Miguel Poiares Maduro, Laurentino Dias e Hermínio Loureiro no debate
A transparências e a sustentabilidade no futebol estiveram em discussão no Thinking Football, este sábado, no Porto, num painel que contou com a participação de Miguel Poiares Maduro, antigo Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Laurentino Dias e Hermínio Loureiro, ambos antigos Secretários de Estado do desporto.
"Temos as regras de fair-play financeiro, de integridade, mas o problema fundamental é qual é o mecanismo de governo adequado para garantir que essas regras sejam adequadas. O futebol até está mais evoluído que outras modalidades, mas é um problema em que temos computadores dos anos 70 com um software de 2024. O negócio do futebol é hoje um e a sua cultura de governo permaneceu muito numa lógica amadora e associativa e tem hoje de mudar muito nesse sentido", defendeu Miguel Poiares Maduro, pugnando pela modernização da forma de gestão dos clubes e da própria modalidade.
Pelo seu lado, Laurentino Dias apontou a uma mudança em andamento, através da renovação geracional dos dirigentes: "O futebol português é uma realidade bonita, que traz a todos nós alegrias e momentos inesquecíveis. Tem o futebol português um caminho para fazer ainda, que é duro e difícil, no sentido de maior sustentabilidade e transparência. Acho que esse caminho se faz menos pelos governos e mais pelos próprios intervenientes. Tenho esperança que uma nova geração de dirigentes de clubes seja uma alavanca para esse caminho que o futebol português deve trazer."
Por fim, Hermínino Loureiro destacou a evolução já registada nos últimos anos em termos de transparência, apontando à necessidade de uma aproximação dos organismos internacionais nessa temática. "As diferentes alterações das legislações têm procurado que exista mais controlo e rigor, como regime jurídico das SAD, e onde muitas vezes é preciso reforçar os mecanismos de controlo e fiscalização. Mas não se pode parar. Os países nesta área de garantir que haja transparência e verdade desportiva, a nível internacional, tem de se organizar melhor. É um desafio, mais um, que a União Europeia tem de ter de forma consistente, dizendo que querem que haja transparência, integridade, que seja um desporto em toda a sua dimensão", disse.
Líder da Liga Portugal garante que em breve se pronuncia sobre o futuro próprio
Presidente do V. Guimarães vaticinou longevidade do treinador no Berço no Thinking Football
Técnico acredita que a continuidade para o sucesso está assegurada
Miguel Poiares Maduro, Laurentino Dias e Hermínio Loureiro no debate
Filho do extremo do Barcelona foi ignorado por mascote no parque de diversões parisiense
Bobo Baldé, que esteve na final da Taça UEFA de 2003, entre Celtic e FC Porto, terá sido atropelado e esmurrado por pais antes de ser levado pela polícia
Revelação caricata de Allan Nyom sobre o dianteiro colombiano
Internacional dinamarquês está à procura de clube depois de ter terminado contrato com o Manchester United