O selecionador nacional de sub-17, Bino Maçães, considerou este sábado ser "fundamental" Portugal entrar bem no Mundial da categoria e admite que a Nova Caledónia, adversário na estreia, será o mais acessível.
"Entrar bem neste Mundial é fundamental, até para a confiança que os jogadores podem adquirir. (...) Acima de tudo, iniciar bem este primeiro jogo, para depois podermos pensar naqueles adversários que vão disputar connosco o apuramento", referiu o treinador na véspera de Portugal defrontar a Nova Caledónia, no Grupo B.
O selecionador disse que para já as grandes dificuldades têm a ver com o muito calor no Qatar, país organizador, e, em relação à Nova Caledónia, adversário na estreia, será "o mais acessível" na fase de grupos para a equipa das quinas.
"É de facto o adversário talvez mais acessível da nossa fase de grupos, por ser uma equipa que compete a um nível mais baixo, com os seus jogadores a jogarem na ilha, embora tendo já alguns jogadores a atuar em França", considerou, mas pedindo respeito, para poder ganhar o jogo.
O central Santiago Verdi também abordou o jogo de segunda-feira, que terá início às 18h15 locais (15h15 em Lisboa), sublinhando que a ambição tem de ser a mesma com que a equipa encarou o Europeu, no qual se sagrou campeã europeia.
"Nós tentamos abordar todos os adversários com a mesma ambição, com o mesmo foco que sempre abordamos, quer no Euro quer nos outros jogos. É mais um adversário que vamos querer ganhar o jogo e tentar fazer o máximo de golos possíveis", garantiu o central.
Portugal integra no Mundial sub-17 o Grupo B, com Nova Caledónia (na segunda-feira), Marrocos (quinta-feira) e Japão (domingo).
Os dois primeiros classificados de cada um dos 12 grupos, mais os oito melhores terceiros apuram-se para os 16 avos de final da competição, que decorrerá até 27 de novembro, dia da final e do jogo de atribuição do terceiro lugar.
Daniel Banjaqui é uma das figuras da Seleção sub-17 que se estreia na prova esta segunda-feira diante da Nova Caledónia
Seleção Nacional arranca competição frente à Nova Caledónia na segunda-feira
Extremo é sobrinho de Renato Sanches
Médio do FC Porto está nos eleitos da Seleção sub-17 que procura alcançar um feito inédito no Qatar
Autoridade Tributária entende que comissões pagas pelos clubes a empresários são rendimentos dos jogadores e pretende que estes paguem os impostos. Caso pode provocar terramoto no mercado de transferências
Ponta de lança esloveno contratado pelo Man. United no verão ainda não convenceu o antigo defesa dos red devils
Marcou e assistiu na vitória por 3-1 frente ao Instituto
Saída de Campo
Águias triunfam por 5-2 na 4.ª jornada do Campeonato Placard