C•Studio
Saiba Mais

C•Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do universo Medialivre.
Aqui as marcas podem contar as suas histórias e experiências.

Gonçalo Guerreiro é o novo campeão de Todo-o-terreno

A Baja TT Lagos encerrou mais uma temporada do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno AMI48, com a vitória de Tiago Reis (MMP). Prova consagrou Gonçalo Guerreiro.

Gonçalo Guerreiro, à direita, é o novo Campeão de Portugal de Todo-o-Terreno

Numa prova intensa e competitiva, o título histórico só ficou confirmado a favor do jovem piloto do Polaris no final. Com Reis a impor-se ao longo dos dois setores seletivos após um prólogo disputado ao mais alto nível – no qual o triunfo sorriu a Guerreiro –, a luta pelo título concentrou-se em Gonçalo Guerreiro, que precisava apenas de somar cinco pontos para assegurar a conquista do campeonato. Se por um lado Guerreiro adotou uma estratégia inteligente e segura, evitando riscos desnecessários, Tiago Reis, por seu lado, assinou uma vitória sólida e incontestável na Baja de Lagos, demonstrando uma rápida adaptação ao MMP. O triunfo do piloto de Fradelos valorizou ainda mais uma prova que, apesar da ausência de uma das principais figuras do campeonato, manteve um ritmo elevado e fortes duelos ao longo de todo o fim de semana. Daniel Silva/Gonçalo Magalhães (Taurus) foram segundos e o jovem Gonçalo Guerreiro navegado pela espanhol Pablo Moreno terceiros e os melhores entre os T4.

O vencedor da prova, Tiago Reis, ficou feliz com o triunfo e com o título na categoria T3, mas mais feliz estava o novo campeão nacional. “Está terminada a Baja de Lagos, que correu bastante bem. Não foi uma prova fácil, tivemos um furo e escapou-nos a segunda posição da geral, mas ainda assim terminamos com excelente pódio e alcançámos o objetivo principal que era chegar ao título absoluto. Estou bastante feliz e agora é desfrutar do momento com a equipa e com os mecânicos que fizeram um excelente trabalho”, afirmou Gonçalo Guerreiro.

Nas restantes categorias em competição, Pedro Dias da Silva e Ivo Santos (Ford Ranger Proto) venceram entre os T8 e Joahannes Senders e Kala Senders nos T1.A edição de 2025 do CPTT AMI48 encerra assim com novo campeão, novas histórias e a confirmação do crescimento competitivo da disciplina em Portugal. A temporada termina, mas a promessa de mais emoção no todo-o-terreno nacional já se faz sentir para 2026.

Já há campeões no Trial 4X4

Mação recebeu este fim de semana a última etapa do Campeonato Portugal Trial 4x4, num encerramento de época marcado por emoção, pistas exigentes e decisões importantes. 

No primeiro dia de competição ficaram definidos os campeões das várias classes, com destaque para a SuperProto, na qual Flávio Gomes e Cristiano Fernandes conquistaram o título nacional após um jejum de dez anos. Bastou o segundo lugar na Especial para a Tabô Team carimbar o título de campeão nacional, numa conquista bastante emotiva.

Na classe Proto, Luís Bacelo e Hugo Martins, da Oficina Bacelo, confirmaram o domínio da época ao conquistarem tanto a prova de resistência como o título nacional. Já na Extreme, também uma estreia no título. César Marques e César Tadeu celebraram o primeiro título da sua história, embora não tenha vencido a especial. Na classe Promoção, a dupla Diogo Santos e Diogo Carvalho, da Tony Antunes Automóveis, chegou a Mação com favoritismo assumido e garantiu também a conquista do campeonato.

Com os campeões já definidos, o domingo permitiu que outras equipas brilhassem na pista maçaense. A QTAL venceu a SuperProto, enquanto a Canelas Pneus terminou a temporada com um triunfo muito aguardado na classe Proto. Na Extreme, João Teixeira e Fernando Pereira, da Inferninho Team, alcançaram a sua primeira vitória do ano. Na Promoção, a festa foi da equipa Lenhas do Costa, com Francisco Costa e António Dias a cruzarem a meta em primeiro lugar. 

Clássicos encerram temporada no Estoril

O Circuito do Estoril foi palco da última jornada dos Campeonatos de Portugal de Clássicos com vitórias repartidas nas mais diversas categorias. Nos Clássicos, vitória para Rui Costa e João Macedo Silva na primeira e segunda corridas respetivamente, com o último a assegurar o título nacional. Nos 1300 destaque para Carlos Cruz que venceu as duas corridas da jornada, o mesmo acontecendo a Francisco Gonçalves entre os Super Legends. Já nos Legends Luís Liberal venceu a primeira corrida do fim de semana e Joaquim Soares a segunda.