Radiomodelismo no Record Challenge Park: «Queremos mostrar às crianças que não pode ser só computadores nem jogos online»

Modalidade é uma das novidades na 9.ª edição da iniciativa que está a animar o Parque de Jogos 1.º Maio INATEL, em Lisboa

A carregar o vídeo ...
E aventurar-se no radiomodelismo? No Record Challenge Park há mesmo de tudo

O Record Challenge Park está a animar este sábado no Parque de Jogos 1.º Maio INATEL, em Lisboa, e com muitas novidades nesta 9.ª edição dos Jogos Olímpicos organizados pelo nosso jornal. Uma delas é o radiomodelismo, modalidade que ainda procura afirmar-se no panorama desportivo nacional e que marca presença neste evento com o intuito de divulgar e promover o trabalho realizado e... captar mais praticantes, sobretudo jovens e crianças.

“Para nós é excelente estar aqui. É poder dar visibilidade à nossa modalidade, mostrar um bocado às crianças que não pode ser só computadores nem jogos online", começa por explicar a Record Rui Rodrigues, membro da direção do Clube de Radiomodelismo de Benfica, presente no Record Challenge Park em representação da Federação Portuguesa de Radio Modelismo Automóvel. 

"É uma modalidade marginal, porque, por um lado, as pessoas acham que é tudo muito caro, e não é. Fazendo as contas acaba por não ser. Depois não há muita visibilidade e estas iniciativas, para nós, são, excelentes. Venham mais”, acrescenta o responsável, assumindo que "há cada vez menos jovens" na prática do radiomodelismo. ”É uma realidade triste", nota, justificando: "Os jovens estão cada vez mais agarrados aos jogos online, aos computadores, às redes sociais, aos telefones.... E este tipo de atividades ao ar livre, saudáveis, estão a ficar para trás. O radiomodelismo em Portugal não vive os melhores dias. Há muitos praticantes, mas todos de uma idade um bocado avançada. Há poucos praticantes jovens a chegar à modalidade.”

E qual a realidade do país em termos competitivos e de atletas? Rui Rodrigues explica: ”Temos dois pilotos neste momento que são profissionais, vivem do radiomodelismo e fazem competições oficiais, como Campeonatos do Mundo. Mas em Portugal a realidade do piloto amador é completamente diferente. Temos campeonatos nacionais, sérios, bem organizados, mas que têm pouca gente. Por isso queremos divulgar, divulgar e divulgar, para evitar que o radiomodelismo morra em Portugal."

No momento da passagem da nossa equipa de reportagem pela 'estação' dedicada ao radiomodelismo, a afluência e presença de jovens e crianças era assinalável, tendo a oportunidade de experimentar, num pequeno circuito, a adrenalina do comando na mão a guiar o pequeno carro no percurso. “Está a correr altamente, está a ser perfeito. Ainda não parámos um bocadinho e que seja assim até ao final do dia!", atirou Rui Rodrigues.

Por André Antunes Pereira
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Geral ver exemplo

Ultimas de Record Challenge Park

Notícias
Notícias Mais Vistas