As declarações do selecionador nacional após Portugal carimbar o apuramento para o Mundial'2026
Portugal goleou este domingo a Arménia no Estádio do Dragão, por 9-1, e garantiu o apuramento para o Campeonato do Mundo de 2026.
Em declarações na flash-interview da Sport TV, no final do encontro da última jornada da fase de qualificação para o Mundial'2026, o selecionador elogiou a "resposta responsável" e o espírito solidário que todos os jogadores mostraram esta tarde no Estádio do Dragão.
Números históricos
"Acho que o importante era focarmo-nos no jogo. Durante o intervalo contra a Hungria estávamos apurados para o Mundial e depois foi difícil não o conseguirmos. Hoje focamo-nos no jogo, tivemos um desempenho muito completo, com bola e sem bola. Também todos os jogadores que vieram desde o banco tiveram uma resposta responsável. Se mudava alguma coisa hoje? Foi importante depois do 3.º e do 4.º golo sermos solidários e não perdermos o objetivo. Marcámos 9 e tivemos mais oportunidades. A atitude da equipa foi muito boa. Uma vez mais, a magia do Dragão ajudou muito. Dar os parabéns aos nossos adeptos, que nos ajudaram."
Outros selecionadores disseram que Portugal é um dos candidatos a vencer o Mundial
"Agora sim, agora podemos sonhar com o Mundial. Gostei muito da resposta dos jogadores, com um trabalho responsável depois da derrota com a Irlanda. Agora estamos mais preparados para ir ao Mundial do que quando ganhámos os 10 jogos na qualificação para o Europeu. Hoje era uma homenagem muito bonita para o Eusébio. Hoje fomos tudo aquilo o que a Seleção significa."
Apuramento direto para o Mundial
"Muito importante. Era uma fase de apuramento esquisita, com 6 jogos, não precisamos de calculadora. Já ouvi muitos adeptos a falar sobre isso. Agora é preparar o Mundial", terminou.
Relacionadas
O que mudou neste jogo?
"Acho que a primeira ideia é que jogámos para sermos melhores do que a Arménia e vencer pelos nossos adeptos, em frente a eles. Na Irlanda estivemos ansiosos, estávamos com o Mundial na linha, isso é difícil. Ficámos, durante 45 minutos, contra a Hungria, apurados, e ficámos fora. Foi difícil gerir isso. Gostei muito da reação dos jogadores, do trabalho feito depois da Irlanda e voltámos a ver a seleção. Voltámos a ver uma equipa muito comprometida, solidária, com uma execução dos conceitos muito boa, isso foi o que mudou. Psicologicamente, foi a minha primeira derrota em 43 jogos em fase de apuramento para um Mundial ou Europeu e percebi que não era um aspeto tático, técnico ou físico. Era psicológico, na dificuldade de jogar com a ideia de perder. Aqui, jogámos para ganhar."
É uma seleção diferente quando está Cristiano Ronaldo ou não?
"Não, somos melhores com o Cristiano, com o Nuno Mendes e com o Pedro Neto. Isso é importante, o futebol é um jogo de erros, de dificuldades e de resiliência. Quando não temos jogadores disponíveis precisámos de encontrar soluções [Pedro Proença, presidente da FPF, interrompe flash-interview para dar um abraço ao selecionador]. Acho que o importante é ter todos os jogadores, mas é também importante ter confiança e ter a ideia clara de que podemos ganhar quando há jogadores que não estão no onze."
Objetivos para o Mundial
"Acho que a preparação é importante. Diria a todos os adeptos que desfrutem do sorteio porque é muito importante. Jogar no dia 11, 12 ou 17 de junho muda muito a nossa preparação, mas vamos tentar preparar isto em março. É muito importante este estágio."
Apuramento confirmado num jogo em que os médios comandaram a resposta cabal à péssima exibição na Irlanda
Extremo do Club Brugge garante que vai continuar a trabalhar no clube para poder ser novamente chamado por Roberto Martínez
Três anos depois da festa frente à Macedónia do Norte
Jorge Faustino avaliou desempenho da equipa de arbitragem liderada pelo bósnio Irfan Peljto
Record esteve na edição de Lisboa e conta-lhe tudo sobre esta forma de atuar no mercado de transferências
Seleção Nacional goleia Arménia e está no Mundial'2026
Ex-internacional italiano obrigado a retirar-se aos 31 anos devido a problemas físicos
Nikki Seey revela que tentou confrontar Nicolas Ngamaleu antes de o ter apanhado em flagrante com outra mulher