Os artigos publicados na secção Indica apresentam produtos e serviços que podem ser do interesse dos leitores. Este projecto comercial é realizado em parceria com empresas afiliadas.
Se sente que já perdeu a conta ao número de prestações que tem todos os meses, vale a pena saber o que é, afinal, uma consolidação de créditos e como pode mudar o seu dia a dia financeiro
Atualizado a 20 de janeiro de 2026 às 16:15
Quando existem várias prestações, diferentes datas de pagamento e juros espalhados por vários créditos, é normal sentir que se está constantemente a “correr atrás” das contas. Inúmeros créditos podem rapidamente transformar-se num peso difícil de gerir.
O que é a consolidação de créditos?
Quando falamos de consolidação de créditos, trata-se de juntar vários créditos num só. Em vez de ter um crédito pessoal, outro do carro, cartões de crédito e talvez ainda um descoberto bancário, passa a ter apenas um contrato e uma única prestação mensal.
Na prática, significa substituir esses créditos por um novo empréstimo, com um prazo e uma prestação ajustados à minha capacidade financeira, de forma a reduzir o esforço mensal.
Em 2025, quem consolidou créditos ao consumo com a Gestlifes, poupa mensalmente, em média, 254€. Em casos onde juntou o crédito habitação (crédito consolidado com hipoteca) a poupança média foi de 443,35€.
Simule já o seu crédito consolidado e veja o quanto consegue poupar com a Gestlifes.
Simulação de consolidação de créditos
COMEÇAR A POUPARComo funciona, passo a passo:
De forma simples, o processo costuma seguir estas etapas:
Simule agora o seu crédito consolidado com a Gestlifes e descubre quanto pode poupar todos os meses.
Simule aqui o seu crédito consolidado com a Gestlifes.
COMEÇAR A POUPARVantagens práticas para o dia a dia
Para o público em geral, o que realmente interessa são os efeitos na vida quotidiana. Com uma consolidação bem feita, posso:
Ter uma só prestação, em vez de várias, o que simplifica bastante a gestão mensal e ganhar maior previsibilidade ao saber exatamente quanto sai da conta e em que dia. Desta forma, recuperar algum alívio financeiro, ficando com mais margem para despesas essenciais ou para criar uma pequena poupança, o que se traduz numa redução de stress associado a telefonemas, lembretes e preocupações constantes com atrasos. Para muitos, a consolidação não é apenas uma operação financeira, é uma forma de voltar a sentir controlo sobre o próprio orçamento.
Qual é o papel de um intermediário especializado?
Tratar disto sozinho pode ser confuso. Ler contratos, comparar condições e tentar perceber qual é a melhor solução não é simples para quem não está habituado a lidar com estes temas.
É aqui que um intermediário de crédito especializado, como a Gestlifes, pode fazer a diferença: analisa a minha situação de forma personalizada, explica as opções em linguagem clara e trata da maior parte da burocracia em meu nome. Assim, consigo perceber se faz sentido avançar, quanto posso baixar a prestação e quais são as condições, sem ter de andar de banco em banco a pedir propostas.
Gestlifes é uma marca registada da JPCOM U. LDA, intermediário de crédito vinculado autorizado pelo Banco de Portugal sob o nº 1409. Prestamos serviços de apresentação, proposta e assistência em contratos de crédito, bem como serviços de consultoria. Trabalhamos com as seguintes instituições financeiras: BNP Paribas Personal Finance, S.A. - Sucursal em Portugal, Montepio Crédito - instituição financeira de crédito, S.A., Cofidis, Banco Credibom S.A., Unicre instituição de crédito, S.A., Novo Banco S.A., BNI - Banco de Negócios Internacional (Europa), S.A., Banco CTT, S.A., Banco BPI S.A., Banco Santander Totta, S.A., SICAM - Caixa Central e Caixas de Crédito Agrícola Mútuo, Caixa Geral de Depósitos S.A., CA Auto Bank S.P.A. - Sucursal em Portugal, Bankinter, S.A. - Sucursal em Portugal.
Os artigos publicados na secção Indica apresentam produtos e serviços que podem ser do interesse dos leitores.
Este projecto comercial é realizado em parceria com empresas afiliadas.
Para mais informações: indica@medialivre.pt
Outras Sugestões