Record Challenge Park: ténis faz smash à pandemia

Francisca Jorge é a número um nacional e deu dicas preciosas para quem quer pegar nas raquetes e brilhar nos courts

Francisca Jorge deu várias dicas muito úteis
Record também testou as aptidões num desafio de serviço
Vasco Costa, líder da FPT, mostrou os dotes na linha de fundo
Francisca Jorge deu várias dicas muito úteis
Record também testou as aptidões num desafio de serviço
Vasco Costa, líder da FPT, mostrou os dotes na linha de fundo
Francisca Jorge deu várias dicas muito úteis
Record também testou as aptidões num desafio de serviço
Vasco Costa, líder da FPT, mostrou os dotes na linha de fundo

Continuamos a preparar-nos para o Record Challenge Park, até porque o dia 25 de setembro está cada vez mais perto. Agora foi a vez de entrarmos no Centro de Alto Rendimento do Complexo Desportivo do Jamor para recebermos uma ‘aula’ de ténis. E ninguém mais indicado para nos dar umas dicas do que a melhor tenista portuguesa da atualidade! Pouco depois de acabar mais uma dura sessão de treino, Francisca Jorge encontrou a equipa de reportagem do nosso jornal com um sorriso na cara e ainda ‘desconfiada’. "Vamos lá ver como é que isto vai correr!", dizia-nos.

Antes de mais, era preciso ter uma raquete e Kika não teve problemas em emprestar-nos a sua ‘arma’, antes de dar conselhos preciosos para quem pensa em aventurar-se nesta modalidade. "O mais importante é ser paciente, dar liberdade ao erro, que é algo de que falamos sempre muito, e depois o importante é meter a bola no outro lado do campo. Da forma que seja, as pessoas têm é de se divertir e criar gosto por esta modalidade que é tão importante para mim", contou a craque, de 21 anos.

Atualmente no 414º lugar do ranking WTA, a tetracampeã nacional rapidamente ficou à vontade e acabou a fazer um desafio, como poderá conferir no site de Record. Era preciso fazer um serviço e tentar acertar num tubo de bolas, sendo que cada um tinha três tentativas. Nós ficámos perto, a Francisca... acertou em cheio! "Não estiveste nada mal mesmo! Mas foi por causa da raquete, que está ensinada...", provocou a tenista. "Ainda bem que consegui! Confesso que estava nervosa...", brinca.

Francisca Jorge assumiu ainda os comandos da ‘emissão’ para explicar os gestos técnicos do ténis, com grande destaque para o serviço. "A mais importante é o serviço porque o ponto começa aí. O importante é estar bem firme, bastante concentrado e focado no tempo para fazer o movimento, ir buscar força e depois soltar em equilíbrio", apontou, ela que gostava de ter a esquerda a uma mão. "É especial... Mas a minha sempre foi uma das armas", sublinhou. Nem nos atrevemos a conferir isso!

Kika já foi top 400 mas quer muito mais no ranking

Francisca Jorge tem apenas 21 anos, mas estamos a falar da tetracampeã nacional absoluta. A vimaranense tem dominado no nosso país, mas a ambição vai muito além disso. Kika, como é conhecida no ténis, atingiu o seu melhor ranking já este ano, quando foi 379.ª do Mundo, sendo que agora é 414.ª. Certo é que a paixão pelo ténis faz com que a ambição seja alta. "Criei um amor muito especial pelo ténis. Um bocado porque tem vindo a crescer todos estes anos e já há muito tempo que estou nesta modalidade. Desde sempre que gostei muito de estar em campo e agora, cada vez mais, a paixão que tenho pelo ténis e por querer melhorar, subir no ranking e jogar melhores torneios é que me faz acordar todos os dias e vir para o campo e trabalhar no duro", conta-nos em pleno Centro de Alto Rendimento.

Por Pedro Gonçalo Pinto
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

Ultimas de Iniciativas

Notícias

Notícias Mais Vistas