Hélder Silva vence Rampa Serra da Estrela
Tetracampeão nacional foi, mais uma vez, a grande estrela na edição 2025 da Rampa Serra da Estrela – Covilhã, quarta prova da temporada do Campeonato de Portugal de Montanha JC Group.

A prova, organizada pelo CAMI Motorsport, contou com a presença de 70 pilotos viu Hélder Silva (Norma FC20) fazer jus ao seu estatuto ao impor um ritmo avassalador. Na última subida, o tetracampeão nacional cravou um novo recorde absoluto da rampa com o tempo de 2:45.341, consolidando ainda mais a sua liderança no campeonato.
José Correia (Osella PA.30) garantiu o segundo lugar da geral após um fim de semana exigente, marcado por problemas mecânicos na sua barchetta. Já Carlos Vieira (Porsche 992 GT3 Cup) foi uma das figuras do evento: terminou em terceiro na geral e venceu com autoridade a Categoria GT. Destaque para o jovem Tomás Pinto, que fez a sua estreia absoluta entre os Protótipos B com o BRC CM 05 Evo e conquistou logo a vitória na categoria, além de um excelente 5º lugar da geral. Na Categoria Super Challenge, Luís Nunes (Skoda Fabia R5) voltou a não dar hipóteses à concorrência, somando mais um triunfo e mantendo a invencibilidade estando cada vez mais perto do seu sétimo título nacional. Pedro Alves (Cupra TCR) confirmou a sua boa forma ao vencer entre os Turismos, alcançando a segunda vitória consecutiva. Nos Monolugares, o mais forte foi Nuno Fazendeiro (Funspeed FS 2019), enquanto António Alves (AG AG/S) se destacou entre os Kartcross.
No Campeonato de Portugal Clássicos de Montanha JC Group, Pedro Silva impôs-se com o seu VW Golf S16. No Campeonato de Portugal Legends de Montanha JC Group, António Barros (BMW M3) manteve o domínio absoluto e conquistou a quarta vitória consecutiva da temporada. José Salgado (Toyota Starlet) venceu pela quarta vez consecutiva no Campeonato de Portugal de Montanha 1300 JC Group. Na competição jovem FPAK Junior Team de Montanha, Nuno Guimarães manteve a invencibilidade, alcançando a quarta vitória consecutiva.
O campeonato segue agora para o Douro Vinhateiro, onde se disputará a Rampa de Santa Marta, agendada para os dias 21 e 22 de junho.
João Ribeiro entra a ganhar no Europeu de Ralicross RX3 em Lousada
Entretanto, o Circuito Internacional de Lousada foi palco da primeira jornada do Campeonato do Mundo de Ralicross e do Campeonato Europeu de Ralicross. Portugal continua a ser destino privilegiado das melhores competições mundiais. O renovado circuito da Costilha viveu um fim de semana repleto de adrenalina e de uma multidão em festa que não arredou pé das bancadas e delirou com os melhores pilotos do mundo da modalidade.
João Ribeiro, a principal estrela nacional, levou ao êxtase os milhares de fãs da modalidade. Depois de ter vencido a Qualificação 1 e 2, o vice-campeão Europeu RX3 voltou a vencer a Qualificação 3 e 4. Na meia-final 1 voltou a superiorizar-se assegurando a pole position para o derradeiro confronto de uma jornada por si só já bastante quente. No arranque para a final, Ribeiro foi exímio mantendo-se na frente não dando qualquer hipótese aos seus adversários. No computo final João Ribeiro subiu ao lugar mais alto do pódio para delírio dos presentes. André Sousa, outro dos pilotos portugueses em competição, ficou em segundo, enquanto Samuel Kovacs foi terceiro.
“Ganhar em Portugal e na frente do meu público é fantástico. Não poderia querer mais nem melhor. Estou muito feliz com este resultado e por começar a época desta forma tão especial. Foi um fim de semana perfeito, venci todas as qualificações e corridas. Agora quero festejar este resultado e depois pensar no que virá a seguir”, referiu João Ribeiro.
No que diz respeito ao Campeonato do Mundo de Ralicross a expectativa estava em alta para descobrir quem seria o vencedor. As lutas acesas no primeiro confronto do ano não davam certezas, mas o sangue-frio de Niclas Gronholm foi o atributo principal para permitir superar os adversários e cantar vitória em solo
Hugo Costa e Bernardo Pereira destacam-se no Drift
Decorreu neste fim de semana, no Circuito Internacional de Montalegre, a terceira etapa do Campeonato de Portugal de Drift Topics. O calor abrasador não arredou o público que ansiava pelo espetáculo sempre prometido na modalidade. Cerca e 40 pilotos divididos por duas categorias Pro e Semi Pro deram o seu melhor, mas apenas alguns pilotos saborearam os lugares do pódio. Assim, entre os pilotos Pro, Hugo Costa foi o melhor seguido de Thomas Moss, no segundo lugar, e Rafael Ferreira, no lugar mais baixo do pódio. Na categoria Semi Pro vitória para Bernardo Pereira seguido de perto por Walter Horst, no segundo lugar, e Fernando Ribeiro no terceiro posto. A próxima jornada do Campeonato acontece a 12 e 13 de julho em Braga.