Mais três jovens a “voar” na Montanha
Arranque do Campeonato Portugal de Montanha JC Group vai contar com mais de 80 participantes, um registo que mostra a vitalidade da modalidade.
É na Rampa Porca de Murça, este próximo fim de semana (dias 22 e 23), que arranca a época 2025 do Campeonato de Portugal de Montanha JC Group (CPM) e a renovação de valores, alicerçada no FPAK Júnior Team (FJT), será uma realidade pelo segundo ano consecutivo. O projeto promovido pela Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting vai lançar três jovens de 16/17 anos e permitir que o “campeão” de 2024, ainda com a mesma idade [16] neste início de CPM, prossiga a sua aprendizagem.
Foi no asfalto da pista de Guilhabreu, em Vila do Conde, que a Befast Motorsport, responsável pela operacionalidade e logística do FJT de Montanha, realizou a sessão de trabalho de pré-temporada. Marcel Ribeiro, o engenheiro destacado para monitorizar a primeira “lição” de André Brás, Nuno Guimarães e Carolina Martins com o Citroen C1, e de Martim Pereira com o Peugeot 208 R2, é também quem irá acompanhá-los nas sete rampas: Porca de Murça, Penha, Falperra, Serra da Estrela, Santa Marta, Boticas e Arrábida.
“O carro é brutal, a nível de potência e não só. Este ano veremos se discutirei a vitória na classe Turismo 3. Gostava de vencer, trabalharei para isso, mas o principal objetivo será continuar a minha aprendizagem”, confessa Martim Pereira, o vencedor do FJT’2024.
Nuno Guimarães e André Brás “respiram” montanha desde tenra idade ou não fossem filhos de pilotos com história no CPM, como Nuno Guimarães e Rute Brás. “Eu e o Nuno conhecemo-nos desde miúdos e andamos sempre juntos nas rampas”, diz André. Se um passou a ser piloto, o outro seguiu-lha as pisadas. “Era um sonho antigo, só estava à espera de fazer 16 anos…”, acrescenta Nuno. Ambos ambicionam “aprender muito e evoluir passo a passo”. Carolina Martins, irmã de Diana Martins, piloto já com experiência na Montanha, adora o ambiente do CPM. “Quero aprender e se, possível, ganhar, mas divertir-me será essencial”, garante Carolina.
João Silva abre época a vencer na Madeira
Entretanto, a dupla João Silva/Luís Rodrigues (Skoda Fabia Rally2 Evo) começou da melhor forma o Campeonato de Ralis CORAL da Madeira, ao triunfar, no último sábado, o Rali do Marítimo Município do Machico. O piloto da DSC Motorsport dominou e foi o mais rápido em sete das nove classificativas (77,52 km), para terminar com uma vantagem de 9.6 segundos para o campeão em título, Miguel Nunes (Skoda Fabia RS Rally2). Miguel Caires, na estreia do Skoda Fabia RS Rally2, ainda esteve em segundo até à terceira classificativa, mas acabou superado por Nunes. Rui Jorge Fernandes (Skoda Fabia Rally2 Evo) e Artur Quintal (Skoda Fabia Rally2 Evo) completaram o “top 5”.
Vasco Silva Jr. (Renault Clio Rally4) liderou na 2RM do princípio ao fim, batendo Nuno Ferreira (Renault Clio RS R3) por 15.9s, e Paulo Mendes (Porsche 992 GT3 Cup) foi primeiro na classe RGT, depois da superioridade de Filipe Freitas (Porsche 991 GT3 Cup), que desistiu a três classificativas do final.
Cinco vagas para jovens pilotos no FJT de ralis
Estão abertas as candidaturas de jovens (16/25 anos) para o FPAK Júnior Team de Ralis’2025, à espera dos quais estão cinco Peugeot 208 Racing. Haverá três testes de seleção: Leiria (8 de abril); Portimão (15 de abril); e Baltar (22 de abril). O calendário de provas inclui o Rali de Castelo Branco (13/14 de junho), o Rali da Água (19/20 de setembro), o Rallye Vidreiro (17/18 de outubro), o Rally de Lisboa (30/1 de novembro) e o Rally de Águeda (29/30 de novembro).
Os interessados devem consultar o site da FPAK, no qual encontram o regulamento e a restante informação.
