C•Studio
Saiba Mais

C•Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do universo Medialivre.
Aqui as marcas podem contar as suas histórias e experiências.

Lousada consagrou campeões

André Marinho (Nacional 2RM), Gustavo Henriques (Kartcross), Jorge Machado (Super 1600) e José Oliveira (Super Cars) conquistaram os títulos de campeões na prova de encerramento do Campeonato de Portugal de Ralicross e Kartcross.

Pilotos disputam títulos do Campeonato de Portugal de Ralicross e Kartcross em Lousada

No circuito de Lousada, na categoria Nacional 2RM, Rafaela Barbosa (Citroen Saxo) colheu os louros na final, ao dominar de forma convincente, face a Bruno Lima (Citroen Saxo) e a Manuel Tavares (Peugeot 106), mas o título foi confirmado por André Marinho (BMW 328), cujo quarto lugar lhe permitiu fazer a festa. O título da Divisão 1 desta categoria, que à partida tinha Rafaela Barbosa como líder, acabaria, apesar do triunfo na final, por fugir à jovem piloto de Paços de Ferreira por um escasso ponto em relação a Bruno Lima, cujo segundo lugar (na final) lhe permitiu a conquista do ceptro pela margem mínima. Na Divisão 2, André Marinho confirmou o favoritismo que lhe era atribuído, sagrando-se campeão.

Jorge Machado (Peugeot 208), nos Super 1600, começou a jornada com dois furos, mas tais contratempos em nada fizeram perigar a posição de líder destacado do Campeonato na sua categoria, face a Tiago Ferreira (Ford Fiesta). Sem nunca arriscar, o segundo lugar na final foi mais do que suficiente para Machado confirmar o título de campeão.

Nos Super Cars, José Oliveira (Peugeot 208) esteve intocável para, como se esperava, garantir a vitória no campeonato, na frente de Manuel Pinto (Citroen C2), que foi o vencedor da Divisão 2-Open Rx. Michael Braun (Citroen C1) dominou e venceu nos Iniciados, assegurando o seu primeiro título de campeão.

A emoção esteve ao rubro no kartcross, já que três pilotos chegavam a Lousada separados por dois pontos e o trio constituído por Pedro Marques, Gustavo Henriques e Alexandre Borges, todos nos LBS RX01, destacou-se claramente da concorrência. Na final, ganha por Borges, a diferença, para as contas finais do campeonato, foi ditada pela volta mais rápida (que vale 1 ponto extra) feita por Henriques, o que lhe permitiu sagrar-se campeão. No Troféu Júnior, Martim Henriques (LBS SX01) voltou a não deixar créditos por mãos alheias, para se superiorizar a Lourenço Rocha (Semog Bravo) e sagrar-se campeão.

Martim Pereira e Nuno Guimarães festejam

Entretanto, no termo do Campeonato de Portugal de Montanha JC Group (CPM), cuja jornada de encerramento teve como palco a Rampa da Arrábida, dois jovens pilotos do FPAK Júnior Team festejaram, de forma efusiva, a conquista dos respetivos títulos: Nuno Guimarães (16 anos) e Martim Pereira (17 anos). Curiosamente, ambos têm um denominador comum e que se revelou decisivo para o êxito alcançado. Além de serem filhos de pilotos consagrados da Montanha, como Nuno Guimarães e Martine Pereira, juntaram ao seu ADN um grande empenho, profissionalismo e preparação minuciosa de cada prova. “O Peugeot 208 R2 revelou-se o carro ideal para quem vinha de guiar um Citroen C1, por ser tração à frente com motor atmosférico sem demasiada potência e ter um ótimo chassis. Não é o carro mais competitivo da sua categoria, mas proporcionou-me uma época de sonho, em termos de aprendizagem, evolução e desempenho. Dificilmente a época poderia ter corrido melhor”, destaca Martim Pereira, o vencedor do FPAK Júnior Team de Montanha em 2024 e que esta época trocou o Citroen C1 pelo Peugeot 208 R2 para se sagrar campeão da classe Turismos 3 do CPM.

Nuno Guimarães, filho do piloto duriense que compete no CPM com um Silvercar S2, estreou-se esta época (completará 17 anos em novembro) nas provas de montanha e venceu de forma categórica o FPAK Júnior Team, sucedendo a Martim Pereira. Ganhou seis das sete provas. “Não foi propriamente fácil. Impus sempre um ritmo bastante forte em todas as provas e a maior parte das vezes os nossos colegas de equipa não conseguiram acompanhar-me. De qualquer modo, houve bastante disputa por parte da concorrência. O meu foco incidiu sempre em tentar ser rápido, adaptar-me às condições da pista e acumular aprendizagem, para depois, no final do fim de semana, concluir a prova em primeiro”, concluiu.

Último Rali decisivo

Nos próximos dias 17 e 18 de outubro realiza-se na Marinha Grande a última prova do Campeonato Portugal de Ralis com o Rallye Vidreiro Centro de Portugal. Armindo Araújo chega ao derradeiro confronto na frente da classificação com 137 pontos, com Daniel Sordo em segundo com 133 e Kris Meeke em terceiro, com 132. Será uma luta a três pelo lugar mais alto do pódio no Campeonato.