Miguel Minhava deu-nos uma verdadeira aula, com dicas preciosas para vingar num desporto que continua a crescer em Portugal
O basquetebol volta a estar em grande destaque no Record Challenge Park. É já no sábado que o Parque de Jogos 1º Maio, no Inatel, em Lisboa, recebe este evento, e o desporto que faz sonhar com triplos, afundanços e a NBA vai estar em força. Para nos prepararmos, fomos ao Campo de Basquetebol do Moinho do Penedo, em Monsanto, um local inaugurado por Neemias Queta e Ticha Penicheiro. Era o sítio certo para recebermos uma aula de Miguel Minhava, base que brilhou na Seleção Nacional e que agora tanto treina nas camadas jovens do Benfica como é comentador de NBA na Sport TV.
"É um desporto que desenvolve todo o tipo de capacidades, tem o facto de ser uma modalidade coletiva e dá esse sentido de grupo bem cedo aos mais novos. É um desporto muito completo, super movimentado, tem pouco tempo morto. Sou suspeito, mas é um jogo fascinante", começa por dizer, ele que continua a mostrar o ‘toque’ todo com lançamentos bem em arco que só tocam mesmo na rede do cesto.
Relacionadas
Minhava dedicou-se a ensinar-nos as bases do basquetebol, desde aprimorar a nossa técnica de drible, passe, lançamento na passada, em suspensão ou lance livre, sendo que de lá saímos de confiança revigorada pelos elogios recebidos e pelos lançamentos certeiros que conseguimos acumular neste ‘treininho’.
Lembrar... Betinho Gomes
Ainda para mais no campo em que fizemos estes exercícios e conversa, era inevitável falar de Neemias Queta, que tem quebrado barreiras atrás de barreiras, estando agora a sonhar com o título na NBA ao serviço dos Boston Celtics. Mas Miguel Minhava fez questão de lembrar uma outra figura do basquetebol português. "Queremos sempre mais, mas de facto chegou o dia em que o Neemias foi escolhido, era algo que se andava a perseguir. Mas falo sempre do João Betinho Gomes porque acho que mais do que não ter chegado lá, não teve a sorte. Ele tinha tudo. Tinha as condições todas", lembra, sobre o atual jogador do Benfica, destacando que é preciso surfar a onda de entusiasmo em torno do fenómeno Neemias em Boston. "Temos de aproveitar esta chegada do Neemias, tal como já aproveitámos a da Ticha à WNBA. Oxalá seja campeão, estamos todos a torcer por isso. É um momento de crescimento para o basquetebol português", destacou.
Quanto a dicas, Minhava sinalizou aquele que diz ter sido o único pecado capital que cometemos: para driblar, colocámos os olhos na bola e no chão. Fica o exercício: driblar enquanto se olha em frente para alguém que faz números com os dedos das mãos. Poderá experimentar isto e muito mais no sábado, no tão esperado Record Challenge Park.
Tradição cumpriu-se com mais de 19 mil pessoas que coloriram um dia bem repleto de desporto e com festa para todas as idades
Modalidade paralímpica é uma das novidades desta edição
Modalidade é uma das novidades na 9.ª edição da iniciativa que está a animar o Parque de Jogos 1.º Maio INATEL, em Lisboa
Atividade física e muito divertimento é o que o espera no Parque de Jogos 1.º de Maio em mais uma edição das nossas Olimpíadas. Marque na agenda!
Companhia aérea 'proibiu' música do defesa nos seus voos
Pressão sobre águias e dragões faz disparar gastos a Liga Betclic, defende economista João Duque
Médio jogou no Galatasaray com o extremo, que foi polémico ao apresentar-se no Fenerbahçe
Uche replicou, palavra a palavra, a publicação do jogador português nas redes sociais e só trocou... os clubes