Latvala vence em Fafe e é campeão europeu
Piloto finlandês não deu hipótese à concorrência e cumpriu o seu objetivo.
Com um andamento muito superior ao dos adversários, Jari Matti-Latvala (Toyota Celica ST185) confirmou em toda a linha aquilo que se esperava dele e não só venceu o Historic Rally Fafe como se sagrou campeão absoluto do Campeonato Europeu de Ralis Históricos da FIA (CERH). O finlandês, como já se sabia, é piloto de “outro campeonato” e, dispondo de um carro que funcionou na perfeição, limitou-se a cumprir o seu objetivo.
“Conquistar este título no CERH em Portugal era muito importante, daí que no segundo dia de competição tivesse andado com algumas cautelas para assegurar a vitória. As condições das classificativas estavam mais difíceis, com o piso a alternar entre o seco e o molhado. Portanto, qualquer erro poderia deitar tudo a perder. Adorei este rali, as classificativas eram muito interessantes e diverti-me bastante”, declarou, no final, um radiante Jari-Matti Latvala, que fixou uma vantagem final de 4m43,5 segundos para o segundo classificado, o italiano Valter Pierangioli (Ford Sierra RS Cosworth 4x4).
Pierangioli acabou por não permitir que Maciej Lubiak (Porsche 911 2.7 RS), líder absoluto do CERH à partida deste último rali da época, pudesse secundar Latvala, adversário que mereceu do polaco os maiores elogios: “O meu propósito era sagrar-me campeão da Categoria 2, porque a nível absoluto o Latvala é mesmo muito rápido e torna-se bastante difícil competir com ele… Consegui e estou muito satisfeito por levar aquele título para casa”, referiu o piloto do Porsche.
No que toca aos títulos do CERH, António Parisi (Porsche 911S) é campeão na Categoria 1 (Pre 1970), Maciej Lubiak (Porsche 911 2.7 RS) na Categoria 2 (1970/1975), Jesus Ferreiro (Ford Escort RS 1800) na Categoria 3 (1976/1981) e Jari Matti-Latvala (Toyota Celica ST185) na Categoria 4 (1982/1992) e Absoluto.
Paralelamente, este Historic Rally Fafe englobou ainda a prova da Taça de Portugal de Clássicos, cujo vencedor foi Rui Ribeiro (Ford Escort MK2), com César Fernandes (Ford Escort MKI) e Armando Marques (Toyota Starlet) a fecharem o pódio.
Por fim, na prova de encerramento do Campeonato Norte de Ralis (CNR), cujos pilotos entraram em ação apenas este sábado, Mário Castro (Renault Clio RS) conquistou um saboroso triunfo “em casa”, ao bater Rafael Cunha (Ford Fiesta R200) por 11,6 segundos, o que lhe permitiu sagrar-se campeão 2RM (duas rodas motrizes), após um aceso duelo vincadamente fafense com aquele seu rival e familiar (sobrinho). Tiago Silva (Ford Fiesta R5), o já campeão absoluto do CNR, foi terceiro, a 32,3 do primeiro.
Miguel Nunes vence Rali de Porto Santo
Entretanto, Miguel Nunes e João Paulo, ao volante de Skoda Fabia RS Rally2, venceram o Rali de Porto Santo, oitava e última prova do Campeonato de Ralis Coral da Madeira que esteve na estrada no último fim-de-semana. Já coroado campeão regional da presente temporada, Nunes liderou em toda a sua extensão da prova e foi o melhor em seis das oito classificativas do programa, cortando a meta com uma vantagem de 4,9 segundos para o mais direto adversário.
Segundos classificados, João Silva e Luís Rodrigues tentaram bater o seu rival, de quem se aproximaram a determinada altura, mas os esforços do piloto do Toyota GR Yaris Rally2 revelaram-se infrutíferos. Algo distante dos dois primeiros, Miguel Caires e Jorge Carvalho, num Skoda Fabia RS Rally2, completaram o pódio. O lote dos cinco primeiros classificados incluiu ainda Rui Jorge Fernandes, ao volante de um Skoda Fabia Rally2 Evo, e Filipe Freitas, vitorioso no grupo RGT com um Porsche 991 GT3.
Vasco Silva e Tiago Fernandes venceram entre os pilotos das duas rodas motrizes ao mesmo tempo que asseguraram o título na competição e entre os pilotos do grupo RC4, batendo os seus mais diretos adversários, Sandro Teixeira e João Neves em Peugeot 208 Rally4 que terminaram na terceira posição. Bruno e Paulo Coelho (Citroen C2) venceram no Troféu Rafael Costa.
Gabriela Teixeira e Jan Rodrigues representam Portugal
Gabriela Teixeira e Jan Rodrigues vão juntar-se a outros 105 pilotos oriundos de 50 países de todo o mundo para disputar o FIA Arrive and Drive World Cup na Malásia de 14 a 16 de novembro. Os pilotos com idades compreendidas entre os 12 e os 19 anos serão divididos em duas categorias distintas: Júnior e Sénior. Gabriela alinhará na Sénior e Jan na Júnior. O evento promete ser um dos mais disputados ao nível do karting mundial onde os pilotos portugueses querem brilhar e marcar uma posição no panorama internacional.
