Seleção Nacional está de volta a Portugal depois da conquista do Mundial no Qatar
Depois do discurso de Margarida Balseiro Lopes, ministra da Cultura Juventude e Desporto, a apresentadora da cerimónia chama os jogadores, um a um, para que recebam uma medalha das mãos do presidente da Federação Portuguesa de Futebol.
"Passados 34 anos somos novamente campeões do Mundo, somos novamente campeões do Mundo! Permitam-me neste momento de grande satisfação começar por dar uma palavra de agradecimento a estes jovens guerreiros, que, passados 5 meses de terem sido campeões da Europa, fizeram história. As minhas palavras de elogios iniciais vão para vocês, jovens e meninos que se calhar não têm a noção do que fizeram, mas que vão marcar de forma indelével o futuro do futebol em Portugal. Está garantido, mister Martínez. Vai ser também campeão do Mundo, mas há aqui uma geração que lhe vai permitir continuar décadas após décadas a fazer o povo português feliz. Muito obrigado pelo que nos deram".
"Depois, permitam-me deixar uma palavra de elogio ao nosso mister, ao meu amigo Bino, que, após o campeonato da Europa, poderia ter feito o que era mais fácil, podia ter-nos deixado, aceitado um bom contrato, mas acreditou no desafio que a Federação lhe deixou. Ao Bino e à sua estrutura que hoje está aqui, a todos os diretores, um muito obrigado. Fizeram história por Portugal. Permitam-me também agradecer aos pais destas crianças que em momento de inverno levam os seus meninos aos treinos, que os acompanham e que foram o 12.º jogador. Muito obrigado a todos vocês.
Permitam-me deixar uma palavra ao nosso diretor técnico que tem feito um trabalho extraordiário com todos os treinadores da formação. Permitam-me também elogiar todos os ex-presidentes, todos os diretores técnicos que passaram por esta casa e que permitem que possam dizer de forma, sem arrogância, com muito sentido de responsabilidade, mas assumindo claramente que vamos ganhar, continuar a ganhar. Habituem-se. O futebol português vai continuar a ser vitorioso".
Muito obrigado todos por esta receção, ainda bem que está aqui muita gente. Depois, agradecer à FPF e ao nosso presidente todo o apoio que nos deu e todas as condições que nos deram para desenvolver da melhor forma a performance. Há situações que são importantes em termos de recuperação, foi importante irmos a um ginásio fora do nosso espaço. Os jogadores foram fantásticos, a mentalidade foi fundamental. Queríamos fazer história, já estão na história. O vosso talento, a vossa afirmação ao mundo, mas principalmente ao futebol português. Vai ser fundamental para olharem para vocês com ambição de poderem representar os melhores e a Seleção A. É um troféu meu, mas é um troféu de todos nós pela dedicação. Estava a falar em relação aos clubes porque vai ser importante a aposta no vosso talento para poderem continuar a crescer e chegar à Seleção A. É esse o nosso objetivo, valoriza também o nosso trabalho. Obrigado aos portugueses porque foram fantásticos, a bancada de Portugal estava sempre cheia. Sei que o ambiente foi crescendo com o desempenho. Agradecer a todos os que nos apoiaram. Nós queremos mais"
"Já estou um bocadinho rouco. Queria agradecer ao povo português, sem os portugueses eram impossível, tornaram-se fundamentais para o nosso objetivo. Um carinho especial para aqueles quee estiveram connosco no Qatar, queria agradecer ao povo português por nos animar durante esta jornada".
A Seleção Nacional acaba de chegar à Cidade de Futebol, onde está a ser recebida pelos adeptos num clima de grande euforia.
Depois de cantarem o hino com o Presidente da República, os jogadores seguiram para o autocarro panorâmico, dando a início à viagem para a Cidade do Futebol, em Oeiras.
"Nunca foi condecorado ninguém tão novo como vocês. Nunca. Não têm 18 anos, é a primeira vez que se colocava a questão de condecorar alguém que não tem ainda 18 anos. Pensei: há prós e contras, são muito novos mas são únicos, o campeonato da Europa e do Mundo, nestas circunstâncias, a 34 anos de distância. Têm direito a isso. Mandei saber se haveria medalhas para todos. Disseram que em 48 horas não conseguíamos. Pensei que poderíamos ser campeões, tinha dúvidas sobre se deveria condecorar jovens tão jovens. Mas está resolvido o problema. Já combinei com o presidente para acertarmos datas. Agora vão agradecer, espero que recordem cada segundo deste percurso e da final. Eu recordo cada segundo, daquilo que sofri, da alegria final nossa. No dia 2 de janeiro, para começarmos como deve ser o próximo ano cá terei as vossas condecorações da Ordem do Mérito. Vocês merecem, espero é que percebam o que significa para Portugal cá dentro e no Mundo. Há milhares de jovens que todos os dias saem mais cedo da escola, vão mais tarde para casa para irem jogar futebol, para irem para os clubes, às vezes pequenos, ou para peladinhas, na rua. Não tiveram o vosso percurso Agora têm exemplos que podem admirar. Vão olhar para vocês como exemplos, são milhares e milhares. Portugal mudou. Hoje ganhamos mais e melhor porque há mais crianças, jovens que querem jogar futebol e ter sucesso, que querem um dia ganhar um campeonato da Europa. A maior parte não lhes acontece, mas têm direito a sonhar. Vocês ajudam milhares a sonhar e isso é bom para Portugal. É bom ter jovens a praticar desporto, a ter sucesso cá dentro e fora. Quer dizer que estamos a aprender em tudo.
O desporto prestigia Portugal no Mundo. Prestigiaram Portugal no Mundo e logo no Qatar, onde às vezes temos sorte ou azar. Estão a dar um exemplo a essa gente que vos vai reconhecer na rua e dizer que também joga. Muito obrigado. Agora vamos cantar o hino, que espero que esteja bem ensaiado. Quando não souberem bem a letra cantem mais baixinho".
"Sr. presidente [da FPF], uma palavra em especial para si porque arrancou em força, com o pé direito, tem tido sucessos sobre sucessos. Este é muito saboroso mas são todos. Estamos muito felizes, nós Portugal. Estamos muito felizes por este contributo para o prestígio. Amigo Bino, é de uma força indomável, como foi aqui recordado acabou de ganhar um e podia dizer 'depois de ganhar um, não vou correr o risco de poder correr menos bem daí a 5 meses'. Arriscou e ganhou porque a equipa toda é espetacular. Cada um de vocês é espetacular. Ainda não têm bem noção... a pessoa anda com a cabeça no teto. O que é que isto significa para Portugal? Dizer-vos duas coisas. Isto para Portugal é muito importante, às vezes as pessoas perguntam por que dou tanta importância a isto. O futebol tem um peso. Começo por contar-vos uma história. Recebo todos as noites os telegramas dos embaixadores de Portugal. Estava a entregar ao chefe de Estado do Lesoto, disse 'adoro Portugal. É uma referência porque havia o Eusébio. Nunca mais esqueci. Adoro o Cristiano Ronaldo'. Primeira conversa com o embaixador no Lesoto! Não há chefe de Estado ou embaixador que não fale em Cristiano Ronaldo. O futebol marca no mundo.
Segunda ideia. Estava a lembrar-me de que era novinho e fui ver uma final de um campeonato da Europa de juniores: Portugal ganhou 4-0. Era treinador o Pedroto, que ainda não tinha nenhum feito dos feitos que fez mais tarde. Ganhámos, eram mais velhos do que vocês. Todos ficaram na história. Passam-se muitos anos, de 1961 a 91, e ganha-se o campeonato do Mundo. Desses vocês conhecem alguns nomes. Lembram-se do Jorge Costa. O treinador era o Carlos Queiroz. Passaram-se, desde 91 até hoje, 34 anos. 34 anos para ganharmos um campeonato do mundo, é muito ano. E chegaram vocês... fizeram a dobradinha, ganharam o Euro e o Mundial. Não havia na história de Portugal".
"Agradecer por nos ter recebido hoje. Passados 34 anos, somos campeões do Mundo. Permita-me neste momento começar por agradecer a estes jovens que passados 5 meses do campeonato da Europa nos deram esta alegria. Jovens que se calhar não sabem o que fizeram. O futuro do futebol português está garantido. Depois, ao nosso treinador, ao mister Bino, que só ele sabe o quanto foi difícil convecê-lo depois de ser campão da Europa a mantê-lo motivado. Garantiu-me que íamos ser campeãos do mundo. E fomos. Muito obrigado pelo que fez pelo povo português. Permita-me deixar uma palavra de elogio aos clubes de futebol de Portugal, a esta transversalidade, que tem permitido que estes jovens possam trazer alegrias. O presidente tem sido o grande embaixador do futebol português e de todos os desportos em Portugal. Dissemos que somos capazes. Continuaremos neste nivel de exigência, sem arrogância, mas nesta nova era, de pode garantir a todos: habituem-se, vamos continuar a ganhar, vamos continuar a ganhar".
"Excelentíssimo senhor Presidente da República, obrigado pelo convite. É uma honra estarmos aqui presentes. Agradecer por tudo o que nos proporcionou. Agradecer aos meus jogdores porque tiveram um desempenho fantástico. Foi o culminar da maturidade que foram apresentando, foram grande. Obrigado a todos."
Na sala das Bicas, Marcelo Rebelo de Sousa cumprimenta todos os campeões do Mundo.
Um a um, os jogadores começam a sair do autocarro e dirigem-se para o interior do palácio de Belém. Marcelo Rebelo de Sousa, Pedro Proença e Bino Maçães vão discursar.
A Seleção Nacional está mesmo quase a chegar a Belém, onde vai ser recebida por Marcelo Rebelo de Sousa.
"Quero agradecer a todos os portugueses por esta receção. São memórias que vão ficar para sempre connosco e agora estamos sem chão! O que vem a seguir? O campeonato da Europa de sub-19!", disse Miguel Figueiredo ao Canal 11
No Canal 11, João Vieira Pinto sublinhou o feito da seleção de sub-17 e atirou: "eles estão a fazer com que se pense que isto é facil, porque ganharam o Europeu, o Mundial... Já estão de olho no Europeu de sub-19"
No autocarro, a comitiva continua a fazer a festa, entoando vários cânticos. O selecionador nacional Bino Baçães também falou ao Canal 11, elogiando o grupo de trabalho.
"É um privilégio, um orgulho, depois de tudo o que passámos... coisas boas. Oito jogos é muito difícil, tiveram uma grande capacidade de superação", começou por referir.
E acrescentou: "Tínhamos 3 objetivos. Gosto de dar passos seguros, não quero meter pressão. Sabíaamos que íamos ter um grupo muito difícil, três equipas charam aos 'quartos'. Depois de passarmos a primeira fase tínhamos o objetivo de pelo menos igualarmos o 3.º lugar. Vencendo as meias-finais, o grande objetivo era ganhar o Mundial. Deram uma grande demonstração de qualidade e classe".
Também ao Canal 11, José Neto destacou o trabalho de toda a equipa desde o início da competição.
Presença de pessoas de Aljustrel: "Tem muita importância para mim, queria mandar-lhes um abraço e um beijinho. Ajudaram-me muito neste processo".
Importância da conquista: "Foi muito especial para todos nós, sonhávamos muito em conquistar, trabalhámos desde o início, demos o máximo".
Festa: "Agora é desfrutar ao máximo com os portugueses".
Já no autacarro, o capitão Rafael Quintas falou ao Canal 11 e não escondeu a felicidade pelo momento que está a viver com os restantes companheiros de equipa.
Como é ser recebido desta forma em Portugal? "É um momento incrível para as nossas vidas, os adeptos são muito importantes para nós".
Saudades de Portugal: "Havia. É muito tempo. Agora queremos aproveitar com os nossos".
Dormiram com a taça? Quem é que ficou com a taça? "Fomos dividindo... muitos estiveram com ela".
Segredo para a conquista: "Somos todos muito amigos uns dos outros, muito unidos. Já nos conhcemos há muitos anos, é o principal para termos muito sucesso".
A tua referência, que é João Palhinha, partilhou uma mensagem depois da vossa conquista: "É incrível. As nosas referências nos grandes palcos apoiarem-nos. É incrível".
Os jogadores já estão no autocarro panorâmico que os vai levar a Belém para serem recebidos por Marcelo Rebelo de Sousa, depois de darem uma volta por Lisboa. Os futebolistas cantam o hino, num momento de grande união.
Rafaquel Quintas, capitão da Seleção de sub-17, acaba de erguer a Taça diante dos adeptos e familiares que estão no exterior do Aeroporto Humberto Delgado. O entusiasmo é muito...
Depois da conquista do Mundial de sub-17 no Qatar, a Seleção Nacional chegou ao início da manhã deste sábado a Portugal, com o avião a aterrar no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa.
Campeões mundiais derrotados (1-3) no segundo jogo de preparação em Espanha
Equipa de José Lima concentra-se sexta-feira na Cidade do Futebol
Federação congratulou-se ainda pela organização do Euro'2028 feminino de sub-19
Equipa das quinas é a campeã em título
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Viktor Onopko destacou-se pelo Real Oviedo na década de 90
Antigos internacionais portugueses tomaram posse esta quinta-feira