Só Bruno Alves e João Moutinho jogaram mais que João Pereira na era Paulo Bento...
Cédric Soares ou André Almeida, um deles poderá tornar-se no sexto jogador a ocupar o lugar de lateral direito da Seleção Nacional em dez anos de jogos oficiais. Quando Luiz Felipe Scolari ocupou o cargo de selecionador nacional, em 2003, a sua escolha foi para Paulo Ferreira, então no FC Porto.
Até ao final do Euro'2008, quando o treinador brasileiro deixou o cargo, Paulo Ferreira teve a concorrência de Miguel, mas ainda assim foi sempre opção, prolongando o estatuto nos dois anos seguintes, já sob o comando de Carlos Queiroz, mesmo que, entretanto, tenha surgindo em campo um terceiro concorrente para o lugar, José Bosingwa.
Relacionadas
Curiosamente, foi no período de dois anos em que Carlos Queiroz comandou a Seleção, entre 2008 e 2010, que se registaram mais alterações no lado direito da defesa, com Paulo Ferreira, Miguel, Bosingwa e Ricardo Costa a alternarem. Sintomática a opção do selecionador em pleno Mundial da África do Sul, começando com Paulo Ferreira, frente à Costa do Marfim, mudando para Miguel diante da Coreia do Norte e depois adaptando Ricardo Costa nos jogos com o Brasil e Espanha.
Mudança
Quando Paulo Bento assumiu o comando da Seleção Nacional, a escolha foi João Pereira que desde então tem sido sempre o titular, salvo raras exceções em que, como agora, não está disponível por motivos físicos. Apesar de algumas críticas, a verdade é que João Pereira acaba por ser o defesa mais vezes utilizado nos três anos da era Paulo Bento, com uma percentagem de jogos a titular semelhante a Paulo Ferreira ou Miguel, nos seus melhores períodos.
Paulo Ferreira alinhou um total de 61 jogos na Seleção Nacional, mas cerca de um terço deles como defesa esquerdo, tendo sido adaptado a essa posição por Scolari, quando Miguel passou a ser utilizado na direita. Este cumpriu um total de 59 jogos na Seleção Nacional, mas sempre como defesa direito. Os dois viram o seu espaço ser “invadido” por José Bosingwa a partir de 2007, mas este jogou apenas 24 jogos, até deixar de ser chamado pelo atual selecionador nacional.
Estaca
João Pereira participou em 31 dos 35 jogos da Seleção Nacional sob o comando de Paulo Bento. Só Bruno Alves e João Moutinho têm mais jogos que ele e isso poderá explicar muito quanto à confiança que o treinador tem nas suas capacidades para fazer o lugar.
Agora, para os jogos com Israel e Luxemburgo, no fecho do apuramento do Grupo F, Paulo Bento tem de optar entre Cédric e André Almeida. O jovem do Sporting tem mais rotinas no lugar e uma maior experiência a nível das seleções de formação – 72 jogos contra 30 do benfiquista.
Selecionador falou aos meios da FPF depois de anunciar a pré-convocatória
Bino Maçães chamou 24 jogadores e lista final será de 21 elementos
Filho mais velho de Cristiano Ronaldo integra lista para o Torneio Taça das Federações
Espanha continua na frente da lista que tem agora um novo 'ocupante' no 2.º lugar
Luís Godinho (AF Évora) e Catarina Campos (AF Lisboa) foram os árbitros galardoados
Nunca uma equipa chegou à final da Libertadores depois de ter perdido a 1.ª mão das ‘meias’ por três golos
Craques ficaram à conversa depois do Real Madrid-Juventus
Avançado argentino foi o melhor em campo e passou a somar 31 golos na edição 2025/26 da MLS