Trincão e o espírito positivo na Seleção: «Cada vez mais sabemos conviver com jogadores de equipas rivais»

Extremo antevê jogo intenso frente à Irlanda

Trincão
Trincão • Foto: Lusa/EPA

Francisco Trincão foi o jogador escolhido para falar esta quinta-feira aos jornalistas sobre o jogo de sábado com a Irlanda, a contar para o apuramento para o Mundial. 

O Trincão tem apenas 199 minutos com Martínez. Sente que deveria ter outra utilização. O que acho que é preciso acontecer para ter outra utilização? "Acima de tudo, tenho de estar contente com esses minutos porque é o valorizar do que tenho feito até agora. Depois é só continuar a fazer o meu trabalho para poder ter mais minutos, mas sou apenas mais um num grande grupo". 

Esta temporada, já são quase 1000 minutos. Como se sente fisicamente? "Sinto-me sempre preparado. Trabalho bastante para isso. Hoje em dia tenho de me focar cada vez mais no extra futebol. É claro que a época passada foi longa, mas faz parte do crescimento. Estou mais preparado para aguentar muitos minutos". 

Regresso da Seleção a Alvalade, onde fez um grande jogo. Foi na altura em que começou a usar bigode... é talismã? "Já não me lembro. É capaz. Sabemos que vai ser um jogo difícil, a Irlanda joga bastante com o coração, é uma equipa que procura bastante os duelos, ainda temos alguns dias para prepararmos o jogo da melhor forma. Em qualquer estádio em Portugal sentimos o apoio dos adeptos e temos de levar isso para o nosso lado. Vou manter o bigode, espero que dê sorte (risos)". 

Roberto Martínez no último ano de contrato: "Não me cabe a mim falar sobre isso. É um papel da comunicação social. Acho que o míster trouxe bastante energia, foi o mister que me voltou a convocar. Confia nos jogadores e nós estamos confiantes no mister".

Têm falado muito do espírito positivo: "Vem muito do grupo, é muito forte e unido. Cada vez mais sabemos conviver com jogadores de equipas rivais. Acho que ajuda bastante ganhar. Acho que vem muito do grupo e do que vivemos no dia a dia". 

Marcelo Rebelo de Sousa disse que o objetivo era conquistar o Mundial. É pressão acrescida? "Temos de estar focados na Irlanda, primeiro temos de nos apurar. O foco é apenas e só no jogo com a Irlanda". 

Este jogo será para fazer melhor? "Este jogo é para ajudar a equipa. O jogo não é só os golos. Sou mais um para ajudar".

Quenda não tem sido chamado, mas tem jogado nos sub-21. Qual é o seu comentário? Dada a sua experiência, é bom ter mais etapas? "Cada um tem de seguir o seu caminho. O Quenda está a fazer o dele e muito bem. O mister já disse que o espaço dos sub-21 serve para os jogadores crescerem e estarem preparados. Acredito que terá a sua oportunidade e estará preparado".

Tendo em conta que a Irlanda joga muito nos duelos, é através do jogo mais impositivo que se ganha estes jogos? "É ganhar os duelos, poder desmarcar. Sabemos que vêm com uma linha de quatro. Sabemos que temos capacidade para criar oportunidades e fazer golos".

Primeiro jogo em casa sem Diogo Jota: "Claro que é sempre diferente. Não contamos com ele fisicamente mas de outra forma. Acredito que nos dará força. Vamos usar isso para podermos ganhar todos os jogos".

Que Irlanda espera? "Uma equipa muito forte nos duelos. Preparámos o jogo da melhor forma. Temos de igualar essa força e usar as nossas qualidades".

Por Record
Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Premium ver exemplo
Ultimas de Seleções
Notícias
Notícias Mais Vistas