Roberto Martínez ao Canal 11: «Temos um objetivo individual de minutos durante a preparação»
Análise à partida, o que falhou? Como vai Portugal para o próximo jogo e para o Europeu?
"O que falhou foi o resultado final. Queremos ganhar e isso é importante, mas é o único ponto negativo. Gostei muito da atitude da equipa. Foi um jogo em que pedi uma exigência tática muito alta, queríamos ganhar a bola rapidamente contra uma equipa que, tecnicamente, é superlativa. A Croácia foi melhor do que nós nos primeiros 25 minutos mas depois foi um jogo muito equilibrado e, em alguns períodos na 2.ª parte, fomos melhores. Tivemos muitas notas positivas. Trabalhámos muito bem, nunca perdemos o foco do que precisamos de fazer, vimos 16 jogadores em campo, um desempenho muito bom do Diogo Costa e, para mim, foi um jogo de preparação perfeito para preparar o torneio".
Quatro substituições ao intervalo: já estavam planeadas ou sentiu-as durante o jogo?
"Era planeado. Temos um objetivo individual de número de minutos durante os jogos de preparação. Os jogadores têm todos caminhos diferentes durante a época e hoje tínhamos quatro para entrar ao intervalo e, no geral, oito para fazerem 45 minutos".
Relativamente aos golos sofridos, é um dos principais pontos a ajustar?
"Queremos manter a baliza a zero, sem dúvida, mas o foco é ganhar. Hoje, o penálti acho que não é penálti, mas a Croácia também teve outros remates onde o Diogo Costa esteve muito bem. Tem a ver com a maneira como a equipa está estruturada defensivamente para depois criar perigo na frente. Sofremos porque trocámos muitos jogadores, a linha defensiva não teve a consistência [necessária] e temos de trabalhar nisso. Gostei de ações defensivas específicas durante o jogo e agora é preciso afinar para melhorar. Mas não é uma preocupação, é mais um ponto a trabalhar".
Que mensagem deixa aos adeptos portugueses?
"Agradecer o apoio, o ambiente no Jamor foi fantástico, é um estádio mítico. Queremos ganhar para os nossos adeptos, para os nossos portugueses, mas acho que hoje a derrota leva muitas notas positivas para a preparação. Precisamos de acreditar juntos, de estar juntos e vamos dar tudo o que temos, que é muito".