Ministro falou da importância da modalidade para a economia portuguesa
O ministro da Economia, Pedro Reis, abriu o último dia do Thinking Football Summit, deixando uma visão sobre a forma como a Economia pode aproximar-se ainda mais do futebol.
"Creio que, acima de tudo, o desafio é como a Economia Portuguesa pode unir-se mais ao futebol e tirar partido do que o futebol pode dar face ao posicionamento da economia portuguesa", referiu o membro do Governo, destacando os dois setores: "O futebol português quer expandir-se, e bem, internacionalmente. Esse trabalho tem sido bem feito, assim como acontece com a economia portuguesa. O nosso crescimento sustentável é muito semelhante, uma vez que, quanto mais singrarmos internacionalmente, mais ambição teremos." E continuou: "Por um lado, quando a indústria do futebol está bem, isso alimenta a economia portuguesa. Por outro, à medida que a economia portuguesa avança isso também acaba por ter um impacto positivo no futebol", sustentou.
Pedro Reis exemplificou a sua visão com o Thinking Football Summit. "Aquilo que estou a ver hoje neste evento poderia estar a ver em Singapura, em Londres ou em São Francisco. Ao ver associada a tecnologia ao talento, setores onde estamos na ponta da economia mundial, estamos a conseguir afirmar Portugal. O futebol estimula toda esta matéria, sem sequer entrar em setores mais clássicos, como ao nível das infraestruturas."
A internacionalização também foi abordada pelo ministro da Economia: "Estamos a expandir essa realidade porque estão comparados aos melhores do mundo, entregando resultados. Não temos dúvidas que do mundo do futebol nascem grandes embaixadores de Portugal", justificou, falando ainda da necessidade de um regime fiscal mais competitivo válido para todas áreas. "Só há um caminho, que é a redução transversal. Não é verdade que isso não tem impacto na atração de investimento. Temos de ter competitividade fiscal para capturar investimento. Fico perplexo que tenhamos de advogar porque temos de baixar o IRC, por exemplo. Deveríamos estar, sim, a discutir quanto temos de baixar", concluiu.
Líder da Liga Portugal garante que em breve se pronuncia sobre o futuro próprio
Presidente do V. Guimarães vaticinou longevidade do treinador no Berço no Thinking Football
Técnico acredita que a continuidade para o sucesso está assegurada
Miguel Poiares Maduro, Laurentino Dias e Hermínio Loureiro no debate
Yassir Zabiri marcou os golos que deram a vitória à seleção africana
Cheikh Touré, de 18 anos, foi encontrado morto no Gana, depois de ter sido convencido de que iria fazer testes numa equipa profissional
Informação foi divulgada pelo FC Rebellen, clube composto por ex-jogadores onde o holandês atua
Treinador deixou o Liverpool para se tornar diretor global de futebol da Red Bull