Buxelas a acompanhar o sorteio da competição

Seguir Autor:

Pedro Proença afirma que Portugal assume a responsabilidade de ser campeão da Liga das Nações
Pedro Proença afirma que Portugal assume a responsabilidade de ser campeão da Liga das Nações • Foto: Lusa

O presidente da FPF, Pedro Proença, marcou presença no sorteio da Liga das Nações, que decorreu esta quinta-feira, em Bruxelas, e mostrou-se satisfeito com o grupo de Portugal, que irá defrontar a Dinamarca, Noruega e País de Gales.

Que análise faz ao desfecho do sorteio de Portugal?

"Somos os campeões em título, a única seleção que conseguiu ganhar duas Ligas das Nações, por isso assumimos essa responsabilidade. Não há sorteios fáceis, quando temos este nível, mas entraremos com a ambição normal de quem quer revalidar este troféu. Não havendo grupos fáceis, a curiosidade é de, na altura de inverno, jogar contra equipas nórdicas. 

A Liga das Nações realiza-se depois do Mundial, mas a fasquia mantém-se na mesma elevada?

"Elevadíssima, como tenho dito, habituem-se que esta seleção e as outras que temos tido, sempre que entram numa competição é para ganhar. No ano passado foi isso mesmo, mas mais do que vencer foi a garantia de que as nossas seleções vão ter continuidade. As próximas duas décadas estão absolutamente asseguradas, não só no futebol, como no futsal e no futebol de praia, e isso é uma raridade. Por isso Portugal assume, sem medo, essa responsabilidade."

Posição da FPF relativamente ao estado que atravessa o país, devido às tempestades?

"Acompanhamento total. Ainda esta semana estivemos em Leiria a validar o caos que hoje atravessa Portugal e amanhã estaremos em Santarém. Este acompanhamento muito próximo, a FPF, o seu comité de emergência, os sindicatos, a liga profissional, a associação nacional de treinadores, as associações distritais. É um movimento coletivo de solidariedade. Para a próxima semana estaremos em Coimbra. Abrimos já um fundo de apoio, vários clubes estarão na Cidade do Futebol a utilizar as instalações, porque ficaram sem elas para treinar, como a U. Leiria. E sempre com uma palavra de esperança de que as coisas se vão modificar e de que podem contar com um futebol português no espírito da solidariedade."

Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Geral ver exemplo
Ultimas de Seleções Notícias
Notícias Mais Vistas