Pedro Lago Vieira vence o Rally Series de Ponte de Lima
Terceira ronda da competição viveu dias de intensa emoção no Minho.

Milhares de espetadores assistiram de perto a uma das provas mais competitivas da temporada do Portugal Rally Series 2025, em Ponte de Lima. A dupla da casa Pedro Lago Vieira e Jorge Carvalho na sua estreia no Toyota GR Yaris Rally2 conquistou a vitória absoluta na prova, batendo Diogo Marujo e Jorge Henriques no Skoda Fabia Rally2 evo. Miguel Carvalho e António Reis fecharam o pódio geral e subiram ao topo da classificação do Portugal Rally Series.
"É um sonho, a estreia de sonho, carro de sonho, na minha cidade natal e num final disputadíssimo com o Diogo Marujo, que está de parabéns. Foi muito bom, estivemos sempre a puxar um pelo outro", referiu Pedro Lago Vieira.
Entre os carros de duas rodas motrizes (2RM), Pedro Silva e Valter Cardoso foram os grandes dominadores com um pleno de vitórias em especiais (triunfando também entre os Rally4), à frente de Miguel Matos (Peugeot 106 Maxi) e Nuno Coelho (Peugeot 208 Rally4). Nos 4WD, Miguel Carvalho também levou a melhor após uma prova consistente, seguido de Francisco Costa e Nélson Trindade. A vitória na N5 Cup by RMC Motorsport também sorriu à dupla de Barcelos, que levou o maior prémio monetário do troféu.
Pedro Silva, que reforçou a liderança na classificação após a terceira jornada, considerou a prova “um excelente espetáculo com muito público”. “Começámos com um ritmo muito bom e mantivemos esta toada. O Valter ajudou-me bastante e a equipa trabalhou muito bem o carro. Estamos todos de parabéns”, afirmou.
Nas restantes categorias, destaque para a estreia vitoriosa de José Machado e Pedro Santana nos Rally5, recompensa pelo salto competitivo do Seat Ibiza das rondas anteriores, enquanto Miguel Matos brilhou nos 2WD, vencendo Hugo Martins e Joaquim Pacheco. Júlio Maia e Pedro Fernandes levaram a melhor na FIA Historic ao volante de um Citroën Saxo Cup, num pódio completado por José Freitas e Nélson Silva. Entre os Sideways (veículos tração traseira), a vitória ficou nas mãos de José Freitas no Opel 1204 SL.
O Portugal Rally Series regressa em Sever de Vouga nos dias 13 e 14 de setembro.
António Henriques rei e senhor no Couço
Entretanto, o mítico CISET 4x4 Couço voltou a fazer história no Couço. A pista trouxe novidades: menos água, obstáculos mais suaves, mas com troco. Na categoria Super Proto, venceu quem mais aguentou: António Henriques e Miguel Costa (Lucrofusão/XS5) voltaram a brilhar ao totalizar 647 pontos, vencedores destacados e ainda subiram ao lugar mais alto do pódio nos Diesel. Na categoria Gasolina, a dupla João Rebelo e Rodrigo Matos venceram com 629 pontos. Na categoria Proto, a vitória foi conseguida por Emídio e Rafael Bastos (Team Revissauto). Na classe Promoção, a vitória foi clara: Luís Silva/Bruno Gomes (Team Bichos do Mato) brilharam com 13 voltas e 647 pontos.
Integrado no evento, o CISET Masters voltou a ser o desafio supremo. Uma resistência de quatro horas, em vez das habituais 2h30, onde só os verdadeiramente preparados conseguem acabar, e poucos o fazem sem dificuldades. A dupla António Henriques e Miguel Costa (Lucrofusão/XS5) voltou a dominar, com 23 voltas num ritmo que ninguém conseguiu acompanhar. Seguiram-se Rafael Gomes e Luís Pedro, com 19 voltas, e Cristiano Afonso e Miguel Batista, com 18 voltas, numa demonstração clara de que a resistência é um desporto de inteligência, estratégia e muita força de vontade. A etapa do Couço voltou a provar porque é considerada uma das mais duras e emblemáticas provas do campeonato.
A próxima jornada acontece a 23 e 24 de agosto em São Vicente, na Madeira.
Mais de 50 participantes no Drift de Braga
O Circuito Vasco Sameiro, em Braga, foi palco da quarta jornada do Campeonato de Portugal de Drift, numa organização do Clube Automóvel do Minho. Fumo, velocidade e precisão dominaram a atividade em pista numa competição que contou com mais de 50 participantes divididos por duas categorias: Pro e Semi Pro.
Na categoria mais exigente, a Pro, Thomas Moss mostrou todo o seu talento com uma prestação dominante, seguido de João Salvador no segundo posto e Rafael Ferreira em terceiro. Na Semi Pro, o espetáculo esteve igualmente em alta com Tiago Conde a levar a melhor numa batalha cheia de adrenalina. Sem nunca baixar os braços, Gonçalo Minderico foi segundo e Joel Simões fechou os lugares do pódio.
O Drift regressa para a derradeira jornada a 16 e 17 de agosto em Pinhel.