Selecionador nacional e o avançado Rodrigo Mora prestaram declarações ao '11' no final do encontro
João Santos, selecionador nacional de sub-17 mostrou-se satisfeito pelo trabalho desempenhado pelos seus jogadores na vitória frente à Alemanha (3-2), que carimbou o apuramento da equipa portuguesa para a fase final do Campeonato da Europa da categoria.
Em declarações ao '11' no final do encontro, o selecionador nacional destacou a "atitude e seriedade" dos jogadores, no entanto considerou que faltou "alguma maturidade" e que não se podem cometer erros contra equipas deste nível de exigência.
"Saio satisfeito pelo comportamento que tiveram, pela atitude, pela seriedade que têm apresentado no trabalho e pela evolução, individual e coletivamente. Vamos passar para uma fase mais exigente. Hoje faltou alguma maturidade. Quando se joga contra estas equipas [como a Alemanha], não podemos cometer alguns erros. O resultado acaba por ser justo, independentemente daquele último golo da Alemanha, que não reflete o que se passou. Criámos muitas oportunidades. Conseguimos o nosso grande objetivo, que era estar na fase final", declarou.
João Santos advertiu para a qualidade dos adversários na fase final da competição, reconhecendo que Portugal tem de evoluir e controlar melhor todos os momentos do jogo.
"Cada vez é mais difícil jogar, porque todas as seleções trabalham bem. Não era um objetivo [deixar a Alemanha de fora do Euro'2024]. Foi campeã do mundo e da Europa no ano passado, e é menos um adversário. A Croácia ficou em segundo lugar e tem muito valor. Vão estar no Europeu grandes seleções. Temos de ganhar pensamento à sénior. Há momentos em que temos de congelar a bola e não nos entusiasmarmos à procura do 3-0, porque isso não existe no futebol sénior. Mas temos jovens, com 16 e 17 anos, que vivem o jogo pelo jogo", apontou.
Rodrigo Mora, avançado do FC Porto, exaltou o facto de Portugal ter eliminado um dos candidatos ao título e garantiu que era importante ganhar para assegurar a presença no pote 1 para o sorteio, porém alertou para a necessidade de "melhorar a consistência defensiva" para o Europeu.
"Já tínhamos praticamente fechado o apuramento, mas somos Portugal, queríamos as três vitórias. Queríamos ir para o pote 1 [do sorteio da fase final]. Vencemos e eliminámos um dos candidatos ao título. Vamos dar o máximo no Europeu. Temos de melhorar a consistência defensiva. No segundo golo, aos 90 minutos, esse lance escapou-nos. No Europeu, isso não pode acontecer. Todos os minutos contam. Vamos tentar melhorar", vincou.
Recorde-se que Portugal terminou na liderança do Grupo 5 da Ronda de Elite, após três triunfos em três jogos frente à República da Irlanda (4-1), à Croácia (3-0) e esta terça-feira frente a Alemanha (3-2), culminando na eliminação dos campeões em título. O Campeonato da Europa da categoria disputa-se no Chipre entre 20 de abril a 5 de junho.
Foi recebido pela autarquia
Jogadoras têm sessões de estudo apoiado. Rodrigo Mora e Quenda também pensam ir à faculdade
Rafael Quintas, Romário Cunha, Daniel Banjaqui, Mauro Furtado e Duarte Cunha escolhidos
Mide, ex-jogador de futsal e pai do médio, falou sobre a carreira do campeão europeu
Filho do extremo do Barcelona foi ignorado por mascote no parque de diversões parisiense
Bobo Baldé, que esteve na final da Taça UEFA de 2003, entre Celtic e FC Porto, terá sido atropelado e esmurrado por pais antes de ser levado pela polícia
Revelação caricata de Allan Nyom sobre o dianteiro colombiano
Internacional dinamarquês está à procura de clube depois de ter terminado contrato com o Manchester United