Os artigos publicados na secção Indica apresentam produtos e serviços que podem ser do interesse dos leitores. Este projecto comercial é realizado em parceria com empresas afiliadas.

Agora em desconto na Black Friday! Testámos este monitor Carplay e Android Auto para modernizar um Dacia de 2017 para os dias de hoje

Dotar um carro de soluções de conectividade aumenta a segurança de condutores e passageiros

Atualizado a 11 de março de 2025 às 11:47

Uma das questões mais relevantes num automóvel nos dias que correm passa pela conectividade. A ligação estreita entre o nosso carro e o smartphone é algo muito valorizado, que traz soluções práticas e até promovem um comportamento de segurança. Decidimos testar um monitor Carplay e Android Auto num carro com alguns anos e sem estas possibilidades à partida. O que é certo é que ficámos bastante satisfeitos com o resultado. Agora pode conseguir este monitor com um desconto significativo na Black Friday da Amazon.

Em segundos dotámos um Dacia de 2017 com um ecrã que, quanto a nós, promove um comportamento mais seguro ao volante. Senão, vejamos: basta ligar uma vez o monitor com a fonte de alimentação incluída ao isqueiro do carro e conectá-lo ao smartphone (funciona com iPhone no sistema Carplay e com Android em Android Auto) por Bluetooth e já está. Ficamos com as aplicações fundamentais à distância de um toque sem necessidade de mexer no telemóvel para usar o GPS, ouvir as nossas músicas favoritas, podcasts, ou aceder à lista de contactos telefónicos.

Música, GPS e chamadas ficam no touchescreen e não precisa manusear o telemóvel

VER PREÇO

O automóvel em que testámos este monitor Carplay tem Bluetooth, o que permite usar todo o sistema de som do carro para reproduzir músicas e as chamadas telefónicas, mas nos automóveis sem este recurso basta escolher uma frequência FM vazia no seu rádio e replicá-la no monitor, ou usar uma saída AUX que o resultado é o mesmo. No limite... mesmo que o carro não tenha rádio nem colunas, o próprio monitor tem uma saída de som própria.

Outra grande vantagem são os controlos de voz: basta falar para introduzir um destino na aplicação de GPS que mais gosta, ou dizer para quem deve fazer a chamada telefónica, tudo com apenas um toque e sem desviar a atenção da estrada. Os comandos, mapas e informações relevantes ficarão bem visíveis no Carplay.

Os comandos de voz permitem dar instruções ao Carplay

VER PREÇO

Este ecrã é bastante generoso, tem 9 polegadas e cores brilhantes para que não perca nenhum detalhe a qualquer hora do dia, mesmo na horas de maior luminosidade. Depois de configurado pela primeira vez, assim que entra no carro e dá à chave o ecrã assume logo o smartphone a que foi conectado e basta seguir viagem. 

Na caixa chegam duas possibilidades de instalação: uma base fixa e um braço articulado e extensível para posicionar o Carplay como mais lhe convier sem prejudicar a condução. Este monitor tem ainda a possibilidade de replicar o ecrã do telemóvel para conteúdos multimédia, mas isso não é possível ser feito enquanto assume a função de Carplay ou Android Auto por motivos de segurança. 

O ecrã de 9 polegadas tem bastante luminosidade e permite acompanhar o GPS de forma eficiente

VER PREÇO

Mais barato que um sistema de GPS integrado na viatura, ou um rádio multimédia carregado de opções com esta qualidade de imagem, este monitor é uma solução muito simples e prática para quem liga às questões da conectividade e quer ter os mapas, a música, as mensagens e o telefone num local de acesso fácil sem a necessidade manusear dispositivos móveis durante a condução. Está à venda na Amazon e tem uma classifcação de 4,5 estrelas em 5 possíveis.

Sistema funciona com iPhone Android e está à venda na Amazon

VER PREÇO

Os artigos publicados na secção Indica apresentam produtos e serviços que podem ser do interesse dos leitores.
Este projecto comercial é realizado em parceria com empresas afiliadas.
Para mais informações: indica@medialivre.pt

Outras Sugestões