Primeira vitória de Sordo no Nacional de Ralis
Piloto espanhol beneficiou de uma penalização a Kris Meeke.

A quinta prova do Campeonato de Portugal de Ralis (CPR) terminou de forma surpreendente com a vitória de Dani Sordo (Hyundai i20 N Rally2), depois de o piloto mais rápido na estrada, Kris Meeke (Toyota GR Yaris Rally2), ter sido penalizado no final com 15 segundos, por ter saído do percurso de estrada oficial antes da última classificativa. Assim, o líder do Campeonato, que terminara em primeiro com uma vantagem de 14.5 segundos, caiu para a segunda posição, a 0.5 segundos. De igual modo, também Armindo Araújo (Skoda Fabia RS Rally2) e José Pedro Fontes (Citroen C3 Rally2), por razões idênticas, receberam a mesma penalização, daí resultando outras alterações no quadro classificativo: Araújo baixou de terceiro para quarto e Fontes de quarto para sexto. Deste modo, Pedro Almeida (Skoda Fabia RS Rally2) subiu ao terceiro lugar do pódio e foi o melhor português neste Rali de Castelo Branco e Vila Velha de Ródão. Hugo Lopes e Magda Oliveira, do Hyundai Team Júnior FPAK, voltaram aos comandos do Hyundai i20 N Rally2 e terminaram na sétima posição da classificação geral.
Verdadeiramente empolgante foi o duelo travado entre Ricardo Sousa (Peugeot 208 Rally4) e Henrique Moniz (Peugeot 208 Rally4) pela primazia nas 2RM (duas rodas motrizes), depois de terem partido para o último dia separados por 7.6 segundos. A troca de liderança entre ambos sucedeu por quatro vezes, mas no final Ricardo Sousa somou mais uma preciosa vitória, por 12.1 segundos. A dupla Danny Carreira/Marco Vilas Boas sagrou-se vencedora do CPR Júnior, na frente de Guilherme Meireles (Peugeot 208 Rally4), que depois do tempo perdido na sequência do despiste no dia anterior ainda recuperou os lugares possíveis, inclusive nas 2RM (7º). Paulo Neto de Nuno Mota Ribeiro venceram no Masters de Ralis.
Pedro Câmara Jr. esteve imparável na prova de abertura do FPAK Júnior Team, dominando do princípio ao fim, mesmo sendo o seu primeiro rali em piso de asfalto. O jovem açoriano distanciou-se progressivamente de António Santinho Mendes, para finalizar com um pecúlio superior a um minuto. Luís Mendes chegou a ser terceiro, mas uma saída de estrada no terceiro troço deitou tudo a perder, embora tivesse regressado na segunda etapa em super-rally. Afonso Santos ocupou o último lugar do pódio, destacando-se de José Coelho Lima que fez o seu primeiro rali da agora iniciada carreira desportiva.
A próxima prova do Campeonato acontece a 31 de julho e 1 de agosto com o Rali da Madeira.
Triunfos “suados” em Sever do Vouga
Entretanto, André Monteiro (Peugeot 206) teve de se aplicar a fundo, na categoria Nacional 2RM, para conquistar a sua primeira vitória da época em Sever do Vouga, na quinta jornada do Campeonato de Portugal de Ralicross/Kartcross. Gustavo Henriques (kartcross), Michael Braun (Iniciados), Martim Henriques (Troféu Júnior), José Oliveira (Supercars) e Tiago Ferreira (Super 1600) foram os outros vencedores no Circuito do Alto do Roçário.
Como vem sendo hábito, a Nacional 2RM, categoria mais concorrida, proporcionou um espetáculo interessante, numa final em que já não estiveram Rafaela Barbosa (Citroen Saxo) e Bruno Lima (Citroen Saxo), na sequência de problemas mecânicos ocorridos nas respetivas meias-finais. Na hora de todas as decisões, André Monteiro “suou” para ser confirmado como quinto vencedor diferente da presente temporada, face à forte oposição de André Marinho (BMW 328), o líder do campeonato, que ficou a 0.587 segundos. Hélder Ribeiro (Citroen Saxo) garantiu a terceira posição. Hélder Ribeiro triunfou pela primeira vez este ano na Divisão 1, frente a Manuel Tavares (Peugeot 106) e a Vítor Ferreira (Citroen Saxo).
Nos Iniciados, Michael Braun (Citroen C1) não teve dificuldades em destacar-se de Nélson Costa (Fiat Uno). José Oliveira (Peugeot 208) confirmou o favoritismo que lhe era atribuído nos Supercars para levar de vencida César Pereira (Ford Fiesta), enquanto nos Super 1600, Tiago Ferreira (Peugeot 208) superiorizou-se a Jorge Machado (Peugeot 208). No Kartcross, Gustavo Henrique (LBS RX01) ganhou pela segunda vez este ano, ao bater o líder do campeonato, Alexandre Borges (ASK XCR), por 1.557 segundos. No Troféu Júnior, Martim Henriques (LBS SX01) exerceu um acentuado domínio face a Lourenço Rocha (LBS SX01).
Miguel Nunes brilha no Rali Ribeira Brava
Já a dupla Miguel Nunes/João Paulo venceu a quarta prova do Campeonato de Ralis Coral da Madeira, o Rali da Ribeira brava. O piloto do Skoda Fabia Rally2 Evo destacou-se para terminar a prova com 1,3 segundos de vantagem para João Silva/Luís Rodrigues (Skoda Fabia RS Rally2). Miguel Caires e Jorge Carvalho fecharam os lugares do pódio a 20,9 segundos do líder. Nas Duas Rodas Motrizes, Dinarte Baptista e Igor Velosa foram os vencedores.