C•Studio
Saiba Mais

C•Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do universo Medialivre.
Aqui as marcas podem contar as suas histórias e experiências.

José Pedro Fontes e Ricardo Teodósio favoritos a erguer a Taça de Portugal

Decisão dos campeões da Peugeot Rally Cup Portugal e do Clio Trophy Portugal fazem aumentar a emoção.

José Pedro Fontes e Ricardo Teodósio disputam Taça de Portugal

Com uma lista de 62 inscritos, a edição 2025 do Rally de Lisboa, que começa amanhã e termina no sábado, promete ser uma das mais competitivas de sempre, não só pelo despique em torno da vitória absoluta, que garante a conquista da Taça de Portugal de Ralis, mas também pela decisão dos campeões da Peugeot Rally Cup Portugal e do Clio Trophy Portugal.

José Pedro Fontes (Citroen C3 Rally2) e Ricardo Teodósio (Toyota GR Yaris Rally2) afiguram-se como os dois principais favoritos a fazer a “festa” da Taça, liderando um valioso leque de pilotos dos Rally2, como Rui Madeira (Hyundai i20 N Rally2), Ernesto Cunha (Skoda Fabia RS Rally2), Diogo Marujo (Skoda Fabia R5 Evo), Paulo Neto (Skoda Fabia Rally2 Evo), André Cabeças (Citroen C3 Rally2), Carlos Martins (Ford Fiesta R5) e Pedro Lago (Toyota GR Yaris Rally2), que também terão uma palavra a dizer na disputa pelos primeiros lugares.

Fontes e Teodósio, duas das principais figuras do Campeonato de Portugal de Ralis (CPR), competição que terminaram, respetivamente, nos quarto e quinto lugares, com cinco pontos de diferença, ambicionam acabar a época a erguer um troféu e reeditar agora a “guerra de segundos” que protagonizaram desde o início do ano.

Ricardo Teodósio e José Pedro Fontes disputam a Taça de Portugal
Ricardo Teodósio e José Pedro Fontes disputam a Taça de Portugal

A prova do CPKA, também integrada nos calendários do Campeonato de Portugal de Ralis 2RM (duas rodas motrizes), do International Iberian Rally Trophy e do FPAK Júnior Team, com 13 provas de classificação (98,02 km) ao longo de dois dias, vai definir os vencedores das duas competições monomarca dos ralis nacionais. Ricardo Sousa, já consagrado campeão do CPR 2RM (duas rodas motrizes), e Rafael Rego, separados por 23,40 pontos, além do espanhol Iago Gabeiras, são três os pilotos dos Peugeot 208 Rally4 com hipóteses de chegar à vitória final na Peugeot Rally Cup Portugal. Embora inscrito no rali, Guilherme Meireles, atual terceiro classificado, estará ausente por motivos pessoais, pelo que fica fora da corrida pelo título. Sousa e Rego são os grandes favoritos, já que Gabeiras não depende apenas de si para conquistar o troféu.

No Clio Trophy Portugal, o líder João Rodrigues chega à derradeira prova, “em casa”, com o título quase na mão, mas Tiago Pereira, matematicamente, ainda não está arredado do primeiro lugar final. Contudo, para destronar o piloto de Mafra terá não apenas que vencer esta última prova, como ainda ser o mais rápido em maior número de troços cronometrados e, por fim, esperar que Rodrigues não termine classificado. Luís Caetano será outro nome a seguir nesta derradeira prova dos pilotos do Renault Clio Rally5.

Sendo a prova de encerramento do CPR 2RM e mesmo já com o respetivo título decidido, o Rally de Lisboa reunirá, além dos nomes já mencionados, outros pilotos que se destacaram ao longo da época, como Anton Korzun (Peugeot 208 Rally4), Henrique Moniz (Peugeot 208 Rally4), Pedro Silva (Peugeot 208 Rally4), Rafael Cardeira (Peugeot 208 Rally4), Sérgio Dias (Peugeot 208 Rally4), Gil Antunes (Peugeot 208 Rally4), Dani Carreira (Peugeot 208 Rally4), Filipe Nogueira (Peugeot 208 Rally4), Francisco Custódio (Peugeot 208 Rally4) e Joni Gonçalves (Peugeot 208 Rally4), aos quais se juntará o espanhol Iago Gabeiras (Peugeot 208 Rally4).

O açoriano Pedro Câmara (Peugeot 208 Rally6) lidera destacado o FPAK Júnior Team e nesta penúltima prova da época poderá dar um passo decisivo para a conquista do título, enquanto se aguarda com expetativa o desempenho de Francisco Fontes (Lancia Ypsilon Rally6), o vencedor da jornada anterior, cuja evolução tem sido notória. José Coelho Lima, Luís Mendes e Afonso Santos, todos em Peugeot 208 Rally6, completam o leque de participantes nesta competição promovida pela Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting para a descoberta de jovens valores nos ralis.

Corrida à noite em Mafra. City Stage e consagração em Cascais

O primeiro dia do Rally de Lisboa’2025, que pela primeira vez terá o seu centro nevrálgico na vila de Mafra, onde ficarão instalados o Secretariado e o Parque de Assistência, tem início, depois do Shakedown na Tapada de Mafra, com a Cerimónia de Partida Simbólica junto do Padrão dos Descobrimentos, em Lisboa.

Quando estiverem concluídas as quatro primeiras classificativas (Arranhó, Vila Franca de Xira, Alenquer e Vinhos de Lisboa), as equipas estarão de volta a Mafra, também palco de uma das principais novidades desta edição da prova do CPKA: a Super Especial de Mafra. Disputada a partir das 21 horas, o traçado desta “especial” (1,63 km) está desenhado em arruamentos que terão como pano de fundo o imponente Palácio Nacional de Mafra.

O segundo dia de prova, que começa com uma segunda passagem por três das classificativas (Vila Franca de Xira, Alenquer e Vinhos de Lisboa) da etapa inaugural, vai decorrer, na sua maioria, nas regiões da Serra de Sintra e de Cascais, com duas passagens pelas classificativas de Alcabideche e Pé da Serra/Peninha, antes do final na glamorosa Marina de Cascais. O Rally de Lisboa’2025 fechará a sua parte desportiva com a City Stage – Marina de Cascais (1,39 km), uma classificativa que percorrerá o paredão daquele complexo marítimo. Seguir-se-á, na mesma Marina de Cascais, a festa da consagração dos vencedores e de todos os participantes.

Rally de Lisboa promete dois dias de grande emoção
Rally de Lisboa promete dois dias de grande emoção

Programa

SEXTA-FEIRA (31 outubro)

Shakedown – Tapada de Mafra (3,13 km) - 07h30/10h30

Sessão de Autógrafos (Padrão dos Descobrimentos, Lisboa) - 13h00/13h30

Cerimónia de Partida Simbólica (Padrão dos Descobrimentos, Lisboa) - 13h45

Reagrupamento (Palácio Nacional de Mafra) - 14h50/15h00      

Partida oficial (Palácio Nacional de Mafra) - 15h00

Assistência (Parque Intermodal de Mafra) - 15h03/15h18

PEC 1 – Arranhó1 (9,06 km) - 16h16

PEC 2 – Vila Franca de Xira 1 (5,90 km) - 16h58

PEC 3 – Alenquer 1 (16,81 km) - 17h15

PEC 4 – Vinhos de Lisboa 1 (5,19 km) - 18h08

Reagrupamento (Parque Desportivo de Mafra) - 19h23/20h54

PEC 5 – Super Especial Mafra (1,63 km) - 21h00

Assistência (Parque Intermodal de Mafra) - 21h05/21h50

Parque Fechado (Palácio Nacional de Mafra) - 21h53

SÁBADO (1 novembro)

Partida (Palácio Nacional de Mafra) - 08h00

Assistência (Parque Intermodal de Mafra) - 08h13/08h18                                                               

PEC 6 – Vila Franca de Xira 2 - 9h41                                                                                                     

PEC 7 – Alenquer 2 - 9h58                                                                                                                      

PEC 8 – Vinhos de Lisboa 2 - 10h48                                                                                                      

Reagrupamento (Palácio Nacional de Mafra) - 11h58/12h08                                                          

Assistência (Parque Intermodal de Mafra) - 12h11/12h41                                                               

PEC 9 – Alcabideche 1 (5,46 km) - 13h34                                                                                             

PEC 10 – Pé da Serra/Peninha 1 (9,61 km) - 14h01

PEC 11 – Alcabideche 2 - 15h09                                                                                                            

PEC 12 – Pé da Serra/Peninha 2 - 15h36                                                                                             

PEC 13 – City Stage Marina de Cascais (1,39 km) - 16h17

Parque Fechado (Marina de Cascais) - 16h20       

Sami Pajari e Armindo Araújo entre os vencedores ilustres

A história do Rally de Lisboa, construída ao longo dos últimos quatro anos, já inclui capítulos de relevo com a assinatura de nomes sonantes dos ralis, como Armindo Araújo, o piloto português duas vezes (2009 e 2010) vencedor da Taça do Mundo de Produção antes de duas épocas no WRC com o Mini John Cooper Works e que conquistou sete títulos portugueses no Campeonato de Portugal de Ralis (CPR), ou o finlandês Sami Pajari. Este último, hoje piloto oficial da Toyota no WRC, colocou o seu nome no quadro de honra quando venceu a segunda edição, em 2022, ao volante de um Mitsubishi Lancer. Nesse ano, a prova extra teve como vencedor Bernardo Sousa (Citroen C3 Rally2), outro nome de referência do desporto automóvel nacional.

André Cabeças (Mitsubishi Mirage) foi o triunfador no ano de estreia, em cuja prova extra brilhou o madeirense João Silva (Citroen DS3 R5).

Ao ser designado pela Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting para competição única da Taça de Portugal de Ralis em 2023, o Rally de Lisboa atraiu as principais “estrelas” do CPR e Armindo Araújo bateu, então, José Pedro Fontes (Citroen C3 Rally2) por 3.4 segundos, com Ricardo Teodósio (Hyundai i20 N Rally2) no último lugar do pódio.

 Na edição do ano transato, em que foi prestado tributo à memória de Joaquim Santos, o jovem Diego Ruiloba (Citroen C3 Rally2) esteve inalcançável, levando a Taça de Portugal para Espanha.

QUADRO DE HONRA

2024

1º, Diego Ruiloba/Angel Vela (Citroen C3 Rally2), 52.09.9

2º, José Pedro Fontes/Inês Ponte (Citroen C3 Rally2), a 2.28.1

3º, Bruno Bulacia/Gabriel Morales (Toyota GR Yaris RZ), a 4.26.6

4º, Gonçalo Henriques/Inês Veiga (Renault Clio Rally4), a 4.57.4

5º, Miguel Campos/Joana Silva (Toyota GR Yaris RZ), a 5.02.3

2023

1º, Armindo Araújo/Luís Ramalho (Skoda Fabia RS Rally2), 50.59.8

2º, José Pedro Fontes/João Câmara (Citroen C3 Rally2), a 3.4s

3º, Ricardo Teodósio/José Teixeira (Hyundai i20 N Rally2), a 53.5

4º, Rui Madeira/Mário Castro (Citroen C3 Rally2), a 53.7

5º, Miguel Correia/Jorge Carvalho (Skoda Fabia Rally2 Evo), a 1.07.6

2022

1º, Sami Pajari/Enni Malkonen (Mitsubishi Lancer Evo IX), 47.22.2

2º, André Cabeças/Bino Santos (Mitsubishi Mirage Evo), a 1.13.8

3º, Carlos Fernandes/Pedro Afonso (Mitsubishi Lancer Evo VI), a 1.24.0

4º, João Rodrigues/Manuel Santos (Peugeot 106 1.6), a 2.37.3

5º, Gonçalo Figueiroa/José Janela (Ford Escort MK2), a 3.04.8

Prova Extra

1º, Bernardo Sousa/Jorge Carvalho (Citroen C3 Rally2), 47.05.2

2º, Miguel Campos/Nuno Rodrigues da Silva (Porsche 991 GT3 Cup), a 36.0

3º, Daniel Nunes/Nuno Mota Ribeiro (Ford Fiesta Rally3), a 41.7

2021

1º, André Cabeças/Bino Santos (Mitsubishi Mirage Evo), 34.43.2

2º, Gonçalo Figueiroa/José Janela (Ford Escort MK2), a 4.1s

3º, Daniel Ferreira/Rodrigo Pinheiro (Mitsubishi Carisma GT Evo VI), a 34.4

4º, Carlos Valentim/Luís Ribeiro (Mitsubishi Lancer Evo IX), a 57.2

5º, Pedro Leone/Bruno Ramos (Ford Escort RS Cosworth), a 1.23.3

Prova Extra

1º, João Silva/Victor Calado (Citroen DS3 R5), 29.39.7

2º, Carlos Fernandes/Valter Cardoso (Peugeot 208 Rally4), a 7.8s

3º, Pedro Clarimundo/Mário Castro (Skoda Fabia R5), a 25.1