Record publica hoje um onze ideal da Europa de 2004, tendo em conta os melhores jogadores de um ano rico em acontecimentos, com as realizações das fases finais do Europeu e da Copa América, com Grécia e Brasil a surgirem em plano de destaque, sem esquecer o FC Porto (Liga dos Campeões e Taça Intercontinental) e o Valencia (Taça UEFA e Supertaça Europeia).
Esta iniciativa pede uma sequência nos próximos anos. Trata-se de uma evocação histórica, cujo reconhecimento internacional foi votado por 19 pessoas deste jornal, da secção de Futebol Internacional até a todos os editores das várias secções.
Neste onze ideal, com um treinador (português, com certeza: José Mourinho), coabitam quatro portugueses, dois ingleses, um italiano, um brasileiro, um francês, um checo e um ucraniano. Lá estão Paulo Ferreira, Ricardo Carvalho, Deco e Ronaldo a fazer companhia aos melhores do Mundo, a avaliar pelos recentes prémios da revista gaulesa “France Football” (Andrei Shevchenko), da FIFA e da revista inglesa “World Soccer” (Ronaldinho Gaúcho). É um facto que esta equipa tem um forte pendor ofensivo, mas a defesa saberia, com certeza, suportar os ataques adversários. Afinal, aquele quarteto defensivo, formado por Paulo Ferreira, Terry, Ricardo Carvalho e Ashley Cole transmitiria tranquilidade ao grande Buffon, eleito por dois votos de diferença em relação ao checo Petr Cech, também do Chelsea.
Mundo Milan
Curiosamente, o Chelsea é o clube mais citado no onze, com três representantes. Mas no que toca às citações de todos os 19 votantes, o Milan foi a equipa com mais jogadores. Ao todo, foram oito (Shevchenko, Nesta, Cafú, Dida, Kaká, Maldini, Pancaro e Stam), à frente de Chelsea (6), Arsenal (5) e Juventus (5).
Ainda nos clubes, é curioso referir que Portugal engloba Benfica (Miguel e Manuel Fernandes), FC Porto (Costinha, Maniche e Seitaridis) e, imagine-se, União de Leiria (Helton), este último “cortesia” de Eugénio Queirós, editor do FC Porto.
A Serie A italiana é, também, a mais citada, com 16 embaixadores, mais um do que a Premiership, enquanto a nossa I Liga é reforçada com seis jogadores, bem melhor do que as competitivas França, Alemanha e Grécia, todos com um.
Em termos de países, Portugal é o rei, com nove futebolistas. Ou não fossemos nós, Record, os votantes...
No fundo, este onze não é mais do que um pretexto para recordar jogadores ímpares.
Mais uma grande iniciativa do nosso jornal
Tudo sobre a prova milionária na palma da sua mão
Evento decorre de 8 a 11 de outubro na Cidade do Futebol
Yassir Zabiri marcou os golos que deram a vitória à seleção africana
Harley Pearce, filho do ex-jogador e treinador inglês Stuart Pearce, perdeu a vida em Wiltshire, Inglaterra
Treinador deixou o Liverpool para se tornar diretor global de futebol da Red Bull
Informação foi divulgada pelo FC Rebellen, clube composto por ex-jogadores onde o holandês atua