O alerta de Javier Tebas: «Uma em cada 3 pessoas vê futebol grátis pela pirataria...»

Presidente da LaLiga abordou desafios do audiovisual no Thinking Football

• Foto: Tony Dias/Movephoto

Javier Tebas, presidente de La Liga, foi o convidado principal para a abertura do segundo dia do Thinking Football Summit que decorre até amanhã, na cidade do Porto. O dirigente juntou-se ao moderador Pedro Pinto para partilhar as perspetivas sobre o presente e o futuro do produto audiovisual da La Liga, demonstrando grande preocupação sobre a questão da pirataria audiovisual.

"A pirataria, só neste início de época, aumentou 20% em Espanha. Uma em cada 3 pessoas vê futebol grátis pela pirataria. E se não houvesse penalizações haveria muito mais pirataria. Os direitos marcaram sempre a diferença. Temos de lutar contra a pirataria. Vemos futebol através de uma app. O problema é dos titulares e não do audiovisual. A pirataria... não sabemos bem como funciona. Sabes que um senhor tem um IP que transmite e o consumidor pirata consome. Como se consegue isso? Consegue-se através do computador, entrando pelas operadoras. É importante que isto acabe. Estão em servidores, é preciso saber onde. Pode comprar-se todas as ligas. Telegram, Meta... são alguns dos lugares onde circula a informação sobre a pirataria de como ver futebol", afirmou.

O dirigente liga espanhola abordou ainda sobre a importância da expansão do mercado audiovisual: "O mercado nacional tem um limite de população que não depende de terceiros. Somos 45 milhões em Espanha. Encontrar mercados para crescer e termos espectadores diretos é esse o caminho que seguimos. Em muitos países, não é fácil, porque há cada vez mais concorrência. Temos acompanhado de perto essa evolução".

Por José Santos
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Premium ver exemplo

Ultimas de Thinking Football Summit

Notícias
Notícias Mais Vistas