Treinadora do Benfica critica mentalidades que existem em Portugal relativamente ao desporto de alta competição
Filipa Patão foi eleita a melhor treinadora da Liga BPI 2023/24 e deixou críticas à mentalidade que ainda existe em Portugal relativamente ao desporto de alta competição.
"Para poder ganhar, tive de perder muitas vezes. Vivemos numa sociedade cada vez pior no que diz respeito à valorização dos aletas. Isso tem sido o desporto em Portugal. Ouço comentários: 'tens de ir substituir o Schmidt' e depois oiço que tenho de ir treinar o Estoril, com todo o respeito pelo Estoril. Um treinador que não ganha, é um mau treinador, um jogador que não marque golo, é um mau jogador. Temos de mudar", pediu a treinadora durante a Gala das Campeãs Record BPI.
Relacionadas
Patão já tinha falado antes nesta cerimónia, quando foi distinguida com o Prémio Mérito: "Primeiro que tudo, agradecer a todas as entidades responsáveis por esta gala e que a continuem a fazer por muitos e muitos anos. Esta distinção é de muitas pessoas que têm lutado, que me obrigaram a ser melhor, os treinadores que trabalham para ser melhores. Sou apenas mais uma a tentar fazer a diferença. Gostava de lembrar as palavras do meu avô que me dizia, quando vinha a chorar depois de jogar com os rapazes. Sempre me disse: 'não lutes para seres igual a eles, mas para seres diferente'. Uma palavra de agradecimento às minhas jogadoras, este prémio é delas, personificam a minha resiliência e paixão, o que é estar no futebol. Isto é para vocês. Tenho de aproveitar estes momentos para fazer jus ao que temos de passar. Falo de todos os departamentos que estão envolvidos no Benfica, que melhoram o trabalho das atletas. Fernando Tavares, Rui Costa, estes departamentos estão todos os dias comigo e fazem de mim melhor. Felizmente estou rodeada dos melhores."
Vereador da CM Cascais orgulhoso por receber a festa do futebol feminino
Recorde o que aconteceu no Salão Preto e Prata do Casino Estoril
Jogadoras foram escolhidas pelas companheiras de equipa. Decisão conhece-se esta segunda-feira
Belgas e holandeses também perderam
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Central espanhol anuncia saída do clube, sem revelar qual será a próxima aventura