O que beber após o treino: um batido de proteína ou leite?
Quer seja um consumidor regular de suplementos ou contra o seu uso, o resultado é capaz de o surpreender.





Vamos colocar isto num cenário hipotético: pratica desporto regularmente, amador ou profissional. Dá no duro (pressupomos que não vai ao ginásio só para passear as sapatilhas novas que comprou no fim de semana passado) pelo menos três dias por semana. Tornou-se um ávido consumidor dos batidos de proteína. Todos os meses compra um saco ou boião de proteína de soro de leite – a.k.a. whey protein. Cada mês, um sabor diferente.
Se não sucumbiu à moda, de certeza que já se cruzou com alguém no ginásio que bebe um batido de proteína mal acaba de treinar. Tratando-se de um macronutriente, a proteína recebida através da suplementação é conhecida por acelerar o processo de recuperação muscular.
Mas um corpo tonificado e sem gordura não precisa de ser sinónimo de gastar dezenas de euros em suplementos! Há um alimento que, naturalmente, contém proteína de alto valor biológico: o leite. É o alimento mais completo para se consumir após a prática de desporto. Além disso, apresenta baixo teor de gordura.
Esqueça os batidos depois do treino, o melhor é mesmo beber leite com chocolate. São vários os atletas que o incluem no regime de alimentação como bebida de recuperação. Aliás, os jogadores da seleção espanhola são defensores do mesmo nas concentrações – falamos daquele grupo que ganhou um Mundial e dois Europeus (se não sabe do que estamos a falar então é melhor rever o mítico Periscope de Gerard Piqué com Cesc Fàbregas e Iker Casillas...).
A máxima é bem-sabida entre os gurus do exercício físico: ingerir proteína é essencial no pós-treino. Mas faz sentido incluir suplementos para potenciar o efeito da proteína no organismo? Não, se levar uma dieta equilibrada diariamente. Entre 10 a 15% da energia total deve ser fornecida por proteínas – 50% de origem vegetal e 50% de origem animal. Por isso, a não ser que pratique musculação de forma intensa, não precisa de suplementação para a recuperação dos músculos. O leite é suficiente.
A post shared by Mimosa é parte de nós (@leite_mimosa) on