Diretor-desportivo da Qatar Sports League debruçou-se sobre vários temas da atualidade e pede união no futebol
Apesar de estar há alguns anos fora de Portugal, Antero Henrique mantém uma visão clara sobre o que é necessário para o futebol português prosperar. Neste sentido, o antigo dirigente do FC Porto e atual diretor-desportivo da Qatar Sports League deixou um apelo a todos os protagonistas do desporto-rei, pedindo união para que a Liga portuguesa possa subir de patamar.
"Sublinharia a união entre instituições, entre diversos players e stakeholders do futebol, quer ao nível de futebol profissional e de seleções. Todos queremos que estejamos o mais possível juntos, alinhados com esta visão, que terá de ser definida em conjunto. Ideias todos temos, teríamos de nos sentar e discutir. Diálogo é sempre a melhor ferramenta para chegar a conclusões. O futebol português tem potencial, talento incomparável e tem de haver visão estratégica de um caminho onde todos se alinham. Comparamos a liga portuguesa com ligas da mesma dimensão de população e está a um nível altíssimo. Só que temos a exigência de querermos ser comparados ao top-5", apontou, ainda que tenha salvaguardado que entende essa ambição.
Relacionadas
"O nosso talento cria-nos esta ambição, esta ilusão. O talento que temos ao nível de treinadores e de jogadores leva-nos a ser ambiciosos. A maior parte dos clubes equilibra orçamentos com a questão comercial associada ao jogador e ao treinador. É uma liga vendedora, mas produz um talento imenso e cada vez mais tem mais condições para o desenvolver. É isto que faz com que a Liga cresça ainda mais. Levantam-se agora as questões que começam a ser discutidas, com a centralização dos direitos televisivos, no sentido de todos conseguirmos critérios que revertam a favor dos clubes", referiu.
Simultaneamente, Antero Henrique deixou também uma visão do mercado, apelando a algum realismo. "Os jogadores de 100 M€ têm falhado quase todos. Temos de tornar o mercado global realista", concluiu, na intervenção no Thinking Football Summit.
Líder da Liga Portugal garante que em breve se pronuncia sobre o futuro próprio
Presidente do V. Guimarães vaticinou longevidade do treinador no Berço no Thinking Football
Técnico acredita que a continuidade para o sucesso está assegurada
Miguel Poiares Maduro, Laurentino Dias e Hermínio Loureiro no debate
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Belgas e holandeses também perderam