Advertiu que a qualificação para a segunda fase é o principal objetivo para o campeonato que vai ser disputado na Turquia...
O selecionador português de futebol de Sub-20 não escondeu esta terça-feira o "sonho" de conquistar o título mundial, mas advertiu que a qualificação para a segunda fase é o principal objetivo para o campeonato que vai ser disputado na Turquia.
"Todos nós sonhamos com o melhor. Quem não tiver ambição não pode estar num projeto deste género. Apesar de haver esse sonho e desejo estamos conscientes das dificuldades. [O principal objetivo é] passar a fase de grupos e depois tudo pode acontecer. Iremos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance e se calhar algo mais no sentido de dar mais uma alegria a todos os portugueses", disse Edgar Borges.
Relacionadas
Em conferência de imprensa realizada na sede da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), em Lisboa, na qual divulgou os 21 jogadores convocados para a fase final da competição, que se disputa entre 21 de junho e 13 de julho, o técnico reconheceu o peso de orientar uma seleção que foi vice-campeã mundial em 2011, na Colômbia.
"Estamos muito orgulhosos de ter sobre os nossos ombros a responsabilidade de fazer melhor e vamos fazer tudo para que isso aconteça. Não podemos prometer títulos, mas iremos fazer tudo para o conseguir", assinalou Edgar Borges, advertindo que "não há contextos iguais".
Edgar Borges justificou também a saída de cinco jogadores que disputaram o recente torneio de Toulon, em França, no qual tiveram "uma prestação intocável", recordando que tanto a ronda de elite de Sub-19 como o jogo particular de Sub-21 com a Croácia "faziam parte do processo de elaboração da lista definitiva".
O técnico manteve entre os eleitos a maioria dos jogadores que participaram no Torneio de Toulon, no qual Portugal terminou no quarto lugar, mas convocou cinco futebolistas da geração mais jovem, que conseguiram o apuramento para a fase final do Europeu de Sub-19.
"Há jogadores Sub-19 que fizeram parte do apuramento [para o Mundial de Sub-20] na Estónia na época passada. Era muito importante que nos apurássemos para mais uma fase final do Campeonato da Europa de Sub-19 e não fazia sentido levar para um torneio particular jogadores que eram importantes para conseguir essa qualificação", explicou.
O avançado Bruma é uma das novidades da convocatória da seleção portuguesa de futebol de Sub-20 para a fase final do Campeonato do Mundo da categoria, que se vai disputar na Turquia, entre 21 de junho e 13 de julho.
Edgar Borges chamou ao convívio dos mais velhos o guarda-redes Bruno Varela, os defesas Edgar Ié e João Cancelo e os avançados Bruma e Gonçalo Paciência, abdicando de André Pereira, Frederico Venâncio, Ivan Cavaleiro, Piqueti e Betinho, que tinham viajado para Toulon.
O selecionador de Sub-20 recusou que a ausência de alguns históricos, como o Brasil, a Argentina e a Itália, possa facilitar a tarefa da equipa lusa, admitindo isso deixa-o "ainda mais preocupado": "Imagine-se a qualidade das equipas que as afastaram e estarão lá".
Portugal estreia-se no Mundial de Sub-20 a 21 de junho, frente à Nigéria, antes de defrontar a Coreia do Sul, três dias mais tarde, fechando a participação no grupo B da fase final a 27 de junho, perante a seleção de Cuba, estando todos os jogos marcados para a cidade turca de Kayseri.
"Vão ser finais consecutivas e estamos concentrados já na primeira, com a Nigéria. É uma excelente equipa, uma das bandeiras do futebol africano. A Coreia do Sul é a cultura asiática do futebol e relativamente a Cuba só temos as imagens recolhidas por vídeo, mas será o último jogo e teremos tempo para os observar", indicou.
Selecionador falou aos meios da FPF depois de anunciar a pré-convocatória
Bino Maçães chamou 24 jogadores e lista final será de 21 elementos
Filho mais velho de Cristiano Ronaldo integra lista para o Torneio Taça das Federações
Espanha continua na frente da lista que tem agora um novo 'ocupante' no 2.º lugar
Harley Pearce, filho do ex-jogador e treinador inglês Stuart Pearce, perdeu a vida em Wiltshire, Inglaterra
Yassir Zabiri marcou os golos que deram a vitória à seleção africana
Treinador deixou o Liverpool para se tornar diretor global de futebol da Red Bull
Informação foi divulgada pelo FC Rebellen, clube composto por ex-jogadores onde o holandês atua