Diego Ruiloba vence na Madeira, João Silva o melhor português
Piloto espanhol volta a brilhar na prova madeirense.

Diego Ruiloba (Citroen C3 Rally2) venceu pela segunda vez consecutiva o emblemático Rali da Madeira. A prova pontuável para o FIA European Rally Trophy, para o Campeonato Portugal de Ralis (CPR) e para o Campeonato de Ralis Coral da Madeira, foi disputada até à última especial de classificação, com João Silva (Toyota GR Yaris Rally2) a ser o melhor português e a assegurar a vitória para o regional de ralis. Kris Meeke (Toyota Yaris Rally2) saiu vitorioso entre os pilotos do Campeonato de Portugal.
O espanhol Diego Ruiloba impôs-se ao madeirense João Silva por curtos, mas determinantes, 4,4 segundos. O italiano Simone Campedelli (Skoda Fabia RS Rally2) fechou os lugares do pódio, com 12,4 segundos de desvantagem. O também madeirense Miguel Nunes, igualmente em Skoda Fabia Rally 2, ficou com o quarto posto da classificação geral. Na quinta posição, Kris Meeke (Toyota Yaris Rally2) foi o melhor entre os pilotos do Campeonato Portugal de Ralis (CPR), mas a uns distantes 48,9 segundos do vencedor. O piloto britânico centrou-se exclusivamente nos seus interesses no campeonato e não entrou em lutas desmedidas que podiam comprometer o resultado. Armindo Araújo (Skoda Fabia Rally2) foi sexto da geral, segundo entre os pilotos do CPR, enquanto José Pedro Fontes fechou em terceiro os lugares do pódio do nacional de Ralis.
No que diz respeito às classificações do CPR, Kris Meeke cimentou a primeira posição, agora com 132 pontos, ao passo que Armindo Araújo se isolou na segunda posição, com 112, e Dani Sordo é terceiro, com 105.
No CPR Duas Rodas Motrizes, o ucraniano Anton Korzun (Peugeot 208 Rally4) foi o melhor mesmo que muito pressionado por Ricardo Sousa (Peugeot 208 Rally4) que com este segundo lugar consolida a liderança do campeonato.
O Campeonato Portugal de Ralis faz agora a habitual pausa para as férias de verão e regressa com o Rali da Água-Transibérico Eurocidade Chaves-Verín, sétima e penúltima prova da temporada, entre os dias 19 e 20 de setembro.
Joaquim Machado ganha em Montalegre
Entretanto, a sexta ronda do Campeonato de Portugal de Ralicross e Kartcross, realizada em Montalegre, ficou marcada pelo primeiro triunfo de Joaquim Machado (Audi A1) esta época nos Super 1600, a que se juntaram os regressos às vitórias de Rafaela Barbosa (Citroen Saxo), na Nacional 2RM, de António Sousa (Peugeot 208), nos SuperCars, e ainda de Pedro Marques (LBS RX01), nos Kartcross.
Na categoria mais concorrida, a Nacional 2RM, Rafaela Barbosa (Citroen Saxo) tornou-se no primeiro piloto a somar duas vitórias na presente temporada, depois de bater na final Adão Pinto (Opel Astra) e Bruno Lima (Citroen Saxo), numa ronda em que os líderes do campeonato tiveram sortes diferentes na pista do Alto de Padornelos.
Joaquim Machado (Audi A1), nos Super 1600, conquistou o primeiro triunfo de 2025, sendo secundado por Tiago Ferreira (Peugeot 208), o vencedor da jornada anterior, em Sever do Vouga, e António Sousa (Peugeot 208). Nos SuperCars, António Sousa (Peugeot 208) somou o segundo triunfo do ano enquanto Nélson Costa (Fiat Uno) dominou nos Iniciados. Pedro Marques (LBS RX01) colecionou a terceira vitória da temporada nos kartcross. No Troféu Júnior, Martim Henriques (LBS RX01) superiorizou-se.
A próxima prova acontece em Sever do Vouga a 20 e 21 setembro.
Campeonato de Portugal Rotax esteve ao rubro em Braga
No Kartódromo Internacional de Braga, 83 pilotos distribuídos por diferentes categorias, deram um excelente espetáculo na quarta e penúltima prova do Campeonato de Portugal Rotax. Muita competitividade – com concorrentes de 11 nacionalidades. Luís Aguiar, na categoria DD2, Pedro Ribeiro, na DD2 Master, Rafael Rajani, na Sénior Max, Leonor Rocha, na Júnior, Miguel Martins, na Mini/Micro Max, Gustavo Oliveira, na Micro Max, e Guilherme Aguiar, na Micro Academy, venceram nas suas categorias a quarta prova do Campeonato de Portugal Rotax. A derradeira jornada acontece a 27 e 28 de setembro altura que serão conhecidos os campeões de 2025.