"A seleção não pode ser só quando dá jeito", disse Rui Jorge, esta quinta-feira, ao Canal 11, referindo-se a Eduardo Quaresma. No seguimento das declarações do selecionador nacional de Sub-21, o central João Muniz foi confrontado por Record com o tema e respondeu assim: "Acredito que não seja eu a pessoa mais certa para estar a julgar as decisões e opiniões de cada um. Se o mister fez essas declarações é porque o sentia e o Edu disse e fez aquilo que sentia e achava melhor. Não sou eu a pessoa que tem de opinar em relação a isso. Deixo essa decisão, opinião e sentimento para os dois. Se o mister disse o que tinha a dizer, ele achou que era o mais certo. O Edu sentiu e ele sabe melhor do que ninguém o que sente e o que consegue ou não dar pela equipa", referiu.
Falando em conferência de imprensa na Cidade do Futebol, o central leonino de 19 anos partilhou que é um sonho de criança ganhar um título pela seleção. "O sonho dos jogadores é conquistar um título pelo nosso país, por isso as ambições são as mesmas desde o primeiro dia e será assim até ao último dia", destacou. Depois de ter ajudado o Sporting B a subir à 2ª Liga -- "foi incrível", notou -- João Muniz sente-se motivado para ajudar Portugal a uma conquista inédita. "Agora o foco está na seleção. Sem dúvida que traz muito mais confiança ter feito uma boa parte final de época mas, sempre que existe uma convocatória, é o momento certo, estando a jogar ou não, pois estamos aqui por mérito. Todos os momentos são perfeitos para estar a representar a seleção, porque estamos a representar o nosso país, temos que dar o nosso máximo e trabalhar para a nossa seleção", reforçou, sem esquecer: "O estágio está a correr bem, o grupo está muito unido e todos aqui acreditamos no potencial de cada um."
Questionado sobre as dificuldades que espera enfrentar no jogo de estreia frente à congénere francesa, Muniz confessou: "No nosso treino, ainda só estamos a focar-nos em nós. Dia a dia, treino a treino, vamos chegar lá". De resto, sobre a França, Geórgia e Polónia, adversários que a equipa das Quinas na primeira fase do Europeu, adiantou: "É um grupo forte porque estamos num campeonato da Europa, onde já não há seleções fracas, porque todas as seleções têm a sua qualidade e competência. Senão, não estariam lá. Não teremos jogos fáceis, mas temos uma grande seleção e, se estivermos no nosso melhor e dermos o nosso máximo, o resultado virá como consequência".
Muniz fez questão ainda de vincar que o Europeu, que se realiza entre 11 e 28 de Junho na Eslováquia, é um palco de excelência. "Não só para mim, como para todos os jogadores, é uma montra absurda, pois é uma das maiores competições a nível futebolístico", sublinhou.
O jogador madeirense, natural da Ribeira Brava, enalteceu que o seu foco é o coletivo. "Se este funcionar, todos os jogadores vão concretizar os seus objetivos pessoais. Todos vieram para aqui com o objetivo de ir ao Campeonato da Europa e, depois, as decisões cabem ao mister. Há uma concorrência saudável, em que rodos querem agarrar o seu lugar e jogar". O jogador não tem dúvidas: "Um título traz história para a Federação e para Portugal. É um sentimento incrível e um feito muito importante na vida de qualquer jogador", rematou.
Na máxima força à partida
No último apronto em solo português, esta sexta-feira de manhã, a seleção nacional de Sub-21 treinou na máxima força, com os 23 eleitos de Rui Jorge sem limitações na sessão de trabalho. A comitiva nacional parte do aeroporto de Lisboa às 14h40, em voo comercial rumo a Viena (Áustria), onde deverá chegar pelas 19h05 locais. Segue-se a viagem de autocarro, de cerca de duas horas e meia, para a cidade de Trencin, na Eslováquia, que será o quartel-general da seleção.
Por Duarte GomesMora marcou e assistiu e teve em Quenda um fiel parceiro na construção da 2.ª vitória portuguesa
Técnico satisfeito depois do triunfo contra a Escócia
Jovem do FC Porto jogou mesmo atrás do ponta de lança
Triunfo por 2-0 com golos de Mora e Roger
Na antevisão do jogo com o Chelsea
Vitinha entre os principais candidatos ao troféu, numa lista onde surgem ainda João Neves e Nuno Mendes; época no Sporting valeu a Gyökeres um lugar no Théâtre du Châtelet, em Paris
Argentino 'empresta' imagem para jovens que sonham ser como ele
A expulsão aos 22', com vermelho direto, do médio Diabate, permitiu ao Sturm Graz partir para um triunfo tranquilo
Luca Zidane vai representar país dos avós
Selecionador brasileiro destaca qualidade dos dois jogadores que atuam em Portugal